Infecções virais

Vírus: agente responsável por uma gama de doenças.
Vírus: agente responsável por uma gama de doenças.

Existem centenas de vírus que parasitam a estrutura corpórea humana, se instalando e causando doenças (as viroses), desencadeando processos infecciosos no organismo.

Algumas mais brandas outras mais graves, no entanto com o princípio de utilização básica, o proveito metabólico da espécie humana (hospedeiro Homo sapiens), para realizar atividades complexas como: nutrição, reprodução e propagação.

Entre as doenças virais que acometem os seres humanos, recebem destaque as seguintes:

- Catapora ou varicela: causada pelo vírus Varicela – Zoster, é uma infecção contagiosa que causa erupção cutânea pruriginosa, se espalhando pelo corpo. Transmitida pela saliva ou através do contato mantido por objetos contaminados, pode ser mediada por aplicação de vacina e isolamento do indivíduo doente durante a manifestação dos sintomas.

- Caxumba: também conhecida como papeira ou parotidite é uma infecção das glândulas salivares próximas ao ouvido (sublinguais ou submandibulares), causada pelo vírus da caxumba (gênero paramyxovirus). Sendo transmitida pela saliva ou também pela utilização de objetos de uso comum contaminado (copos e garfos não higienizados). O tratamento requer de medida preventiva, através da administração de vacina (a tríplice viral).

- Dengue: doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypit, pode desencadear três processos de infecção (dengue clássica, dengue hemorrágica e a síndrome de choque da dengue), com sintomas que vão desde febre alta, dor de cabeça, dores na juntas, fraqueza, falta de apetite, mancha na pele, sangramentos, podendo provocar a morte. O controle da doença envolve a conscientização da população com relação ao acúmulo de água e a reprodução do mosquito.

- Gripe: os vírus se instalam nas vias respiratórias superiores, a doença é transmitida por gotículas de saliva contaminada, causando dores musculares, fraqueza, tosse, febre e coriza intensa. As medidas profiláticas envolvem desde a vacinação ao tratamento do doente.

- Hepatite A, B e C: inflamação do fígado, tendo uma das causas a contaminação por vírus, através da ingestão de água e alimentos contaminados, transfusões de sangue, relações sexuais sem camisinha. As medidas profiláticas abrangem medidas preventivas sanitárias com melhoria da infra-estrutura básica, programas de saúde, triagem minuciosa nos bancos de sangue e tratamento do doente.

- Herpes: doença viral que causa lesões na boca ou nos órgãos genitais. Transmitida pelo contato direto (ato sexual) ou indireto por meio de objetos contaminados compartilhados. Ainda não existe vacina, o doente deve ser tratado, fazendo também orientação no sentido de evitar o contato, principalmente em regiões com exposição de feridas.

- Raiva: transmitida pela mordida de animal (cão, gato) contaminado, devendo ser mantido o animal em observação. É necessário lavar o local da mordida com água limpa e sabão, e em seguida procurar uma unidade de saúde mais próxima para administração da vacina anti-rábica. Os animais devem ser periodicamente vacinados, visto que é a medida profilática mais recomendada e eficaz.

- Sarampo: doença infecciosa grave muito comum na infância, manifestando machas vermelhas na pele, febre, coriza. O paciente é tratado com vacinação, evitando o contato com pessoas contaminadas.

- Varíola: é uma doença infecto-contagiosa, cujos sintomas incluem febre, fadiga muscular, dores no corpo, erupções epidermáticas, sendo uma doença que pode levar a morte. A profilaxia envolve a vacinação e o tratamento do indivíduo doente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para informações mais específicas e detalhadas, visite os textos desta seção!

Por: Krukemberghe Fonseca

Artigos de Infecções virais

Aids

Você sabe o que é aids? Clique para entender o que é essa síndrome, como o HIV afeta o corpo e quais são os tratamentos disponíveis para os acometidos.

Como se prevenir da gripe H1N1 (Gripe A)

Clique aqui e descubra como se prevenir da gripe H1N1, um tipo de gripe que pode desencadear complicações sérias.

COVID-19

Conheça mais sobre a COVID-19 e aprenda quais são os seus sintomas e como se proteger dessa doença, que já levou várias pessoas à morte.

Dengue

Aprenda mais sobre a dengue clicando aqui. Neste texto falaremos sobre a transmissão, os sintomas, o tratamento e a prevenção dessa doença.

Ebola

Conheça mais sobre o ebola, uma doença que frequentemente provoca surtos na África. Descubra seus sintomas, formas de transmissão e tratamento clicando aqui.

Febre Aftosa

Doença que ocorre predominantemente em bovinos e bubalinos, e que causa prejuízos muito significativos.

Febre aftosa em humanos

Apesar de muito rara, a febre aftosa humana pode ocorrer, e há riscos de ser fatal.

Febre Amarela

Doença que pode ser fatal, caso não seja feito um acompanhamento médico adequado.

Febre chikungunya

Conheça a febre chikungunya, uma doença transmitida por um mosquito e que se assemelha bastante à dengue.

Febre Mayaro

Conheça a Febre Mayaro, uma doença febril, viral e transmitida por mosquitos.

Febre Zika

Clique aqui e saiba mais sobre a febre Zika, uma doença que causa febre, dores no corpo e manchas na pele.

Gripe

Doença respiratória viral que pode provocar problemas graves em pessoas com a imunidade comprometida.

Gripe A

A pandemia que provocou medo e discussões em todo o mundo.

Gripe aviária (Gripe do frango)

Você sabe o que é gripe aviária? Clique aqui e aprenda mais sobre esse tipo de gripe que afeta as aves e, ocasionalmente, os humanos. Saiba como funciona seu controle.

Hepatite A

Saiba mais sobre a hepatite A, seus sintomas, formas de transmissão, prevenção e tratamento.

Hepatite B

Conheça aspectos interessantes da hepatite B, uma doença viral sexualmente transmissível.

Hepatite C

Saiba mais sobre a hepatite C, uma doença viral que pode afetar gravemente o fígado.

Hepatite D

Saiba mais sobre a hepatite D, uma doença viral que pode ser transmitida por relação sexual.

Hepatites virais

Aprenda mais sobre as hepatites virais clicando aqui! Descreveremos o que são essas hepatites, conheceremos seus tipos e tratamentos disponíveis.

Herpes genital

Saiba sobre o herpes genital, uma doença viral sexualmente transmissível.

Herpes labial

Infecção viral bastante comum e que se manifesta em situações de baixa imunidade.

Influenza A (H3N2)

Que tal saber mais sobre o Influenza A (H3N2)? Com grande capacidade de adaptação, esse vírus pode ser classificado em três tipos. Conheça alguns aspectos relevantes sobre eles, com enfoque no Influenza A, que têm sido responsável por várias mortes. Veja também medidas importantes que podem ajudar a prevenir a gripe.

Máscaras de proteção: qual sua eficácia?

Você sabia que as máscaras de proteção são uma forma de proteger contra a Covid-19? Clique aqui e conheça os tipos de máscara utilizados e qual sua eficácia.

Melanoma

O melanoma é um tipo de câncer de pele. Conheça aqui suas principais causas!

Mononucleose infecciosa

Saiba como é transmitida, os sintomas e o tratamento da mononucleose infecciosa, a doença do beijo.

Poliomielite

Conheça mais sobre a poliomielite. Neste texto falaremos sobre transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento dessa importante doença.

Resfriado

Doença respiratória de sintomas semelhantes aos da gripe.

Rubéola

Saiba mais sobre a rubéola, uma doença viral que pode ser prevenida por meio de vacinação.

Segunda onda de covid-19 no Brasil

O que você sabe sobre a segunda onda de covid-19 no Brasil? Clique aqui e entenda mais sobre como a pandemia de covid-19 está se comportando.

Síndrome respiratória aguda grave (Sars)

Você sabe o que é síndrome respiratória aguda grave (Sars)? Clique aqui e conheça mais sobre essa doença causada por um coronavírus.

Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers)

Saiba mais sobre a Mers, uma síndrome respiratória responsável pela morte de cerca de 30% dos contaminados.

Variante delta da covid-19

Já ouviu falar sobre a variante delta? Sabe por que ela causa tanta preocupação e temor? Clique aqui e saiba tudo sobre essa variante da covid-19.

Vírus de Marburg

Você já ouviu falar a respeito do vírus de Marburg? Clique aqui, aprenda mais sobre esse vírus e as características principais da doença que ele provoca.