Resfriado

O resfriado é uma doença respiratória provocada pelo rinovírus (mais frequentemente), parainfluenza, coronavírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus ou enterovírus. Geralmente sua ocorrência está relacionada à baixa imunidade, muitas vezes decorrente do cansaço, estresse ou mesmo má alimentação.

Seu contágio se dá quando a pessoa inala ou ingere partículas virais liberadas juntamente com as secreções nasais ou bucais de pessoas acometidas. Ele também pode se dar de forma indireta, ou seja: ao entrar em contato com mãos ou objetos previamente contaminados.

O vírus provoca lesões nos tecidos do nariz e da garganta, o que gera coriza e/ou entupimento do nariz, dor de garganta, espirros e tosse. Dor no corpo e de cabeça também podem se manifestar, mais raramente. Tais sintomas raramente ultrapassam uma semana.

Quanto ao tratamento, este se foca no repouso, na hidratação do paciente, na boa alimentação e em medidas que diminuem o desconforto, como gargarejos e uso de sprays nasais e anti-inflamatórios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não existem fármacos e tampouco vacinas eficazes na prevenção dos resfriados. No entanto, algumas medidas podem reduzir a probabilidade de se adquirir essa infecção.

São elas:

- Lavar frequentemente as mãos;

- Evitar contato próximo com pessoas acometidas;

- Não levar as mãos à boca, olhos ou nariz;

- Evitar aglomerações;

- Não compartilhar copos ou outros objetos com pessoas resfriadas.


Resfriado x gripe

Os sintomas do resfriado são semelhantes aos da gripe, mas esta é provocada unicamente pelo Influenzavírus. Além disso, a gripe se manifesta subitamente, com sintomas mais intensos e incapacitantes - incluindo aí febre alta.

A coriza é uma característica típica do resfriado.

A coriza é uma característica típica do resfriado.

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Aids na África

A Aids é o principal fator de mortalidade na África. Saiba mais!

COVID-19

Conheça mais sobre a COVID-19 e aprenda quais são os seus sintomas e como se proteger dessa doença, que já levou várias pessoas à morte.

Como se prevenir da gripe H1N1 (Gripe A)

Clique aqui e descubra como se prevenir da gripe H1N1, um tipo de gripe que pode desencadear complicações sérias.

Coronavírus

Você já ouviu falar sobre os coronavírus? Clique aqui e conheça mais sobre essa família viral, que provoca desde resfriados até síndromes respiratórias graves.

Gripe

Doença respiratória viral que pode provocar problemas graves em pessoas com a imunidade comprometida.

Gripe A

A pandemia que provocou medo e discussões em todo o mundo.

Infecção

As infecções podem ser causadas por diversos tipos de agentes infecciosos, e seus sintomas e tratamentos são variáveis. Aumente seu conhecimento sobre esse tema aqui!

Vacina contra a gripe

Você sabe tudo sobre a vacina contra a gripe? Clique aqui, descubra o que é essa vacina, quem pode vacinar-se e as reações adversas que ela pode causar.