Retas

Retas são figuras geométricas pertencentes ao plano ou ao espaço formadas por infinitos pontos.

Três segmentos de reta, isto é, uma pequena fração de uma reta e possuem início e fim

Retas são figuras geométricas pertencentes ao plano ou ao espaço que possuem infinitos pontos. Não existe uma definição para reta, pois ela é um objeto primitivo na Geometria, assim como o ponto.

O fato de possuir infinitos pontos resulta no fato de a própria reta em si ser infinita. Portanto, seguindo qualquer uma de suas direções, não é possível alcançar o fim de uma reta, pois não existe nela um ponto final.

As retas são figuras que possuem uma única dimensão. Isso significa que só é possível realizar uma medida em objetos extraídos de uma reta. Lembre-se de que só é possível medir o comprimento de objetos que possuem uma única dimensão. Esses objetos, obtidos por meio de cortes feitos em alguma reta, são os seguintes:

Semirretas

As semirretas são figuras geométricas feitas tendo como base um único corte em uma reta qualquer. Elas são comparáveis a uma metade da reta e são construídas da seguinte maneira: dados os pontos C e D em uma reta qualquer, faça um corte no ponto C. O segmento definido pelo conjunto de pontos que se inicia em C e segue na direção de D é chamado de semirreta e pode ser representado por SCD. Se o corte tivesse sido feito em D e a semirreta tivesse a direção de A, representaríamos com o índice invertido: SDC.


Semirreta com início em C e direção do ponto D

Segmento de reta

Segmentos de reta são figuras geométricas feitas tendo como base a reta e dois cortes realizados nela. Eles são uma pequena fração de uma reta e possuem início e fim. Um segmento de reta pode ser construído da seguinte maneira: dados os pontos A e B de uma reta qualquer, faça um corte no ponto A e um corte no ponto B. Isso será representado pelas letras maiúsculas que representam seu ponto inicial e final lado a lado em qualquer ordem, isto é, o segmento construído pode ser representado por AB ou BA.


Segmento de reta entre os pontos A e B

Classificação de retas

Duas retas são classificadas quanto à quantidade de pontos que possuem em comum.

Retas coincidentes

Retas coincidentes possuem pelo menos dois pontos em comum. Existe um resultado da geometria que garante que, se duas retas possuem pelo menos dois pontos em comum, então essas retas coincidem, o que também pode ser compreendido como uma única reta.

Retas transversais

São retas que possuem um único ponto em comum. Dentro do conjunto das retas transversais, o mais importante e que possui resultados mais interessantes é o das retas perpendiculares, que são aquelas que formam um ângulo de 90°.


As retas transversais que formam um ângulo de 90° são chamadas perpendiculares

Retas paralelas

Duas (ou mais) retas são chamadas de paralelas quando não possuem nenhum ponto em comum.


Ilustração de uma parte de duas retas paralelas


 

Videoaula relacionada:

Por: Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Conto de Ficção Científica
Divisão de números complexos na forma algébrica
Setores da economia
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Todas as vídeo aulas

Versão completa