Liberalismo Econômico

Adam Smith
Adam Smith

O liberalismo econômico tem em Adam Smith sua principal figura. Para ele, o Estado não deveria intervir na economia, sendo que sua única função era justamente assegurar que o mercado não sofreria intervenções. Para Smith, a “mão invisível” do mercado era capaz de se auto-regular, constituindo-se um elemento independente, eficiente e eficaz.

Adam Smith pregava que era necessário acabar com o mercantilismo, os altos impostos e o protecionismo com o fim de estimular o comércio internacional. Segundo os liberalistas, os agentes econômicos são movidos por impulsos de ganância e ambição próprios, o que impulsionaria o crescimento e desenvolvimento econômico, favorecendo toda a sociedade, promovendo uma evolução generalizada. Resumidamente, o liberalismo econômico cria a pura concorrência, a lei da oferta e da procura e os mecanismos de auto-regulação do mercado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: PrePara Enem

Artigos relacionados

Capitalismo

Capitalismo, O que é Capitalismo, Como se desenvolve o Capitalismo, Quando teve início o Capitalismo, Onde surgiu o Capitalismo, Os problemas provocados pelo Capitalismo, As principais características do Capitalismo, Quais países utilizam o Capitalismo.

Economia Política

Saiba o que é Economia Política, quando teve origem e quais são os seus principais representantes e principais problemas de investigação.

Economias Periféricas

Conceito de Economias periféricas, Como se classificam as Economias periféricas, O que leva um país a ser classificado como Economias periféricas, Quais são os pontos negativos das Economias periféricas, O que é industrialização tardia, Como ocorre a industrialização tardia, Quais são os países que tiveram uma industrialização tardia.

Estrutura Econômica

Estrutura Econômica, setores da economia, definições de PEA, PEI, setor primário, setor secundário e setor terciário.

Fases do Capitalismo

Conheça as principais fases do capitalismo que demarcaram a sua evolução ao longo da história.

G 20 - Países em Desenvolvimento

Grupo formado por países em desenvolvimento para discutir questões agrícolas.

G 20 Financeiro

A formação de um grupo para debates econômicos em escala global.

G8

Clique aqui e confira quais são os países que formam o G8, e qual a importância desse grupo!

Liberalismo

Confira aqui o surgimento do liberalismo e quais são os seus princípios fundamentais.

Práticas Monopolistas

Práticas monopolistas, O que é monopólio, A ligação entre o capitalismo e o monopólio, As práticas monopolistas do tipo truste, As práticas monopolistas do tipo cartel, As práticas monopolistas do tipo Holding.

Teoria econômica de Adam Smith

Saiba mais sobre a teoria econômica de Adam Smith e que importância ela teve para o processo de formação da economia moderna.

Transnacionais

As transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Clique e confira!