Locais de prova do Enem 2021 já podem ser conferidos

São esperadas no total 3.109.762 candidatos onde dessas, 3.040.871 são para as provas impressas e 68.891 para as digitais.

Por: Érica Caetano
04/11/2021 08h25 , atualizado em 04/11/2021 10h17

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou o cartão de confirmação de inscrição, onde consta os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Confira o local de prova Enem 2021

Os participantes precisam acessar a página do participante, inserindo o número do seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Ao acessar é preciso conferir se todos os dados e informações contidas estão corretas.

Saiba mais sobre o Cartão de Inscrição do Enem!

O edital do Enem não informa nada sobre a obrigatoriedade da apresentação do cartão no dia do Exame. Contudo, estar com ele em mãos no dia auxiliará o candidato a acessar de forma mais prática e rápida o seu local de forma mais efetiva.

No documento, devem constar o prédio e a sala onde serão aplicados os exames. 

Tópicos deste artigo

Provas

São esperadas no total 3.109.762 candidatos onde dessas, 3.040.871 são para as provas impressas e 68.891 para as digitais.

As provas impressas e digitais do Enem 2021 serão aplicadas nos mesmos dias, dois domingos, 21 e 28 de novembro. Confira abaixo como será a distribuição das provas:

=> 21/11: redação + 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas

=> 28/11: 45 questões objetivas de Ciências da Natureza + 45 questões objetivas de Matemática

As provas terão início em ambos os dias às 13h30. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

No primeiro dia, elas seguem até 19h e, no segundo, às 18h30. A recomendação é chegar ao local de prova com antecedência para evitar aglomerações. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. 

O que levar 

Os participantes precisam levar no dia das provas do Enem 2021 o documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica transparente com tinta preta. Também é permitido levar garrafa de água e um lanche.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em relação ao celular, é permitido levar, mas ele precisa estar desligado e sem a bateria no moimento de entrada a sala de prova. É preciso guardá-lo em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala. No caso do telefone tocar, o candidato é eliminado na hora.

Saiba o que levar e não levar para o Enem

Itens de chapelaria como gorro, chapéus e bonés, além de óculos escuros etc são proibidos. Também não se deve levar livros, apostilas, material eletrônico, iPads, entre outros. 

Biossegurança

O Enem criou um Manual de orientações gerais de prevenção à Covid-19 no Enem 2021. De acordo com o documento, no dia das provas os estudantes devem adotar medidas para evitar a propagação do coronavírus.

Dentre elas, estão: o uso de máscara de proteção facial obrigatório desde a entrada até a saída do local de prova. Pode-se levar mais de uma máscara; a higienização das mãos com álcool gel; a aferição da temperatura; o distanciamento de 1,5 metro entre os participantes.

Resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 estão previstos de serem disponibilizados no dia 1º de dezembro. Já a data do resultado ainda não foi divulgada.

Com as notas do Enem em mãos os participantes podem concorrer a vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), e financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Correção comentada

O  Prepara Enem também fará a correção comentada das provas do Enem 2021 de forma gratuita e em tempo real. Ela será realizada em parceria com o Poliedro Educação, nesta página.

Mais informações nos editais, pelo site do Inep e pelo 0800 616161.

Artigos relacionados

14 de novembro - Dia Nacional da Alfabetização

Acesse o texto para saber mais acerca do Dia Nacional da Alfabetização. Entenda a importância da alfabetização e os desafios do Brasil nesse assunto.

Enem 2021: inscrições para ausentes isentos de taxa do Enem 2020 estão abertas

Estudantes que se inscreveram no Enem 2020 e ganharam isenção de taxa de inscrição, mas não compareceram às provas podem fazer o cadastro no Enem 2021 até o dia 26 de setembro

Enem 2021: saiba o que esperar das provas do primeiro dia

No primeiro dia do Enem 2021, marcado para o próximo domingo, 21 de novembro, os estudantes vão elaborar uma redação e responder 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas

Prepara Enem fará correção comentada das provas do Enem 2021

O Prepara Enem realizará, em parceria com o Poliedro Educação, a correção comentada dos dois dias de aplicação do Enem 2021.

Provas do Enem 2021 serão em novembro e inscrições começam em junho

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou em seu perfil no Twitter as datas de inscrições e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.