Práticas Monopolistas

O monopólio é uma disputa desleal.
O monopólio é uma disputa desleal.

O sistema capitalista está vinculado ao lucro, para a sua obtenção existe uma grande disputa de mercado entre os grupos empresariais que caracterizam a livre concorrência, onde permanecem somente os mais fortes. Com intuito de garantir a permanência no mercado, uma das formas é a prática do monopólio.

Porém, tal prática é combatida em muitos países, no entanto, muitas vezes os esforços são em vão, pois grandes corporações encontram várias maneiras de “driblar” as leis de diferentes nações e, por isso, continuam a executar o monopólio.

Monopólio significa uma única empresa que retém total ou parcialmente um mercado e que atua em determinado ramo de atividade, dessa forma regula preços, matéria-prima entre outros a partir dos seus interesses, não permitindo a concorrência.

A prática do monopólio configura como uma concorrência imperfeita. Há diversas maneiras de praticar o monopólio, entre as principais estão:

Truste: compreende a união de várias empresas que realizam entre si diversos acordos financeiros, a partir desse tipo de união o gerenciamento do capital é unificado e as tomadas de decisões são centralizadas. Apesar de a união envolver várias empresas com nomes distintos, às vezes a configuração de uma das empresas é conservada.

Cartel: corresponde a acordos comerciais firmados entre empresas autônomas que atuam no mesmo ramo de atividade, as decisões são conjuntas, todos seguem um comum desenvolvimento comercial como a regulação de matérias-prima, divisão de mercados, preços praticados entre outras.

Holding: acontece quando há um conjunto de empresas e uma delas é responsável por gerenciar todas as outras, nesse caso são subordinadas, isso é proveniente do poder que é adquirido a partir da obtenção de ações.

Holding é um termo inglês que significa Sociedade gestora de participação social fundada com a finalidade de controlar e administrar um conglomerado de empresas. Holding geralmente não atua no sistema produtivo, essa tem a incumbência de administrar os capitais do grupo de empresas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Capitalismo

Capitalismo, O que é Capitalismo, Como se desenvolve o Capitalismo, Quando teve início o Capitalismo, Onde surgiu o Capitalismo, Os problemas provocados pelo Capitalismo, As principais características do Capitalismo, Quais países utilizam o Capitalismo.

Empresas Globais

As principais características das empresas globais e a lógica de sua produção.

Inflação

Entenda a definição de inflação, como ela é calculada e quais são as suas principais causas.

Liberalismo Econômico

Liberalismo Econômico, o que é Liberalismo Econômico, características do Liberalismo Econômico, Adam Smith, o surgimento do Liberalismo Econômico.

Monopólio

O que é monopólio, o que é oligopólio, causas do monopólio, vantagens do monopólio para as empresas, o monopólio é ruim para os consumidores, cartel.

Nepotismo

Nepotismo, O que é Nepotismo, Como funciona o Nepotismo, Empresas multinacionais, contratação de parentes de funcionários, A definição de Nepotismo, promove parentescos.

Problemas do Capitalismo

Veja alguns dos principais problemas do capitalismo e as questões envolvidas em relação à busca incessante por recursos e pela acumulação de riquezas.

Transnacionais

As transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Clique e confira!