Simplificação de frações

Simplificação de frações é o nome dado ao processo usado para encontrar uma fração equivalente que tem numerador e denominador menores que os iniciais.

As frações equivalentes são frações diferentes que representam o mesmo número racional. Também podemos dizer que essas frações possuem o mesmo valor. Simplificar uma fração é encontrar uma fração equivalente a ela cujo numerador e denominador sejam números menores que os originais. Para fazer isso, é importante saber como encontrar frações equivalentes e, por isso, elas serão brevemente discutidas a seguir.

Frações equivalentes

Frações que possuem o mesmo valor podem ser encontradas multiplicando ou dividindo numerador e denominador pelo mesmo número. Observe o exemplo abaixo.

1 = 2 = 4 = 0,5
2    4    8        

A segunda fração acima pode ser encontrada multiplicando-se numerador e denominador da primeira por 2. A terceira fração pode ser encontrada multiplicando numerador e denominador da primeira por 4. Todas elas tem resultado igual a 0,5.

Simplificação de frações

Simplificar uma fração é encontrar uma fração equivalente a ela utilizando o processo da divisão. Por exemplo, observe a simplificação da seguinte fração:

100 :2 = 50
 200 :2   100

Observe que, mesmo já tendo sido simplificada, ainda é possível simplificá-la novamente. Podemos repetir o processo de simplificação até encontrar uma fração que não pode mais ser simplificada. Essa última ganha o nome de fração irredutível. Ainda no exemplo anterior, teremos:

100 :2 =  50  :10 =  5 :5 = 1
200 :2    100 :10    10 :5   2

Observe que o número que divide o numerador e o denominador obrigatoriamente tem que ser o mesmo. Entretanto, não é necessário que as divisões sejam pelo menor número, como no mínimo múltiplo comum. Aliás, quanto maior for esse número, mais rápido a fração irredutível será encontrada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, em resumo, simplificar frações é o processo de dividir numerador e denominador pelo mesmo fator a fim de encontrar uma fração equivalente formada por números inteiros menores que os iniciais.

Exemplos:

1 – Simplifique a fração 144/720

Solução: As frações podem ser simplificadas por qualquer número, desde que esse número seja divisor do numerador e do denominador simultaneamente. Entretanto, nem sempre é fácil encontrar um número que resolva o problema em apenas uma divisão. Por isso, sugerimos que a simplificação seja feita passo a passo, escolhendo os números em que se tenha certeza da divisibilidade simultânea. Observe.

144:2 =  72 :2 =  36 :2 = 18:2 =  9 :3 =  3 :3 = 1
720:2    360:2    180:2    90:2     45:3    15:3    5

2 – Qual a fração irredutível equivalente a 30/120

A fração irredutível é encontrada simplificando a fração em questão até que ela não possa mais ser simplificada. Observe que numerador e denominador terminam em 0, o que significa que ambos são divisíveis por 10. Logo:

 30 :10 =  3 :3 = 1
120:10    12:3    4

 


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Uma fração madura da maçã verde

Uma fração madura da maçã verde

Por: Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos relacionados

Arredondamento

Clique e aprenda a fazer o arredondamento de números decimais da maneira correta, proposta pelo IBGE em sua Resolução 886/66.

Grandezas direta e inversamente proporcionais

Clique e aprenda o que são grandezas direta e inversamente proporcionais e entenda como elas devem ser usadas na regra de três.

Porcentagem

Clique e aprenda o que são porcentagens e entenda como esse conceito relaciona quantidades a uma escala de 0 a 100. Descubra também como essa forma de representar quantidades pode ser obtida por meio de frações com denominador igual a 100 e ser calculada com a regra de três, conceito que simplifica esses cálculos.

Valor de pi

Descubra o valor de pi, número relacionado com o comprimento dos círculos. Conheça uma aproximação desse decimal infinito e aprenda também uma forma de calcular o valor aproximado desse número. Esse método, criado por Arquimedes, utiliza polígonos inscritos e circunscritos em uma circunferência.

Divisão com resultado decimal

Clique e aprenda o que é a divisão com resultado decimal e a encontrar esse resultado usando o método da chave. Além disso, veja o que significa um resultado decimal de uma divisão e como ele pode ser representado. Entenda também algumas definições básicas dessa operação.

Adição e subtração de frações

Clique para aprender a realizar de uma vez por todas a adição e a subtração de frações de maneira prática!

Multiplicação e divisão de frações

Operações envolvendo frações

Frações equivalentes

Descubra o que são frações equivalentes e por que elas são iguais.

Adição e subtração de fração algébrica

Clique e aprenda a realizar adição e subtração de frações algébricas, além de obter alguns detalhes importantes de como realizar essas operações.

Mínimo múltiplo comum e Máximo divisor comum

mínimo múltiplo comum, mmc, máximo divisor comum, mdc, múltiplo, divisor, como calcular múltiplos, como calcular divisores, calcular o mmc, calcular mdc, cálculo do mínimo múltiplo comum, cálculo do máximo divisor comum.

Jogo de sinais

Clique para aprender a realizar o jogo de sinais e não erre mais nos cálculos de Matemática!

Divisibilidade: múltiplos e divisores

Divisão, divisibilidade, o que é divisibilidade, definição de múltiplos, definição de divisores, múltiplos, divisores, conjuntos dos múltiplos, conjunto dos divisores, números naturais.

Regras de Divisibilidade

Divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Conjunto dos Números Inteiros

Números Inteiros, representação, adição, subtração, multiplicação e divisão.

Números naturais

Conheça os números naturais, entenda o que é um antecessor e um sucessor de um número, bem como quais são os subconjuntos desse conjunto numérico.

Conjunto dos Números Racionais

Clique e aprenda mais sobre o conjunto dos números racionais!

Algoritmo da divisão

Clique para entender o algoritmo da divisão, também conhecido como método da chave, que é utilizado para dividir números inteiros.

Dicas para o cálculo da multiplicação

Você sabia que existem regras que possibilitam o cálculo da multiplicação de forma mais rápida? Acesse e descubra!