Posições relativas entre reta e plano

As posições relativas entre reta e plano dependem da quantidade de pontos em comum que essas duas figuras geométricas possuem.

Esquadro: ferramenta usada para criar uma reta perpendicular a um plano
Esquadro: ferramenta usada para criar uma reta perpendicular a um plano

Retas são figuras geométricas primitivas e, por isso, não há definição para elas. O que podemos garantir é que as retas são conjuntos contínuos de infinitos pontos que não descrevem curva. Os planos, que também são objetos primitivos, são formados por infinitas retas e também não descrevem curvas. No espaço, as três disposições possíveis entre uma reta e um plano são o que conhecemos como posições relativas entre reta e plano.

Para observar essas posições, devemos fixar uma das figuras e analisar o comportamento da outra diante dela. Para tanto, teremos o plano como base. Observe:

Reta paralela ao plano

Uma reta é paralela a um plano quando não existem pontos em comum entre eles. A figura a seguir ilustra parte de uma reta e de um plano que são paralelos.

Observe que, para mostrar que uma reta é paralela a um plano, basta mostrar que ela é paralela a uma única reta inteiramente contida nesse plano.

Reta e plano concorrentes

Dizemos que uma reta é concorrente a um plano quando eles possuem um único ponto em comum. Essa posição relativa também é conhecida como reta secante ao plano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe que a reta só tocaria o plano em dois pontos distintos se descrevesse alguma curva, o que sabemos que ela não faz.

Veja um caso particular de reta secante ao plano:

Reta perpendicular ao plano

Quando uma reta que toca um plano no ponto B é perpendicular a qualquer reta desse plano, então, essa reta é perpendicular ao plano.

Ilustração de uma reta perpendicular a um plano passando pelo ponto B
Ilustração de uma reta perpendicular a um plano passando pelo ponto B

Reta contida no plano

Quando uma reta corta o plano em pelo menos dois pontos, é possível provar que todos os seus pontos também pertencem ao plano. Sendo assim, um plano que possui dois pontos de uma reta contém toda a reta.

Ilustração de uma reta contida em um plano
Ilustração de uma reta contida em um plano

Por: Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos relacionados

Cubo

Clique para entender o que é um cubo, como essas formas geométricas são definidas no espaço tridimensional e alguns dos seus elementos.

Encontrando a reta tangente a uma circunferência

Determinando a equação das retas tangentes através dos conceitos da geometria analítica.

Equação geral da circunferência

Obtendo a equação geral da circunferência através da equação reduzida. Encontrando as coordenadas e o raio da circunferência por meio da equação geral.

Equações paramétricas da reta

Outra forma de representar a reta através de uma equação

Feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal

Clique e descubra o que é um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal e aprenda as principais propriedades dessa construção.

Paralelepípedos

Clique para aprender o que são paralelepípedos, suas classificações, as propriedades de alguns de seus elementos e o cálculo de suas diagonais.

Posição relativa entre uma reta e uma circunferência

Reta tangente, reta secante e reta externa

Posições Relativas de Retas no Plano Cartesiano

Retas paralelas ou concorrentes.

Retas

Clique para aprender o que são retas e algumas de suas propriedades e classificações básicas!

Teorema de Tales

Conheça o teorema de Tales e como utilizá-lo para encontrar o comprimento de segmentos proporcionais.

Ângulos

Clique para aprender o que são ângulos, como medi-los da maneira correta, para que serve um transferidor e alguns dos ângulos mais importantes.

Ângulos opostos pelo vértice

Clique e aprenda o que são ângulos opostos pelo vértice e descubra também quais são as suas propriedades e o que são ângulos adjacentes.