Enem

Principal forma de ingresso no ensino superior, Enem é realizado por milhões de estudantes anualmente.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova do Brasil. Criado em 1998 para avaliar o ensino médio, o Enem passou a ser a principal forma de ingresso em universidades públicas do país, o que resultou na participação de milhões de estudantes todos os anos.

O Enem pode ser feito por estudantes do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos. No entanto, somente quem já formou no ensino médio ou está no terceiro ano é que pode usar as notas do exame para entrar em uma faculdade.

De 1998 a 2019, o Enem foi realizado somente por meio de provas impressas, sendo que em 2009 ele foi reformulado para substituir os vestibulares de algumas universidades públicas. As 63 questões objetivas foram substituídas por 180, distribuídas em dois dias. A prova de redação está presente desde a primeira edição do Enem.

Como é o Enem?

O Enem recebe inscrições no mês de maio, pela internet, na Página do Participante. O exame tem uma taxa, mas estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento em abril, em um prazo estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Em outubro, os estudantes têm acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição com os locais de prova do Enem. O documento é apenas para localização do participante, já que não é possível alterar a cidade de prova depois do fim da inscrição.

Provas

O Enem é realizado em dois domingos consecutivos, geralmente no mês de novembro. Suas provas são divididas pelas chamadas áreas do conhecimento e suas respectivas disciplinas. O primeiro dia do exame é voltado para Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas, já o segundo conta com Ciências da Natureza e Matemática

Cada área do conhecimento (prova) é composta por 45 questões de múltipla escolha (em que o candidato assinala com X). Somente a Redação do Enem constitui a parte discursiva do Enem. 

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é constituída das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

A prova de Matemática e suas Tecnologias, como diz o próprio nome, é exclusiva para a disciplina de Matemática. 

Já a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é composta pelas disciplinas de Física, Química e Biologia. 

Saiba mais sobre as provas do Enem

Como usar a nota do Enem?

O resultado do Enem é divulgado em janeiro. Quem faz o Enem pode usar as notas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma digital do MEC que substitui vestibulares de boa parte das instituições públicas de ensino superior (universidades federais e estaduais, e institutos e centros federais).

O estudante que deseja uma bolsa de estudos para fazer uma faculdade particular também pode usar o Enem. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza as notas do Enem para conceder bolsas integrais e parciais (50%) para estudantes de baixa renda.

Outra forma de usar o Enem para fazer um curso de graduação é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa financia as mensalidades de estudantes que se encaixam nos critérios de renda.

O Enem também usado por várias instituições de ensino como meio de selecionar seus alunos, seja em substituição ao vestibular ou como uma das etapas dos processos seletivos. É possível até estudar em Portugal com as notas do Enem.

Por: Lorraine Vilela

Seções de Enem

Artigos de Enem

Versão completa