Síndrome de Ramsay Hunt

Síndrome de Ramsay Hunt é uma condição médica rara que provoca paralisia facial e surgimento de lesões no pavilhão auricular.

Mão segurando tubo em que está escrito “Ramsay Hunt syndrome”
O diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt é feito, geralmente, pela análise dos sintomas, entretanto, exames complementares podem ser solicitados.

A síndrome de Ramsay Hunt se caracteriza pelo surgimento de paralisia facial periférica e desenvolvimento de lesões no pavilhão auricular. Pode provocar ainda dor no pavilhão auditivo, zumbido, perda de audição, movimentos involuntários dos olhos, entre outros sintomas. A síndrome de Ramsay Hunt ocorre como uma consequência da reativação do vírus varicela-zoster, causador da catapora.

 Quando uma pessoa adquire catapora, apesar de ela se curar da doença, o vírus permanece latente no organismo. Em situações em que se observa uma queda na imunidade do indivíduo, no entanto, esse vírus pode se reativar. É nessa situação que a síndrome de Ramsay Hunt pode ocorrer. O diagnóstico dela é feito com base nos achados clínicos, e ela é, em geral, tratada com antivirais.

Leia mais: Doenças, síndromes e transtornos

O que é a síndrome de Ramsay Hunt?

A síndrome de Ramsay Hunt é um problema de saúde considerado raro e que ocorre em consequência de uma reativação do vírus da catapora. Ela provoca o surgimento de lesões no pavilhão auricular e paralisia facial periférica do mesmo lado. A síndrome foi descrita, em 1907, por James Ramsey Hunt, e por isso recebe essa denominação. Apesar de rara, é considerada a segunda causa de paralisia facial traumática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como acontece a síndrome de Ramsay Hunt?

O vírus varicela-zoster causa uma infecção primária conhecida como catapora ou varicela. Essa doença é relativamente comum em crianças, e destaca-se por provocar lesões na pele acompanhadas de coceira. Após uma pessoa adquirir catapora, ela se torna imune a essa doença, entretanto, o vírus permanece em seu corpo, em latência nos gânglios nervosos.

Em algumas situações, é comum que nossa imunidade seja comprometida, sendo essa queda de imunidade um fator importante para que o vírus da catapora volte a causar sintomas no nosso corpo. Quando o vírus varicela-zoster volta a se replicar, pode-se manifestar como uma doença conhecida por herpes-zoster. Quando a reativação do varicela-zoster ocorre no gânglio geniculado do nervo facial, no entanto, temos o desenvolvimento da síndrome de Ramsay Hunt.

Leia mais: Síndrome de pica — caracterizada como uma forte e incontrolável vontade de comer produtos incomuns

Quais são os sintomas da síndrome de Ramsay Hunt?

A síndrome de Ramsay Hunt provoca paralisia facial periférica, a qual, em geral, é unilateral, e o desenvolvimento de lesões no pavilhão auricular. A paralisia facial é um sintoma característico e prejudica movimentos simples da face, como piscar e sorrir. Além disso, o paciente pode sentir vertigem, zumbido, perda da audição, dor no ouvido, náusea, vômitos e movimentos involuntários e repetitivos dos olhos.

Justin Bieber
Em junho de 2022, o cantor Justin Bieber precisou dar uma pausa em seus compromissos para se recuperar da síndrome de Ramsay Hunt.[1]

Qual é o tratamento da síndrome de Ramsay Hunt?

Até o momento, há muita discussão a respeito de como deve ser o tratamento da síndrome de Ramsay Hunt. Entretanto, parece haver um consenso de que o tratamento antiviral iniciado nas primeiras 72 horas dos sintomas ajuda na recuperação do indivíduo. Alguns médicos recomendam a administração de antivirais com corticosteroides, porém é uma associação ainda questionada por alguns profissionais. Pode-se recomendar também a realização de fisioterapia e o tratamento sintomático com uso de analgésicos e lubrificantes oculares.

Leia mais: Síndrome de Haff — também conhecida como doença da urina preta, relaciona-se com a ingestão de pescado

Como é feito o diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt?

O diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt é fundamentalmente clínico, ou seja, baseado na análise dos sintomas apresentados pelo paciente. Entretanto, para a sua confirmação, podem ser pedidos exames complementares, como o sorológico. O isolamento e a identificação do vírus são importantes, por exemplo, em casos considerados atípicos.

Crédito da imagem

[1] Shutterstock/Debby Wong  

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Aids, catapora, caxumba, dengue, ebola e febre amarela

Confira a forma de contaminação e sintomas da aids, catapora, caxumba, dengue, ebola e febre amarela.

Herpes-zóster

Neste texto ampliaremos nossos conhecimentos a respeito do herpes-zóster, conheceremos seus sintomas, suas complicações e tratamento recomendado.

Nervos do sistema nervoso periférico

Clique aqui e conheça os nervos que constituem o sistema nervoso periférico.

Sistema nervoso

Aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso, um das mais importantes e complexos do corpo humano. Relembre como esse sistema é classificado e descubra as características básicas de seu tecido e de suas partes principais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Vírus

Conheça as características desses sistemas moleculares de tamanho diminuto.