Impetigo: causas, sintomas e tratamento

O impetigo pode afetar tanto crianças quanto adultos
O impetigo pode afetar tanto crianças quanto adultos

O impetigo é uma infecção bacteriana que afeta a camada mais superficial da pele e embora acometa principalmente crianças, o impetigo também pode aparecer em adultos. O impetigo pode ser causado por dois tipos de bactérias, o Staphylococcus aureus e o Streptococcus do grupo A, sendo que o Staphylococcus aureus acomete crianças de todas as idades, enquanto que a Streptococcus afeta crianças com idade entre três e cinco anos.

O impetigo é altamente contagioso e sua contaminação costuma ocorrer através do contato direto com a pele lesionada, ou ainda através de toalhas, roupas e brinquedos, no caso das crianças. Essa infecção é mais comum nos meses quentes e úmidos e costuma aparecer nas dobras da pele.

São conhecidas três formas de impetigo, o impetigo comum, o impetigo bolhoso ea ectima.

O impetigo comum geralmente é causado por bactérias do tipo Streptococcus, e se caracteriza pelo aparecimento de bolhas cheias de pus que se rompem deixando uma base avermelhada, que depois passa a ser recoberta por uma base amarelada. É a forma de impetigo mais comum, e não costuma apresentar outros sintomas como febre ou mal estar. Algumas vezes as lesões do impetigo podem provocar coceiras, mas é importante que a pessoa não as coce, pois isso favorece a disseminação da doença pelas mãos contaminadas. As lesões do impetigo costumam desaparecer em uma semana, deixando marcas vermelhas que desaparecem ao longo do tempo sem deixar cicatriz.

O impetigo comum é causado por bactérias do tipo Streptococcus
O impetigo comum é causado por bactérias do tipo Streptococcus

O impetigo bolhoso é causado por bactérias do tipo Staphylococcus aureus, e sua lesão se caracteriza pelo aparecimento de bolhas grandes e frágeis com paredes muito finas que se rompem deixando uma base avermelhada, inflamada e úmida. Esse tipo de impetigo pode afetar diversas regiões do corpo, e assim como no impetigo comum não costuma causar dor. No impetigo bolhoso podem surgir sintomas como febre, mal-estar e perda de apetite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O impetigo bolhoso é causado por bactérias do tipo Staphylococcus aureus
O impetigo bolhoso é causado por bactérias do tipo Staphylococcus aureus

Por afetar as camadas mais profundas da pele, a ectima é considerada a forma mais grave de impetigo. A ectima, na maioria das vezes, é resultado de uma lesão de impetigo que evoluiu - formando úlceras na pele, que se curam lentamente, deixando cicatrizes. A ectima pode ser causada tanto por Staphylococcus aureus quanto por Streptococcus, e assim como o impetigo comum não costuma apresentar febre.

A ectima pode ser causada tanto por Staphylococcus aureus quanto por Streptococcus
A ectima pode ser causada tanto por Staphylococcus aureus quanto por Streptococcus

O impetigo pode ser diagnosticado através de uma biopsia do tecido lesionado, e o profissional indicado para cuidar desse tipo de infecção é o médico dermatologista. Geralmente são prescritos antibióticos para diminuir as chances de contaminação e acelerar a cicatrização de lesões, diminuindo os riscos de complicações. Bons hábitos de higiene ajudam a diminuir os riscos de contaminação.

Embora o impetigo não seja considerado uma infecção grave, é preciso ficar atento para o risco de eventuais complicações como glomerulonefrite, febre reumática ou erisipela.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Diferença entre sinais e sintomas

Amplie seus conhecimentos em saúde aprendendo a diferença entre sinais e sintomas, termos que não têm o mesmo significado no diagnóstico de doenças.