Benjamin Franklin

Benjamin Franklin é considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos, ou seja, um dos intelectuais que participaram ativamente da luta da colônia americana contra o domínio da Inglaterra. Desde a juventude, ele demonstrou interesse nos estudos e nas pesquisas científicas. Também incentivou a construção de bibliotecas e fundou a Universidade da Pensilvânia. Foi o primeiro embaixador dos Estados Unidos na França.

Leia também: Guerra Civil Americana – conflito mais sangrento da história dos Estados Unidos

Biografia de Benjamin Franklin

Benjamin Franklin nasceu em 18 de outubro de 1706, em Boston, estado do Massachusetts. Desde os 12 anos, ele trabalhou em jornais, seja na impressão, seja como colaborador. Em 1732, publicou o Almanaque do Pobre Ricardo, uma famosa publicação com provérbios que agradavam ao grande público.

A sua aproximação com a maçonaria americana colaborou para a construção da primeira biblioteca pública da Filadélfia. O acervo era formado por livros de história, geografia, teologia e ciência. Essa iniciativa foi copiada por outras cidades que consideravam a leitura de livros um dos meios de luta contra o domínio inglês na América.

Nesse mesmo período, na Europa, o Iluminismo era o principal movimento filosófico e estava em grande expansão pelo mundo. As ideias de liberdade de pensamento, de limites ao poder absolutista e de liberalismo econômico não se restringiram apenas ao continente europeu, atingindo também as colônias americanas. Além disso, os iluministas valorizavam o pensamento racional e a ciência. Benjamin Franklin foi influenciado pelos ideais iluministas e se tornou também um estudioso e pesquisador científico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1740, Franklin fundou a Universidade da Pensilvânia e a sociedade filosófica americana para divulgar descobertas científicas. A partir de 1748, com uma riqueza estável e com tempo disponível para os estudos, ele decidiu aprofundar seus estudos sobre a eletricidade, identificando as cargas positivas e negativas. Ele também demonstrou, por meio de suas pesquisas, que os raios são fenômenos naturais. Outra descoberta notável foi o para-raios.

Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos Estados Unidos.
Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos Estados Unidos.

No âmbito político, Benjamin Franklin teve atuação ao se posicionar contra a Lei dos Selos e em defesa da união das colônias. Ele contribuiu para a elaboração da Declaração da Independência dos Estados Unidos em 1776. Por causa dessa contribuição, Franklin está entre aqueles considerados como os pais fundadores dos Estados Unidos.

Logo após a independência norte-americana, ele foi nomeado embaixador dos EUA na França. Franklin foi fundamental ao fechar um acordo de cooperação militar com os franceses para lutarem contra os ingleses na guerra pela independência dos Estados Unidos. Ele também acordou com os ingleses o tratado de paz em 1785.

Benjamin Franklin morreu na Filadélfia, em 17 de abril de 1790.

Invenções de Benjamin Franklin

Benjamin Franklin foi responsável pela descoberta da eletricidade e do para-raios.

Vida política de Benjamin Franklin

Benjamin Franklin teve participação importante na independência dos Estados Unidos, em 1776. Ele ajudou na elaboração da declaração de independência e também nas relações exteriores, quando se tornou o primeiro embaixador norte-americano na França.

Sua presença em terras francesas garantiu apoio contra os ingleses, que entraram em guerra por não reconhecerem a independência dos Estados Unidos. Além disso, ele foi responsável pelo acordo com os antigos dominadores por meio do Tratado de Paris, em 1783.

Logo após sua passagem pela França, Franklin voltou aos EUA e governou a Filadélfia de 1785 até 1788. Pela sua importante participação na independência americana, ele se tornou um dos pais fundadores dos Estados Unidos.

Veja também: Estados Unidos no século XIX – mudanças e conflitos

Frases de Benjamin Franklin

  • “A preguiça anda tão devagar que a pobreza facilmente a alcança.”
  • “Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.”
  • “Viver é enfrentar um problema atrás do outro.”
  • “As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo.”

Resumo sobre Benjamin Franklin

  • Benjamin Franklin foi um dos pais fundadores dos Estados Unidos, porque atuou decisivamente na elaboração da declaração de independência norte-americana e em acordos externos em favor da causa.
  • Ele foi um pesquisador intenso e descobriu a eletricidade e o para-raios.
  • Como primeiro embaixador norte-americano na França, Benjamin Franklin conseguiu apoio à independência dos Estados Unidos e elaborou um acordo com os ingleses.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Benjamin Franklin é um dos principais nomes da história dos Estados Unidos. Ele colaborou para a elaboração da declaração de independência estadunidense e fez pesquisas científicas importantes que resultaram na descoberta da eletricidade e do para-raios. O contexto vivido por Benjamin Franklin e que colaborou para a libertação dos norte-americanos e de estudos científicos foi:

A) Reforma Protestante.

B) Grandes Navegações.

C) Iluminismo.

D) Revoluções sociais.

Resolução

Alternativa C. O movimento iluminista foi um grande incentivador da busca das colônias americanas pela sua independência. Além disso, a valorização do pensamento racional e da ciência foram grandes influências nas pesquisas e trabalhos de Benjamin Franklin.

Questão 2 – Assinale a alternativa correta que aponta a atuação de Benjamin Franklin no exterior em favor da independência dos Estados Unidos.

A) Ele se uniu a Simon Bolívar para construir uma “Pátria Grande”.

B) Franklin tentou um acordo com o rei inglês para que a independência dos Estados Unidos fosse feita de forma pacífica.

C) Traiu os revolucionários americanos ao se unir aos ingleses.

D) Conseguiu o apoio dos franceses na luta em favor da independência e elaborou o tratado de paz com os ingleses.

Resolução

Alternativa D. Benjamin Franklin foi o primeiro embaixador norte-americano na França e conseguiu o apoio dos franceses na luta contra os ingleses pela independência dos Estados Unidos. Quando a guerra terminou, Franklin elaborou o tratado de paz com a Inglaterra e que foi assinado em Paris.

Por: Carlos César Higa

Artigos relacionados

Abraham Lincoln

Acesse o site e conheça mais sobre a vida e a trajetória política de Abraham Lincoln. Acompanhe sua atuação durante a Guerra Civil Americana e a abolição da escravidão.

EUA e a Marcha para o Oeste

Conheça a história da formação territorial dos Estados Unidos da América, que aconteceu através da política da Marcha para o Oeste, efetivada no século XIX.

EUA e o Destino Manifesto

Saiba como os Estados Unidos legitimaram a Marcha para o Oeste e o extermínio indígena, através do documento “Destino Manifesto”.

George Washington

Acesse o site e conheça mais sobre a vida de George Washington. Entenda por que George Washington é considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos.

Guerra Civil Americana

Saiba que fatores levaram à ocorrência da Guerra Civil Americana, a guerra mais mortífera da história dos EUA!

Guerra Mexicano-Americana

Conheça as disputas territoriais travadas entre Estados Unidos e México durante a Guerra Mexicano-Americana, ocorrida de 1846 a 1849.

Guerra dos Sete Anos

Acompanhe o desenrolar da Guerra dos Sete Anos. Conheça mais sobre os conflitos que se iniciaram na Europa e atingiram a América e outras colônias europeias.

Independência dos Estados Unidos

Fique sabendo de que modo se realizou a Independência dos Estados Unidos da América e que resultados dela sobrevieram.

Luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos

Saiba mais sobre a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e entenda como ocorreu a formação de organizações como a do pastor protestante Martin Luther King Jr.