Matemática

Matemática é a ciência dos números, da contagem, das formas geométricas, dos padrões, das medidas, do raciocínio lógico, das probabilidades e de outras estruturas.

A Matemática possui diferentes objetos de estudo.

Matemática é uma ciência que busca compreender, estruturar e relacionar diferentes conceitos de maneira sistemática. Para isso, ela utiliza símbolos e nomenclaturas específicos no estudo dos números, operações, expressões, grandezas, variações, espaços, entre outros tópicos.

Entre as áreas de estudo da Matemática, podemos citar a aritmética, a álgebra, a geometria e a estatística. Esses campos se relacionam de diversas maneiras, tanto no âmbito da própria Matemática quanto em suas aplicações nas diferentes ciências.

Leia também: Como estudar Matemática para o Enem

Resumo sobre Matemática

  • Matemática é a área do conhecimento que estuda conceitos, relações e representações sobre números, expressões, conjuntos, figuras, formas, medidas, gráficos e outras estruturas.
  • Suas principais áreas de estudo são a aritmética, a álgebra, a geometria e a estatística, mas existem outras divisões.
  • Suas concepções, técnicas e ferramentas são utilizadas nas disciplinas escolares de diferentes formas.
  • O conhecimento matemático é construtivo, desenvolvido durante milênios e se mantém em constante aperfeiçoamento.

O que é Matemática?

Não há definição única sobre o que é Matemática, mas podemos compreendê-la como a ciência que desenvolve saberes relacionados a quantidades, medidas, formas, regularidades, variações, tratamento de dados, entre outros. Assim, a Matemática trabalha com a elaboração, o aperfeiçoamento e a aplicação de diferentes conceitos e técnicas, pertinentes tanto para a própria Matemática (na forma de exercício do pensamento lógico) como para outras áreas do conhecimento na interpretação de contextos e solução de problemas.

O que se estuda na Matemática?

Alguns dos objetos de estudo da Matemática são:

Áreas de estudo da Matemática

Existem diferentes maneiras de dividir as áreas de estudo da Matemática. Uma das mais gerais considera quatro campos: aritmética, álgebra, geometria e estatística.

  • A aritmética estuda os números e as operações básicas, como a adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • A álgebra estuda os objetos algébricos (como incógnitas e variáveis) e as expressões algébricas (como equações e funções). Essas estruturas estão associadas à ideia de generalizar conceitos e procedimentos matemáticos.
  • A geometria estuda as formas que compõem o mundo.
  • A estatística estuda a informação: como recolher, simbolizar e dar sentido a um conjunto de dados.

Leia também: 6 de maio — Dia Nacional da Matemática

A relação da Matemática com as outras matérias

É possível relacionar a Matemática com outras áreas do conhecimento de diferentes formas. Vejamos alguns exemplos.

  • Matemática e Ciências da Natureza: muitos fenômenos físicos, químicos e biológicos são descritos por funções. A aplicação de técnicas e ferramentas matemáticas é fundamental na compreensão (e possível previsão) desses fenômenos.
  • Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: pesquisas sociais, registros históricos e estudos cartográficos estão associados, respectivamente, a conhecimentos de estatística, de representações numéricas e do uso de escalas, por exemplo.
  • Matemática e Língua Portuguesa: os conhecimentos de leitura e interpretação de texto trabalhados em Língua Portuguesa são fundamentais para a compreensão dos termos, das nomenclaturas, dos símbolos e dos contextos matemáticos.

História da Matemática

A Matemática se desenvolveu ao longo dos séculos de acordo com as necessidades da humanidade. Os números foram criados, com base em representações primitivas, na Pré-História. A partir daí, os conceitos e as técnicas matemáticas surgiram aos poucos, em diferentes povos e culturas, com o objetivo de indicar quantidades, medidas, realizar operações, desenvolver objetos artísticos e arquitetônicos, entre outros.

  • Matemática no Brasil

Vamos conhecer alguns marcos da história do Brasil em relação à pesquisa matemática.

    • Os povos nativos utilizavam diferentes maneiras de contar e de representar quantidades. As peças de artesanato eram confeccionadas e decoradas em formatos geométricos diversos.
    • Durante o Período Colonial, os jesuítas difundiram os conhecimentos matemáticos portugueses.
    • O primeiro curso superior de Matemática foi estabelecido após a chegada da Corte portuguesa ao Brasil.
    • A partir de 1930, com a regulamentação do Ensino Superior e a criação de instituições como a USP, o IMPA, o CNPq e o ITA, houve um grande impulso para a pesquisa matemática nacional.
    • Hoje, os pesquisadores e trabalhos científicos de Matemática no Brasil possuem reconhecimento internacional.
Por: Maria Luiza Alves Rizzo

Assista as nossas videoaulas:

Seções de Matemática

Artigos de Matemática

Últimas Aulas

Enem 2019: Temas que COM CERTEZA caem de Geografia
Aldeídos
Qual é o papel da Física no combate à pandemia de COVID-19
Hegel
Todas as vídeo aulas

Versão completa