Divisibilidade: múltiplos e divisores

Em uma divisão existem alguns termos: dividendo (número que será dividido) quociente (resultado da divisão), divisor (número que divide) e resto (o que sobra da divisão), quando o resto é igual a zero dizemos que a divisão é exata. Sendo assim, podemos concluir que nessa divisão ocorre uma divisibilidade, ou seja, podemos encontrar múltiplos e divisores.

Por exemplo, quando resolvemos a divisão 123 : 3 encontramos como quociente 41 e resto igual a 0.
Concluímos que essa divisão é exata (não sobra resto maior que zero), então dizemos que:
123 é divisível por 3, pois a divisão é exata; ou que 123 é múltiplo de 3, pois existe um número natural que multiplicado por 3 resulta em 123; ou que 3 é divisor de 123, pois existe um número que divide 123 e resulta em 3.

A partir desse exemplo podemos definir múltiplo e divisor como:

Múltiplos são resultados de uma multiplicação de dois números naturais. Por exemplo, 30 é múltiplo de 6, pois 6 x 5 = 30.

Divisores são números que dividem outros, desde que a divisão seja exata, por exemplo: 2 é divisor de 10, pois
10: 2 = 5.

Quando especificamos os múltiplos e os divisores de um número formamos conjuntos dos múltiplos e dos divisores, veja alguns exemplos de conjunto dos múltiplos e divisores de números naturais e perceba as suas particularidades.

M(5) = {0,5,10,15,20,25,30,35, ... }
M(15) = {0,15,30,45,60,75, ... }
M(10) = {0,10,20,30,40,50,60, ... }
M(2) = {0,2,4,6,8,10,12,14,16, ...}

Observando os conjuntos acima percebemos que todos eles são infinitos e que possuem um elemento em comum, o elemento 0. Como todos os conjuntos citados são formados por múltiplos de números, podemos concluir que o conjunto dos múltiplos de qualquer número sempre será infinito, pois existem infinitos números naturais que podem ser multiplicados. Podemos concluir também que sempre o 0 fará parte dos elementos de um conjuntos dos múltiplos de um número, pois qualquer número multiplicado por zero resultará em zero.

D(55) = {1,5,11,55}
D(10) = {1,2,5,10}
D(20) = {1,2,4,5,10,20}
D(200) = {1,2,4,5,8,10,20,25,40,50,100,200}

Os conjuntos dos divisores de números naturais deixam claro que todos esses conjuntos são finitos, pois não é toda divisão que o resto é igual a zero e o número 1 é divisor de qualquer número natural, pois qualquer número dividido por ele mesmo é igual a 1.

OBSERVAÇÕES:
• Quando um número é divisível por apenas um e por ele mesmo dizemos que esse número é primo.
• O único número primo par é o 2.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Múltiplos e divisores

Múltiplos e divisores

Por: Danielle de Miranda

Artigos relacionados

Conjunto dos Números Inteiros

Números Inteiros, representação, adição, subtração, multiplicação e divisão.

Decomposição em fatores primos

Clique e aprenda o que são números primos. Veja as definições de números primos e números compostos e entenda como esses dois subconjuntos são complementares. Descubra também como fazer a decomposição de números compostos em fatores primos e saiba por que o número 1 não é considerado um número primo.

Jogo de sinais

Clique para aprender a realizar o jogo de sinais e não erre mais nos cálculos de Matemática!

Multiplicação

Entenda o que é a multiplicação, aprenda a fazer a multiplicação entre dois ou mais números. Conheça quais são as propriedades dessa operação.

Mínimo múltiplo comum (MMC)

Aprenda a calcular o mínimo múltiplo comum de dois ou mais números e como utilizá-lo para resolver problemas que envolvem adição e subtração de frações.

Mínimo múltiplo comum e Máximo divisor comum

mínimo múltiplo comum, mmc, máximo divisor comum, mdc, múltiplo, divisor, como calcular múltiplos, como calcular divisores, calcular o mmc, calcular mdc, cálculo do mínimo múltiplo comum, cálculo do máximo divisor comum.

Números naturais

Conheça os números naturais, entenda o que é um antecessor e um sucessor de um número, bem como quais são os subconjuntos desse conjunto numérico.

Números primos

Entenda o que é um número primo. Aprenda a identificar números primos pelo crivo de Eratóstenes. Encontre a decomposição em fatores primos de um número.

Regras de Divisibilidade

Divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Simplificação de frações

Clique para aprender o que é simplificação de frações, como simplificá-las e como encontrar as chamadas frações irredutíveis.

Sistemas lineares com duas equações: método da adição

Clique para aprender a resolver sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas pelo método da adição.

Subconjuntos dos números naturais

Clique e aprenda o que são conjuntos e subconjuntos e quais são os subconjuntos mais importantes dos números naturais.