EUA e o Destino Manifesto

A independência das Treze Colônias Inglesas (Estados Unidos da América), no século XVIII, foi reconhecida como legítima pela Inglaterra, no ano de 1783. Após a posse do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, os norte-americanos viram a possibilidade de efetivar um velho desejo: a tão sonhada ocupação dos territórios a oeste.

No presente texto, analisaremos os motivos que levaram os colonos a ocupar obstinadamente os territórios a oeste, promovendo uma verdadeira campanha migratória para unir os territórios litorâneos do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, através da Marcha para o Oeste.

Com a criação, no ano de 1862, da Lei do Povoamento (Homestead Act), os colonos e os imigrantes europeus puderam aventar a possiblidade de uma vida próspera. A política governamental dos Estados Unidos visava a ocupar as terras do oeste, desenvolver a economia do país, fortalecer as indústrias e a produção de mercadorias, expandir o mercado consumidor e efetivar a implantação do capitalismo. Para isso, o governo norte-americano vendia lotes de terras por um valor irrisório.

Movidos pelos interesses econômicos, o governo norte-americano e a população de colonos e de imigrantes europeus promoveram uma rápida e audaciosa migração para os territórios a oeste. Essas migrações tiveram um caráter expropriador, ou seja, os povos indígenas dos Estados Unidos foram expropriados de terras que pertenciam a eles desde antes da chegada do europeu na região. Dessa maneira, milhões de índios foram exterminados e massacrados por interesses particulares de grandes produtores capitalistas e de grandes empresas que modernizavam o interior dos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contudo, os interesses econômicos que motivaram as migrações para o oeste foram legitimados por um discurso de caráter religioso, no qual o documento chamado de “Destino Manifesto” expressava o caráter divino e sagrado da população norte-americana. Em outras palavras, eles eram o povo escolhido por Deus para ocupar todas as terras a oeste. O discurso religioso legitimou a ocupação no século XIX de todos os territórios do meio oeste até o extremo oeste (litoral do Oceano Pacífico), que formaram a atual configuração territorial dos Estados Unidos nos dias atuais.

O “Destino Manifesto” legitimou todas as formas de expansão territorial norte-americana, começando pelo seu próprio território no século XIX, e expandindo para a conquista do mundo, principalmente nos séculos XX e XXI. Todas as ações bélicas dos Estados Unidos nos séculos XX e XXI foram e são motivadas pelo “Destino Manifesto”. Para muitos norte-americanos, eles continuam sendo o povo escolhido por Deus para governar e proteger o restante do mundo.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

O “Destino Manifesto” legitimou a Marcha para o Oeste nos EUA, no século XIX

O “Destino Manifesto” legitimou a Marcha para o Oeste nos EUA, no século XIX

Por: Leandro Carvalho

Artigos relacionados

Rússia e Ucrânia: a disputa pela Crimeia

Entenda as disputas entre Rússia e Ucrânia pela Crimeia e compreenda os principais fatores dessa importante questão.

Lei do Homestead

Saiba o que foi e em que circunstâncias foi aprovada a Lei do Homestead, ou Lei de Terras, nos Estados Unidos da América.

Doutrina Monroe

Saiba mais sobre a Doutrina Monroe, elaborada pelo presidente dos Estados Unidos, James Monroe, em 1823.

Independência dos Estados Unidos

Fique sabendo de que modo se realizou a Independência dos Estados Unidos da América e que resultados dela sobrevieram.

Ku Klux Klan

Saiba o que foi a Ku Klux Klan, quais eram as suas principais características e como ela surgiu no Sul dos Estados Unidos após a Guerra Civil Americana.

Luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos

Saiba mais sobre a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e entenda como ocorreu a formação de organizações como a do pastor protestante Martin Luther King Jr.

Guerra Mexicano-Americana

Conheça as disputas territoriais travadas entre Estados Unidos e México durante a Guerra Mexicano-Americana, ocorrida de 1846 a 1849.

Estados Unidos no século XIX

Leia este texto a respeito da história dos Estados Unidos ao longo do século XIX. Veja os principais acontecimentos que marcaram esse país durante esse século, com destaque para sua expansão territorial, conhecida como “marcha para o oeste”, e para a guerra travada entre nortistas e sulistas, conhecida como Guerra de Secessão.

Guerra do Golfo

Acesse este link do Alunos Online e confira importantes informações sobre a Guerra do Golfo (também conhecida como Primeira Guerra do Golfo). Leia o texto e entenda as razões que levaram o Iraque a invadir o Kuwait em 1990. Veja quais foram as medidas tomadas pelos EUA em represália ao Iraque.

Guerra Civil Americana

Saiba que fatores levaram à ocorrência da Guerra Civil Americana, a guerra mais mortífera da história dos EUA!