Infecções bacterianas

Bactérias são unicelulares, procariontes e, reconhecidamente, os organismos mais abundantes do planeta. Dentre as diversas funções que desempenham no ambiente, alguns exemplares são capazes de provocar doenças, tanto em nossa espécie quanto em outros animais, e até mesmo em plantas. Apesar de poucas bactérias serem capazes de infectar outros seres vivos, elas são responsáveis por cerca da metade das doenças humanas.

A transmissão de bactérias patogênicas, ou seja, que provocam doenças, pode se dar por meio da ingestão, inalação de gotículas de saliva contaminadas, através de fissuras ou ferimentos na pele, e até mesmo por contato sexual com pessoa infectada. Seus sintomas dependem do agente causador e também da forma de contaminação e, não raras as vezes, se manifestam em virtude da ação de toxinas que algumas podem liberar. Medidas de higiene, saneamento básico e uso de preservativos são as maneiras mais eficazes de prevenção a esse tipo de doença – além da vacina.

Em relação ao tratamento, muitas bactérias são sensíveis a antibióticos. Quanto a isto, a descoberta da penicilina foi capaz de evitar a morte de um grande número de pessoas, mas, em razão do seu uso indiscriminado, muitas bactérias se apresentam hoje resistentes a este medicamento. Assim, é importante utilizar tais fármacos somente sob orientação médica, seguindo corretamente suas instruções.

Nesta seção você encontrará muitos textos que abordam o assunto. Eles foram criados com o objetivo de auxiliar estudantes em suas pesquisas escolares, e disponibilizar informações básicas ao público em geral. Por tal motivo, não citamos nomes de remédios e tampouco nos aprofundamos, nas produções, sobre procedimentos relativos a tratamento.

Conheça nosso acervo!

Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Escherichia coli: bactéria responsável por problemas gástricos e intestinais.

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Infecções bacterianas

Bactérias comedoras de carne

Conheça a doença das bactérias comedoras de carne, uma infecção grave que pode levar à morte caso não seja diagnosticada precocemente.

Botulismo

Botulismo, Doença, Bactérias, Clostridium botulinum, Intoxicação, Sistema nervoso, Contaminação, Contágio, Consumo de alimentos, Conservas artesanais, Produtos industrializados, Enlatados, Microorganismos patogênicos, Parada respiratória, Infectologia.

Cáries

Você sabe o que propicia o aparecimento da cárie e quais são as medidas de prevenção contra ela? Confira aqui!

Doenças causadas por bactérias

As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e podem causar diversas enfermidades. Saiba mais sobre as doenças causadas por bactérias lendo nosso texto!

Escarlatina

Conheça mais sobre a escarlatina, doença que atinge principalmente crianças na idade escolar

Febre maculosa

Descubra mais a respeito da febre maculosa, doença bacteriana grave transmitida pela picada de carrapato. Neste texto, falaremos a respeito do agente causador da doença, seu vetor e sua transmissão. Trataremos também a respeito dos sinais e sintomas dessa grave doença, seu diagnóstico e tratamento.

Febre reumática

Conheça mais sobre o que causa a febre reumática, seus sintomas e formas de tratamentos

Furúnculo

Descubra o que é um furúnculo, como é causado e como deve ser tratado.

Impetigo: causas, sintomas e tratamento

Saiba quais são as causas do impetigo, suas formas e seu tratamento.

Leptospirose: causas, sintomas e tratamento

Clique aqui e saiba mais sobre a transmissão, os sintomas, o tratamento e a prevenção da leptospirose.

Sepse

A sepse é um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Apresenta difícil tratamento e alta taxa de mortalidade. Saiba mais sobre esse tema lendo nosso texto.

Tuberculose

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é a tuberculose, suas causas, seus sintomas e seu tratamento.