Polímeros em alta

Usados desde a Segunda Guerra Mundial

Para quem não sabe, polímeros são plásticos, mas por que estes compostos se tornaram tão populares? Tudo tem explicação em seu concorrente: o vidro. Há alguns anos as únicas embalagens para produtos industrializados eram feitas do material vidro, cujas características são: peso elevado, inflexível e perigoso (por ser quebrável e cortante).

Foi então que a partir da década de 1960 iniciou-se o processo de modernização das embalagens. O novo material era derivado de polímeros, e possuía vantagens como baixo custo, impermeabilidade, flexibilidade e ao mesmo tempo resistentes a impactos.


Diante de tantos atributos, o plástico foi substituindo aos poucos as antigas embalagens, sendo assim consagrado e se transformando no material de sacolas para compras, lixo e embalagens para alimentos. Mas a utilização de polímeros não se limita apenas a esta função, conforme seu preparo são ainda empregados na fabricação de computadores, automóveis e até de nossas roupas.

Estudos mostram que nos países mais desenvolvidos são gastos anualmente mais de 100 quilos de polímeros por habitante, ou seja, estes materiais estão se tornando cada vez mais populares.
 

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema?
5 temas de Biologia que mais caem no Enem
Combustão
Fenomenologia de Merleau-Ponty
Todas as vídeo aulas

Versão completa