Dicas de geografia para o Enem

A prova de geografia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma ser bastante interdisciplinar, com questões envolvendo o ser humano, suas relações com o espaço ao longo do tempo e na atualidade, além de exigir uma visão crítica da realidade que nos rodeia. Vejamos algumas dicas que ajudarão, por assunto, você a fazer as devidas conexões interdisciplinares nas 45 questões que te esperam no primeiro dia da prova.

Uma dica essencial, antes de tudo, é esquecer que geografia e demais ciências humanas são aprendidas na base do “decoreba”. Por ser uma área tão rica e complexa em determinados assuntos, a ação de decorar capitais ou nome de países já foi superada há tempos.

Existem vários “mundos” geográficos com reflexões e críticas, e, para tanto, a arte do “decoreba” não é mais suficiente.
Existem vários “mundos” geográficos com reflexões e críticas, e, para tanto, a arte do “decoreba” não é mais suficiente.

Na geografia, o que se espera do candidato é que ele analise os problemas (questões) e encontre soluções (respostas) que estimulem a criticidade. Assim, alternativas da prova que contenham respostas simples provavelmente são erradas. Além disso, não há como restringirmos os efeitos de um fenômeno, seja natural, seja social. Alternativas em que apareçam palavras restritivas (exclusivamente, somente, apenas) também caem no erro, pois a “ciência da Terra” (tradução literal de geografia) não é restritiva, e sim muito ampla.

Como se sabe, o Enem ocorre de forma simultânea no país todo. Devido a isso, particularidades de cada região costumam cair menos nele do que em vestibulares tradicionais. Uma prova da Fundação de Vestibulares de São Paulo (Fuvest) cobrará aspectos do estado de São Paulo de forma específica. Já o Enem pode abordar aspectos do estado mais rico do país, mas de forma geral, considerando como eles influenciam a dinâmica nacional. Fiquem atentos(as) a isso.

Observe as dicas separadas por assuntos que mais caíram no Enem nos últimos anos.

Leia também: Como estudar geografia para o Enem

Questões ambientais

Esse é um dos principais assuntos cobrados na prova de geografia do Enem, podendo ser encontrado também na prova de biologia, no segundo dia, devido à interdisciplinaridade. Para esse tópico, é essencial que o(a) candidato(a) esteja atento(a) às notícias atuais sobre o meio ambiente, como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não nos esqueçamos de que o Enem cobra conteúdo, sendo obrigatório que quem vá fazer a prova saiba as causas e consequências desse assunto. Entretanto, não basta só saber o conteúdo, é preciso interpretá-lo com criticidade para encontrar a alternativa correta acerca do problema abordado.

É bastante comum cair assuntos como:

Os impactos ambientais são temas recorrentes no Enem.
Os impactos ambientais são temas recorrentes no Enem.

Aqui cabe mais uma dica: geralmente, questões envolvendo temáticas ambientais trazem textos longos e exigem raciocínio crítico. Ter boa leitura e estar atualizado(a) sobre notícias ambientais contam pontos ao resolver questões desse tipo. 

Globalização

A intensa e veloz mudança na forma como nos comunicamos é um dos efeitos desse assunto. Nas provas do Enem, a globalização pode vir atrelada a vários temas, como geopolítica, com algum trecho de uma notícia internacional, ou questões agrárias, com a análise da produção de alimentos no mundo.

Nos dois exemplos, o(a) candidato(a) deve ter um bom senso interpretativo e noção de espaço para perceber que fatores nacionais podem influenciar ações internacionais.

A globalização pode ser abordada nos seguintes assuntos:

  • migrações internacionais
  • distribuição da população e da riqueza pelo mundo
  • desenvolvimento de novas tecnologias
  • ordem mundial
  • capitalismo e socialismo
  • conflitos civis pelo mundo

Climatologia

Associada com as questões ambientais, a climatologia está presente no Enem para buscar do(da) candidato(a) uma análise sobre os principais climas do Brasil em seus aspectos e características gerais. Nesse caso, é necessário o saber sobre fatores climáticos, como:

Cartografia

Nas questões que envolvem assuntos da cartografia, espera-se que haja análise e interpretações de mapas e das diferenças entre eles. Além disso, pode haver questões que peçam para encontrar uma alternativa adequada a um tipo de mapa para determinada função.

Temas como projeções cartográficas, escalas e tipos de mapas podem exigir conhecimentos específicos do(da) candidato(o).

Veja também: Temas de geografia que mais caem no Enem

Urbanização

Pautas urbanas estão sempre nas provas do Enem, sendo cobradas, com bastante interdisciplinaridade, com pautas ambientais e populacionais. Vivemos em um país em que mais de 80% da população vivem nas cidades, sendo inevitável a abordagem de assuntos urbanos.

A análise de problemas urbanos pode ser, também, análise de problemas ambientais. [1]
A análise de problemas urbanos pode ser, também, análise de problemas ambientais. [1]

A urbanização pode ser cobrada nos seguintes assuntos:

Geografia da indústria

Esse tópico é bastante relacionado com a história, pois pode haver questões sobre as três Revoluções Industriais ou até mesmo sobre a atual Revolução Industrial Tecnológica.

Há também a possibilidade de o Enem trazer questões voltadas para a industrialização brasileira, como:

  • aspectos históricos;
  • transformações no espaço geográfico;
  • desenvolvimento de cidades e parques industriais e/ou a participação da População Economicamente Ativa (PEA) no setor secundário da economia.
Impactos industriais podem repercutir além do local de origem do problema.
Impactos industriais podem repercutir além do local de origem do problema.

Fique atento(a) aos modelos de produção industrial que existem nas diferentes indústrias, como:

Geografia agrária

As proporções continentais associadas ao clima e à disponibilidade de recursos hídricos encontrados no Brasil fazem da geografia agrária um prato cheio do Enem. Somos líderes em vários itens agrícolas, como laranja, cana e grãos, o que torna esse assunto bem cobrado no exame.

Diferenças entre os tipos de agricultura (familiar, de subsistência e agronegócio); impactos da agricultura na economia brasileira e na natureza (como uso de agrotóxicos e fertilizantes); uso da terra e reforma agrária; êxodo rural; extrativismo e desmatamento irregulares; fome no Brasil e no mundo podem ser temas ligados a esse tópico, sendo interessante estar por dentro de todos eles.

Geomorfologia

Nesse tópico, espera-se que o(a) candidato(a) saiba as principais formas de relevo, como planaltos, montanhas, depressões e planícies, as diferenças entre essas formas e os processos geomorfológicos que levaram à formação de cada uma.

Pode haver uma cobrança de assuntos ligados aos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos) de modificação de relevo: tectonismos, processos erosivos, ação das águas e ventos, entre outros assuntos similares.

Geopolítica

As constantes mudanças ocasionadas pela globalização fazem com que a geopolítica mundial também seja assunto do exame. Nesse tópico, pode ser cobrado do(da) candidato(a) uma análise crítica sobre:

  • os conflitos mundiais no Oriente Médio;
  • as migrações em massa na Síria e os impactos desses eventos para a economia global;
  • ações das Organizações das Nações Unidas (ONU);
  • as principais potências econômicas do globo;
  • fatos da atualidade etc.
Os conflitos civis podem ser temas do Enem. Na foto, militares e civis em Damasco, Síria.  [2]
Os conflitos civis podem ser temas do Enem. Na foto, militares e civis em Damasco, Síria.  [2]

Além da globalização, esse tópico também pode ser encontrado em questões que envolvam história de conflitos, o que exigirá conhecimento histórico, além de análises profundas e críticas utilizando-se de conceitos geográficos, como território e Estado. 

Acesse também: Como se calcula a densidade demográfica? 

Conceitos geográficos

Os conceitos da geografia podem ser cobrados com base em notícias e/ou reportagens, pois o exame pode cobrar qual conceito geográfico aplica-se ao que está no enunciado. Dessa forma, é interessante que o(a) candidato(a) saiba conceituar:

São conceitos que podem ser parecidos, mas que possuem enfoques totalmente diferentes.

Créditos das imagens

[1] Dogora Sun / Shutterstock

[2] goran_safarek / Shutterstock 

Por: Átila Matias

Artigos relacionados

Temas de geografia que mais caem no Enem

Conheça os principais temas de geografia que mais caem no Enem. Entenda, com questões, como esses temas são abordados em uma das maiores provas do país.

Como estudar geografia para o Enem

Entenda sobre o conhecimento geográfico e sua importância. Saiba como aproveitar as ferramentas disponíveis para estudar geografia para o Enem.

Como se calcula a densidade demográfica?

Entenda o que é a densidade demográfica e como esse importante dado populacional é calculado.

Fatores que influenciam o clima

Conheça os fatores que influenciam a dinâmica do clima e suas principais características.

O que é o Espaço Geográfico?

O conceito de espaço geográfico, sua importância e as categorias utilizadas em seu estudo.

Meios de comunicação

Saiba quais foram os primeiros meios de comunicação, quais são os atuais e como eles evoluíram ao longo dos anos, transformando a sociedade.