Enem 2021: saiba o que esperar das provas do primeiro dia

No domingo 21 de novembro, serão aplicadas provas de Redação, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas

Por: Silvia Tancredi
18/11/2021 09h00 , atualizado em 18/11/2021 13h21
Estudantes vão ler bastante no 1º dia do Enem
Estudantes vão ler bastante no 1º dia do Enem

No primeiro dia do Enem 2021, marcado para o próximo domingo, 21 de novembro, os participantes serão avaliados não só pelo domínio do conteúdo, mas também pela capacidade de leitura detalhada e de interpretação crítica. Essa é aposta de professores do ensino médio.

Durante cinco horas e meia, os inscritos farão três provas:

  1. Redação - texto dissertativo-argumentativo

  2. Linguagens e Códigos - 45 questões objetivas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrageira, Artes e Educação Física

  3. Ciências Humanas - 45 questões objetivas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia

Para mandar bem no exame educacional, os estudantes precisam ficar atentos às alterações sofridas pelo Enem ao longo dos anos. O diretor-executivo de Consultorias do Poliedro Sistema de Ensino, Artur Costa Filho, explica que a maior prova de educação do Brasil tem se tornado uma avaliação complexa nos últimos anos.

“Notamos que, hoje, o Enem cobra conteúdos específicos ao mesmo tempo em que avalia a capacidade do estudante de estabelecer relações entre o que aprende e o que vivencia”, analisa o diretor.

Tópicos deste artigo

Redação

Na redação do Enem, o estudante receberá uma proposta de tema que apresentará uma questão-problema. Ao longo do texto, o jovem precisa se posicionar sobre o assunto, defendendo sua opinião, e, ao final, apontar uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução viável para resolver a questão em si. 

Segundo a coordenadora de redação do Poliedro, Vivian Cintra, normalmente a redação do Enem trabalha um tema de relevância nacional: um problema que impacta o funcionamento direto da sociedade ou que prejudica algum grupo social.

"Os corretores da redação do Enem vão avaliar a postura cidadã do candidato. Vão analisar o engajamento do estudante, como ele se comporta na resolução dos problemas que cercam o mundo em que ele se insere”, explica a professora Vivian Cintra.

Para ajudar neste momento pré-Enem, Vivian relembra como é uma estrutura de texto adequada para a redação do Enem:

Introdução 

“Apresente o seu ponto de vista sobre o problema, indicando as causas e as consequências”

Desenvolvimento

“Retome as causas ou consequências e argumente por que as escolheu para a questão-problema em si. Comprove sua linha de raciocínio”

Conclusão

“Apresente uma medida (proposta de intervenção) para resolver o problema. Essa resolução precisa estar ligada às causas ou consequências. Não se esqueça de evidenciar como a sua proposta de intervenção será colocada em prática: qual será a medida, quem vai adotá-la e qual a finalidade dela?”

Leia dicas para se dar bem na redação do Enem

Temas que mais caem no 1º dia do Enem

O Poliedro fez um mapeamento dos principais assuntos que têm caído nas últimas edições do Enem e a porcentagem com que os temas são cobrados. Confira abaixo:

Linguagens e Códigos

  • Gramática e Literatura: estrutura e formação das palavras (23,8% das questões)

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Interpretação de texto: aspectos textuais (33,3% da prova)

  • Inglês e Espanhol: interpretação dos enunciados (100%)

  • Artes: arte em nosso tempo (36%)  

  • Educação Física: influência da mídia sobre a imagem do corpo (37,5%) 

O professor de Língua Portuguesa, Rodrigo Shiroma, ressalta que a prova da disciplina é cansativa, pois exige muita leitura e interpretação e muito processamento de informações pelo aluno. "A prova de Português do Enem dialoga com o contexto social do estudante. Por isso, o jovem tem que estar ligado não só a temas da atualidade, mas também a movimentos sociais e artisticos", salienta.

Outros temas que podem ser trabalhados na prova de Linguagens, de acordo com Shiroma, são figuras de linguagemfunções de linguagem, diferentes tipos de textos, de poemas a publicidade, e os clássicos, como coesão e coerência e pontuação. 

Ciências Humanas

  • História: Segunda Guerra Mundial e suas consequências (12,3%)

  • Geografia: questões ambientais (12,3%)

  • Sociologia: Século XXI (30,4%)

  • Filosofia: as Teorias do Conhecimento (27,3%) 

Rodolfo Oliveira, professor de História, enumera outros temas que podem ser abordados na prova: Brasil Colônia, Proclamação da República, Crise do Segundo Reinado, Estavo Novo, Era Vargas, etc. Já na História Geral, são lembrados assuntos como Feudalismo, Imperio Romano, Absolutismo, Revolução Francesa e Industrial.

O Império Romano costuma cair nas prova de História do Enem

"Nos últimos anos, notamos que o Enem está mais conteudista, parecendo-se com vestibulares tradicionais, como os da Fuvest e da Unesp, por exemplo. Estão caindo temas mais clássicos. Mas, nesta edição, estamos mais nebulosos sobre o que pode cair por causa de tantas mudanças no Inep (organizador do Enem)", analisa Oliveira.

O professor de Geografia, Marcel Milani, reforça que o estudante deve ficar atento ao diálogo interdisciplinar que costuma ser adotado no Enem. Outro assunto lembrado por ele são as atualidades.

"Sobre como caem as atualidades no Enem: a banca está preocupada com a capacidade de leitura e análise do participante. Será avaliado se o estudante consegue entender os processos ligados aos acontecimentos da atualidade", comenta o professor de Geografia do Poliedro.

Outros temas esperados para a prova de Ciências Humanas do Enem 2021 são regiões periféricas do Capitalismo, como a America, por exemplo. China também pode cair, de acordo com o professor. Escolas econômicas, como o Liberalismo e o Neoliberalismo, Crise hidrica e energética e industrialização brasileira também são assuntos importantes.

Saiba o que causa a escassez hídrica

Cristina Carmos, professora de Geografia, conclui que o Enem gosta do Brasil. "O foco é no nosso país. No clima, no solo, na hidrografia, nos ecossistemas, na população brasileira".

2º dia do Enem 2021

As provas do segundo dia do Enem 2021 serão aplicadas no domingo 28 de novembro. Os inscritos deverão responder 45 perguntas de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Física e Química, e 45 itens de Matemática.

Correção comentada

Nos dois dias depois das provas do Enem 2021, o Prepara Enem realizará a correção comentada das provas, ao vivo e de forma gratuita.

Artigos relacionados

Intertextualidade, interdiscursividade e paródia no Enem

Saiba como a intertextualidade, a interdiscursividade e a paródia são cobradas no Enem. Entenda esses conceitos. Veja os exercícios do Enem sobre tais assuntos.

Locais de prova do Enem 2021 já podem ser conferidos

O Inep já disponibilizou o cartão de confirmação de inscrição, onde consta os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Prepara Enem fará correção comentada das provas do Enem 2021

O Prepara Enem realizará, em parceria com o Poliedro Educação, a correção comentada dos dois dias de aplicação do Enem 2021.