Hera

Hera foi uma das deusas gregas mais importantes, conhecida como esposa de Zeus e por ter sido vingativa e ciumenta.

Hera foi rainha dos deuses e a protetora das mulheres grávidas.

Hera ficou marcada como uma das deusas mais importantes da religiosidade grega, sendo a deusa das mulheres, do casamento, da família e dos nascimentos. Era também a guardiã das mulheres grávidas e a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus. A mitologia grega ressaltou o forte ciúmes que ela sentia de seu esposo, fruto das traições que sofreu dele.

Acesse também: Deuses do Egito — agiam em prol da conservação da harmonia no Universo

Resumo sobre Hera

  • Foi uma das deusas mais importantes na religiosidade dos gregos antigos.

  • Foi esposa de Zeus e, por isso, a rainha dos deuses.

  • Era a deusa das mulheres, do casamento, da família e dos nascimentos.

  • Tinha muitos ciúmes de Zeus, perseguindo as mulheres com quem ele se envolvia e os filhos que nasciam dessas relações.

  • Possuía templos espalhados por toda a Grécia e era a patrona de Argos.

Hera na mitologia grega

Hera foi uma deusa presente na mitologia grega, e uma das mais importantes. Era a deusa das mulheres, do casamento, da família e dos nascimentos, e os gregos a consideravam protetora das mulheres grávidas. Foi esposa de Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego, e por isso era a rainha dos deuses.

Hera, assim como Zeus, era filha do casal de titãs Cronos e Reia, e havia sido resgatada por Zeus do ventre de seu pai. Isso porque Cronos devorava todos os seus filhos, assim que eles nasciam, porque temia que um deles se voltasse contra ele e o destronasse de sua posição, o que acabou sendo feito por Zeus.

Isso foi possível porque Reia conseguira salvar Zeus e impedir que ele fosse devorado por seu pai. Zeus cresceu em Creta, e, quando adulto, retornou para resgatar os seus irmãos, incluindo Hera. Zeus, Hera e os outros irmãos iniciaram uma guerra de 10 anos contra os titãs, a Titanomaquia.

Apesar de ser uma deusa muito respeitada e importante para as mulheres na religiosidade grega, Hera ficou marcada nos mitos gregos por ser vingativa e ciumenta. Isso porque Zeus, seu marido, era-lhe sempre infiel, o que a irritava muito. Assim, ela o vigiava constantemente e perseguia as mulheres com as quais ele se envolvia, bem como os filhos que nasciam dessas relações.

  • Os ciúmes de Hera

Existem diversos mitos gregos que narraram as vinganças de Hera sobre as traições de seu marido. Um caso bastante conhecido foi a perseguição a Leto, deusa que engravidou de Zeus. Leto foi proibida de dar à luz por Hera, e, durante todo o período da proibição, ela sentiu as dores do parto.

Leto só conseguiu dar à luz porque contou com a ajuda de Poseidon, podendo ir à ilha criada por esse deus a fim de conseguir parir seu filho; assim, dela nasceram Apolo e Ártemis. Ela ainda foi perseguida por uma serpente gigante chamada Píton, enviada por Hera para matá-la, mas a serpente foi morta por Apolo.

Hera enviou também duas serpentes para matar Hércules, herói que nasceu do envolvimento de Zeus com a mortal Alcmena. Essa ação fracassou porque Hércules, ainda um bebê, matou as serpentes estrangulando-as. Entretanto, Hera não desistiu de persegui-lo, e, quando adulto, levou-o à loucura e o induziu a matar sua esposa, Megara, e seus filhos.

O ressentimento também fez com que Hera apoiasse os gregos no conflito narrado por Homero na Ilíada: a Guerra de Troia. Isso porque Páris, príncipe de Troia, havia escolhido Afrodite e não Hera como a deusa mais bonita do panteão grego. Assim, Hera atuou para que Troia fosse derrotada no conflito, objetivo alcançado.

Acesse também: Entenda a diferença entre religião e seita

Culto a Hera

Ruínas de um santuário construído em homenagem a Hera, em Samos.

Personalidade à parte, foi mencionada a sua importância na religiosidade grega, sendo bastante respeitada. Assim, o culto a Hera foi uma prática consolidada pela Grécia Antiga, e o trabalho dos historiadores nos permite saber um pouco como era o culto a essa deusa. Primeiramente, Hera foi a deusa patrona de Argos. Além disso, na Ilíada, é mencionado que as três cidades favoritas dessa deusa eram Esparta, Argos e Micenas.

A ilha de Samos foi um local que tinha um dos templos mais importantes para Hera em toda a Grécia. Os historiadores apontam que o primeiro santuário para essa deusa nesse lugar teria sido construído por volta de 800 a.C. Por fim, um grande templo foi construído por volta de 570 a.C., o Heraião da Ilha de Samos.

A cidade de Olímpia, importante local de culto a Zeus, teria tido um templo em homenagem a Hera, que pode ter sido construído entre 650 a.C. e 600 a.C. O respeito a Hera se manifestava ainda por meio de outras ações:

  • Em Elis, eram cunhadas moedas com o rosto de Hera.

  • Jogos em homenagem à deusa aconteciam na Grécia, eles recebiam o nome de Heraia;

  • Festivais chamados Hieros Gamos aconteciam em Samos e encenavam o casamento de Hera e Zeus.

O culto a Hera não ficou restrito à Grécia, pois os deuses gregos foram bastantes venerados entre os romanos, não sendo diferente com Hera, chamada por eles de Juno.

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Vidas Secas | Análise Literária
Invasões francesas no Brasil
Como um chinelo pode salvar a sua vida?
5 dicas para Entender o Pensamento de Platão
Todas as vídeo aulas

Versão completa