Carta de reclamação

A carta de reclamação é um gênero que tem como principal objetivo estabelecer comunicação com outrem a fim de evidenciar uma insatisfação.

Em nosso cotidiano, lidamos com diversas situações em que é necessário reclamar sobre algo.

A carta de reclamação é um texto destinado a evidenciar um problema, seja ele em relação a algum produto, problemas no condomínio, direitos não concedidos, atraso em algum serviço, dentre outros. É uma modalidade de escrita por meio da qual os indivíduos exercem sua cidadania no que diz respeito a seus direitos.

Leia também: Carta do leitor — um texto jornalístico de caráter argumentativo

Resumo sobre carta de reclamação

  • A carta de reclamação é caracterizada por formalizar uma insatisfação.

  • É um texto argumentativo que utiliza linguagem formal e a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A estrutura da carta de reclamação consiste em local e data, vocativo, assunto e despedida.

  • Para produzir uma boa carta de reclamação, é importante entender a estrutura e características do gênero e dispor de informações legais necessárias para a construção do texto.

Videoaula sobre carta de reclamação

O que é uma carta de reclamação?

A carta de reclamação é definida por expor uma insatisfação, a qual se dá em relação a algum serviço prestado, produto adquirido ou qualquer outra questão em que o autor se sinta injustiçado ou lesado.

Ela é comumente utilizada em situações comerciais, quando, por exemplo, o reclamante percebe que algum serviço não foi oferecido conforme o combinado, quando falta algo ou o produto está com defeito, entre outras circunstâncias.

Características da carta de reclamação

Por se tratar de um texto que envolve situações de insatisfação, a carta de reclamação tem como característica apresentar um texto direto e formal. O autor faz uso da norma-padrão da língua e dá ênfase à reclamação usando pronomes indefinidos, sem reações exageradas, como palavrões e ofensas.

A carta de reclamação é essencialmente argumentativa, pois o locutor deve expor os elementos que validam a sua queixa. Assim, é importante descrever, de maneira concisa, o fato ocorrido e fazer as devidas exigências para que o problema seja solucionado.

Veja também: Carta comercial — tipo textual de comunicação de uma empresa com outra

Qual a estrutura da carta de reclamação?

A carta de reclamação segue a estrutura padrão de carta, com algumas modificações específicas.

  • Local e data: são escritos por extenso e fazem a marcação temporal e espacial do texto.

  • Vocativo: deve indicar a quem a carta é endereçada, seja uma empresa, órgão, grupo ou qualquer responsável por resolver o problema.

  • Assunto: é o local da carta onde são expostos os fatos ocorridos. É preciso dizer o que levou o autor a redigir a carta.

  • Despedida (fecho): na parte final, é importante reforçar a reclamação e exigir um posicionamento do destinatário quanto ao problema. O fechamento pode ser feito com expressões como “atenciosamente”, “sem mais”, entre outras.

Passo a passo de como fazer uma carta de reclamação

Para desenvolver uma boa carta de reclamação, siga o passo a passo a seguir.

1. Noção sobre o gênero e a sua estrutura

A primeira coisa a ser feita é pesquisar os principais elementos que compõem o gênero carta de reclamação. Assim, o autor precisa entender:

  • as características do texto;

  • a linguagem a ser utilizada;

  • a disposição das informações no texto (estrutura).

2. Junção das informações

Em síntese, o remetente precisa responder às seguintes questões:

  • O que está sendo reclamado?

  • De quais elementos eu disponho para realizar a reclamação?

É preciso saber claramente e evidenciar no texto o que está sendo reclamado. Em seguida, como se trata de um texto que utiliza argumentos para exigir um posicionamento, o autor precisa saber ao menos a qual situação de injustiça sua queixa se enquadra.

Essa informação é importante, pois a carta de reclamação pode funcionar como um documento judicial. Ela é uma prova de que os direitos do cidadão, enquanto consumidor ou outra categoria social, não foram atendidos.

3. Produção do texto

No processo de escrita, deve-se:

  • Colocar data e local e, em seguida, o vocativo com o nome do destinatário.

  • Iniciar o texto com a exposição dos fatos, isto é, explicar o que te levou a escrever a carta. Utilize linguagem concisa e dentro da norma-padrão da língua.

  • Apresentar, em seguida, argumentos que reforcem sua insatisfação. Deixe claro ao destinatário o seu descontentamento e reforce, sempre que possível, que você sabe dos seus direitos.

  • Exigir um posicionamento no fechamento da texto. Encerre a carta de forma sucinta, por meio de expressões como “atenciosamente” e “sem mais”, uma vez que algo está sendo reivindicado.

  • Assinar a carta.

Acesse também: Carta argumentativa — tipo de carta usado para expressar um ponto de vista

Exemplo de carta de reclamação

Goiânia, 20 de abril de 2021

À Companhia Logística Brasil,

Eu, Luiz, adquiri recentemente um celular com tecnologia 5G em uma das empresas parceiras da Companhia Logística Brasil. Essa não é a primeira vez que recebo um produto por meio dos serviços oferecidos por vocês. Até o momento, eu nunca havia tido problemas. No entanto, na última semana, ao receber o produto mencionado, verifiquei que ele apresentava alguns danos na embalagem. Ao abri-la, me deparei com a tela de 6.6 polegadas quebrada.

Eu tentei contato com os canais oficiais de comunicação da empresa e não obtive sucesso. As ligações caíam, ou eu era colocado em uma espera que demorava horas. Escrevo esta carta para demonstrar minha insatisfação, pois sei que tenho direitos como consumidor. O produto não foi danificado por mim, e não se trata de acionar a garantia ou adotar uma ação semelhante, pois o celular já chegou com defeitos — tela quebrada e falhas no carregamento da bateria.

Entretanto, o que me deixa mais insatisfeito é a falta de comunicação. As centrais de atendimento foram criadas para tratar de questões como essa que descrevo a vocês. No entanto, elas não parecem funcionar corretamente e acabam gerando situações de estresse por parte dos consumidores.

Sendo assim, exijo da companhia um retorno, o mais rápido possível, sobre o produto que adquiri e que veio danificado. Quanto mais vocês demoram para me oferecer um posicionamento, mais eu me sinto prejudicado. O celular é, hoje, minha principal ferramenta de trabalho. Sem ele, deixo de exercer minhas atividades profissionais.

Sem mais,

Luiz Henrique Lourenço

Por: Rafael Camargo de Oliveira

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Carta de reclamação
Radiciação de números complexos (2ª fórmula de Moivre)
Fator de Van't Hoff
Força centrípeta
Todas as vídeo aulas

Versão completa