Frações equivalentes

Frações equivalentes: diferentes representações da mesma quantidade
Frações equivalentes: diferentes representações da mesma quantidade

Frações equivalentes são aquelas frações que correspondem ao mesmo valor numérico, isso significa que representam a mesma quantidade fracionária. Por exemplo . Como pode ser observado na figura a seguir, essas frações são iguais, já que representam a mesma quantidade.

Frações que equivalem ao mesmo valor numérico

Podemos obter frações equivalentes apenas multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número diferente de zero. Assim, na fração , se multiplicarmos o numerador e denominador por 2, 3 ou 10, temos, respectivamente:

Podemos também utilizar a operação de divisão, assim .

Desse modo, podemos escrever  e, além dessas, podemos obter infinitas frações equivalentes, já que tempos infinitos números que podem ser multiplicados ou divididos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante lembrar que qualquer fração pode ser escrita de formas equivalentes e que, ao calcular uma fração equivalente, sempre utilizamos o mesmo número para multiplicar ou dividir tanto o numerador quanto o denominador, somente assim pode-se garantir que o valor numérico não foi alterado. Isso ocorre porque quando multiplicamos e dividimos pelo mesmo número, estamos apenas multiplicando por 1. Se, por alguma desatenção, multiplicarmos ou dividirmos o numerador e o denominador por valores diferentes, a fração obtida não será uma fração equivalente e, portanto, não se pode manter a igualdade.

 


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Franciely Jesus Guedes

Artigos relacionados

Adição e subtração de fração algébrica

Clique e aprenda a realizar adição e subtração de frações algébricas, além de obter alguns detalhes importantes de como realizar essas operações.

Adição e subtração de frações

Clique para aprender a realizar de uma vez por todas a adição e a subtração de frações de maneira prática!

Dízima periódica

Conheça as dízimas periódicas. Aprenda a encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica. Classifique a dízima periódica como simples ou composta.

Multiplicação de fração algébrica

Clique para aprender o modo correto de realizar uma multiplicação entre frações algébricas!

Multiplicação e divisão de frações

Operações envolvendo frações

Porcentagem

Clique e aprenda o que são porcentagens e entenda como esse conceito relaciona quantidades a uma escala de 0 a 100. Descubra também como essa forma de representar quantidades pode ser obtida por meio de frações com denominador igual a 100 e ser calculada com a regra de três, conceito que simplifica esses cálculos.

Razão entre grandezas diferentes

Clique para aprender a resolver razões entre grandezas diferentes, isto é, divisões em que divisor e dividendo representam grandezas distintas.

Simplificação de frações

Clique para aprender o que é simplificação de frações, como simplificá-las e como encontrar as chamadas frações irredutíveis.