Cáries

A cárie é uma doença bacteriana que causa destruição dos tecidos dentais. A má escovação é a principal causa do aparecimento de cáries nos dentes.

A cárie é uma deterioração do dente causada pela destruição dos tecidos dentais por bactérias. É considerada uma doença transmissível e infecciosa de origem bacteriana.

Quando a escovação não é bem feita, ficam nos dentes resíduos de comida. As bactérias atacam esses resíduos formando a placa bacteriana. Essas bactérias transformam os açúcares dos resíduos alimentares em ácidos que corroem os dentes, fazendo um pequeno buraco, a cárie. Dependendo do local da lesão, a pessoa pode ou não sentir dor em intensidades variadas.

A cárie pode surgir em qualquer local no dente: na superfície, entre os dentes ou em restaurações. Às vezes problemas na gengiva deixam as raízes do dente expostas, e a má escovação e restos de comida levam a cárie a se instalar naquele local.

Primeiramente a cárie atinge o esmalte dentário, uma camada superficial do dente. Sem tratamento, ela chega até a dentina, camada intermediária do dente. Se continuar progredindo, a cárie pode chegar até a polpa do dente, uma camada repleta de nervos e vasos sanguíneos. Quando na polpa dentária, a cárie irá causar infecção e consequente dor. Às vezes a infecção chega à raiz e há casos em que é preciso extrair o dente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esquema mostrando as partes do dente.
Esquema mostrando as partes do dente

A má escovação é a principal causa do aparecimento de cáries nos dentes. O flúor, o cálcio e o xilitol (açúcar) inibem a ação das bactérias. O adulto com xerostomia (boca seca) é mais propenso a apresentar cáries.

Para prevenir a cárie devemos ter os seguintes hábitos:

  • Fazer uma escovação bem feita no mínimo três vezes ao dia;
  • Passar fio dental para remover os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e a placa bacteriana;
  • Ir ao dentista regularmente;
  • Escovar os dentes após toda e qualquer refeição;
  • Utilizar creme dental que contenha flúor;
  • Beber água fluorada.
Escovação precária, falta de flúor em cremes dentais e na água, e falta de visitas ao dentista são os principais causadores das cáries.

Escovação precária, falta de flúor em cremes dentais e na água, e falta de visitas ao dentista são os principais causadores das cáries.

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Botulismo

Botulismo, Doença, Bactérias, Clostridium botulinum, Intoxicação, Sistema nervoso, Contaminação, Contágio, Consumo de alimentos, Conservas artesanais, Produtos industrializados, Enlatados, Microorganismos patogênicos, Parada respiratória, Infectologia.

Dentes

Você sabe tudo sobre os dentes? Clique aqui para informar-se sobre a estrutura e a classificação dos diferentes tipos de dentes.

Escarlatina

Conheça mais sobre a escarlatina, doença que atinge principalmente crianças na idade escolar

Febre reumática

Conheça mais sobre o que causa a febre reumática, seus sintomas e formas de tratamentos

Saburra lingual

A saburra lingual é um material viscoso que se forma no dorso da língua e está bastante relacionado com o mau hálito. Clique aqui e aprenda mais sobre essa condição, descobrindo o que compõe a saburra, quais problemas ela pode desencadear, os fatores que levam à sua formação e como podemos evitá-la.

Sepse

A sepse é um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Apresenta difícil tratamento e alta taxa de mortalidade. Saiba mais sobre esse tema lendo nosso texto.

Tuberculose

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é a tuberculose, suas causas, seus sintomas e seu tratamento.