Posições Relativas de Retas no Plano Cartesiano

Retas paralelas
Retas paralelas

O plano cartesiano pode representar duas retas no plano de acordo com as seguintes posições: concorrentes ou paralelas. Essas posições são determinadas de acordo com a lei de formação de cada função do 1º grau, visto que essas funções possuem como representação geométrica uma reta. Os coeficientes angulares das retas determinam o posicionamento decorrente delas. Por exemplo:

Coeficientes angulares iguais geram retas paralelas.

Coeficientes angulares diferentes geram retas concorrentes.



O coeficiente angular de uma reta corresponde ao ângulo formado entre a reta da função e o eixo das abscissas. Na lei de formação, temos que o coeficiente angular é representado pelo valor do coeficiente de x. Por exemplo:

y = 2x + 6, coeficiente angular: 2

y = –4x + 3, coeficiente angular: –4


Retas Paralelas


As funções y = 3x – 1 e y = 3x + 2 formam retas paralelas em razão da igualdade decorrente de seus coeficientes angulares. Observe o gráfico:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Retas Concorrentes

Temos que as funções y = 2x + 1 e y = 4x + 3 são concorrentes, pois os valores dos coeficientes angulares são diferentes. Observe o gráfico.

 


 

Videoaula relacionada:

Por: Marcos Noé

Artigos relacionados

Equação Geral da Reta no Plano

Determinando a equação geral de uma reta.

Equação geral da reta

Aprenda a encontrar a equação da reta. Conheça a diferença entre a equação geral e a equação reduzida da reta. Encontre também a equação de um segmento de reta.

Equação reduzida da reta

Conheça a equação reduzida da reta. Aprenda a encontrar a equação reduzida de uma reta. Represente uma reta no gráfico com base na sua equação reduzida.

Equações paramétricas da reta

Outra forma de representar a reta através de uma equação

Feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal

Clique e descubra o que é um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal e aprenda as principais propriedades dessa construção.

Paralelismo

Trabalhando com retas paralelas

Plano cartesiano

Entenda o plano cartesiano. Aprenda a construir o plano cartesiano. Conheça os quadrantes do plano cartesiano. Entenda como marcar pontos no plano cartesiano.

Posição relativa entre uma reta e uma circunferência

Reta tangente, reta secante e reta externa

Posições relativas entre reta e plano

Conheça as posições relativas entre plano e reta, isto é, o que é plano e reta paralelos, plano que contém uma reta e reta secante ao plano.

Retas

Clique para aprender o que são retas e algumas de suas propriedades e classificações básicas!

Área do triângulo

Clique e veja a fórmula usada para calcular a área do triângulo, o modo como essa fórmula é obtida e alguns exemplos resolvidos e comentados.

Ângulos alternos internos e externos

Clique e descubra o que são ângulos alternos internos e externos em um feixe de retas paralelas cortadas por uma transversal.