Goiânia

Goiânia é uma cidade localizada na Região Centro-Oeste do Brasil e capital de Goiás. É a principal cidade do estado e concentra importantes atividades econômicas e políticas.

Bandeira de Goiânia
Bandeira de Goiânia

Goiânia é a capital de Goiás, estado localizado na Região Centro-Oeste do Brasil. É a principal cidade goiana, abrigando a sede do governo estadual. Além disso, é a cidade mais populosa, e sua região metropolitana abarca mais de 2,5 milhões de habitantes, quase 40% da população de todo o estado.

É considerada metrópole de acordo com a Hierarquia Urbana de 2018, proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja também: Quais são as capitais dos estados do Brasil?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Goiânia

  • Goiânia é a capital de Goiás, estado localizado na Região Centro-Oeste do Brasil.

  • Está localizada no Planalto Central brasileiro, com uma altitude de quase 800 m.

  • Abriga a maior feira livre da América Latina, a Feira Hippie.

  • Possui clima tropical, com verões chuvosos e invernos secos.

  • O Cerrado é o bioma que prevalece na cidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Goiânia

  • Gentílico: goianiense.

Geografia de Goiânia

  • Área total: 728,841 km².

  • Altitude: 749 m.

  • Fuso horário: GMT –3, ou seja, três horas de atraso em relação ao Meridiano de Greenwich.

  • População total: 1.536.097 pessoas (estimativa IBGE, 2020).

  • Densidade demográfica: 1.776,74hab/km² (IBGE, 2010).

  • Clima: tropical continental, com verões chuvosos e invernos secos.

Histórico de Goiânia

- Fundação: 24 de outubro de 1933.

Localização de Goiânia

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Goiás.

  • Região intermediária: Goiânia.

  • Região imediata: Goiânia.

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Goiânia, que inclui 19 municípios e a capital goiana – Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nova Veneza, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

  • Municípios limítrofes: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Brazabrantes, Goianápolis, Goianira, Nerópolis, Nova Veneza, Senador Canedo e Trindade.

Veja também: Rio Branco única capital brasileira com duas horas a menos em relação à capital federal

Geografia de Goiânia

 Vista aérea de Goiânia, capital de Goiás. [1]
 Vista aérea de Goiânia, capital de Goiás. [1]

Localizada no Centro-Oeste do Brasil, no estado de Goiás, Goiânia é considerada a capital verde do Brasil, com 94 m² de área verde por habitante, sendo a segunda mais arborizada do mundo, atrás apenas de Edmonton, no Canadá.

Parque Flamboyant em Goiânia.
Parque Flamboyant em Goiânia.

O relevo da cidade é marcado por altas altitudes, pois está localizado no Planalto Central do Brasil. Situada a aproximadamente 790 m de altitude, Goiânia possui um relevo aplainado, sendo o Morro do Mendanha o ponto mais alto do município, com 840 m de altitude.

O clima é predominantemente tropical e possui duas estações definidas: verões chuvosos e invernos secos. A média termal durante o ano é de 23 ºC e as temperaturas variam entre 15 ºC e 32 ºC, podendo atingir 38º nos meses mais quentes, entre agosto e setembro.

Na hidrografia, Goiânia é privilegiada, com vários córregos e ribeirões que alimentam a cidade. Dentre eles, podemos destacar o córrego Cascavel e o ribeirão João Leite, ambos essenciais no abastecimento do consumo de água na cidade. Apenas um rio atravessa Goiânia. Trata-se do Rio Meia Ponte, um dos mais importantes do estado de Goiás.

O Cerrado é a vegetação que prevalece em Goiânia, com árvores tortuosas e adaptadas ao clima quente e de baixa umidade, como ipês e jatobazeiros, além de árvores de outras regiões que foram levadas pelos moradores no passado, como flamboyants e mongubas.

Prato de arroz com pequi
Pequi, fruto típico do Cerrado e bastante apreciado pelos goianienses. [2]

História de Goiânia

Fundada em 1933, Goiânia foi uma cidade planejada pelo urbanista Atílio Correa Lima em uma época de expansão para o oeste brasileiro, na chamada Marcha para o Oeste. O fundador da cidade, Pedro Ludovico Teixeira, era interventor do governo federal no estado. Até então, a capital de Goiás era a antiga Vila Boa, atual Cidade de Goiás.

Estátua de Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. [2]
Estátua de Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. [2]

A fim de promover o desenvolvimentismo e construir uma cidade moderna em meio ao Cerrado, Goiânia surgiu com o objetivo de ser a nova capital, devido à riqueza hídrica e à proximidade com linhas férreas.

Essas características foram encontradas na cidade de Campininha das Flores, hoje bairro de Campinas, em Goiânia. Naquele período, a capital foi projetada para abrigar 50 mil pessoas, o que aconteceu na década de 1940.

Nas décadas de 1960 e 1970, vários loteamentos surgiram na periferia de Goiânia, bem distantes do centro urbano. O crescimento da cidade foi intenso, acarretando problemas que existem até hoje, como precariedade no transporte coletivo e bairros com baixo índice de saneamento.

Veja também: Urbanização no Enem: como esse tema é cobrado?

Economia de Goiânia

A economia goianiense é baseada no setor terciário, com vários polos comerciais e feiras livres, como a Rua 44 e a Feira Hippie, a maior feira livre da América Latina.

Entre as capitais brasileiras, a cidade está entre as 10 mais ricas do país, com uma renda per capita de R$ 33.004,01, em 2018, segundo o IBGE. Já o salário médio mensal dos trabalhadores formais, em 2019, era de 3,3 salários mínimos.

O setor secundário é o segundo na composição do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, com pouco mais de 14% na composição. O destaque fica por conta da indústria farmacêutica, alimentícia e da construção civil.

Por ser uma cidade com alto índice de urbanização (99%), Goiânia possui baixos níveis de produção no setor primário. A grande maioria dos produtos cultivados são para o consumo do mercado interno, como tomate, mandioca e hortaliças.

Demografia de Goiânia

Segundo estimativas do IBGE, em 2020, a população goianiense era de pouco mais de 1,5 milhão de pessoas, sendo a cidade mais populosa de Goiás. Toda essa população encontra-se bem distribuída na cidade, que possui uma densidade demográfica de 1.776,74 hab/km².

Em 2010, de acordo com o IBGE, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Goiânia era de 0,799. Apesar do número expressivo, que revela um salto no desenvolvimento social da cidade nas últimas décadas, o IDHM esconde os problemas nas regiões periféricas da cidade.

O censo do IBGE de 2010 apontava que 48% dos goianienses se declaravam brancos, enquanto 45%, pardos; 5%, negros; e 2%, amarelos.

Governo de Goiânia

O governo goianiense é exercido pelo prefeito do município, chefe do Executivo municipal, eleito com eleições realizadas de quatro em quatro anos. A sede do governo da cidade encontra-se no Paço Municipal, na região leste da cidade. Goiânia também abriga a sede do governo estadual, localizada no Palácio das Esmeraldas.

Além do prefeito, 35 vereadores eleitos periodicamente também participam do comando executivo municipal, com o objetivo de fiscalizar o trabalho da prefeitura.

Infraestrutura de Goiânia

Goiânia é a cidade mais arborizada do Brasil, com 89,3% de suas vias públicas arborizadas, apresentando vários bosques e parques, como o Bosque dos Buritis, Parque Vaca Brava e Parque Flamboyant.

Imagem aérea de Goiânia mostrando diversas árvores próximas a prédios.
Goiânia é a cidade mais arborizada do Brasil.

A cidade ainda conta com um projeto de construir o maior parque linear do mundo. Com a ajuda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a administração pública de Goiânia vem implementando, nos últimos anos, a construção do Parque Ambiental Macambira Anicuns, que prevê a recuperação dos córregos que dão nome ao parque, além de revitalização urbana nos bairros presentes nos cursos dos córregos.

Segundo dados da Prefeitura de Goiânia, quando finalizado, o parque terá 24 km de extensão, abrangendo mais de 130 bairros, com ciclovias, quadras poliesportivas, espaço de convivência e valorização imobiliária.

A cidade conta com um aeroporto, o Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva, além de importantes rodovias que conectam a cidade a várias regiões do país, como a BR-153 e a BR-060.

Cultura de Goiânia

A cultura goianiense é bastante diversificada. O processo histórico de fundação da cidade contribuiu para isso, pois muitos migrantes foram atraídos para a futura capital de Goiás em busca de melhores condições de vida, emprego e ascensão social.

Goiânia abriga o Centro Cultural Oscar Niemeyer, centro desenhado pelo artista de mesmo nome. Nele vários eventos culturais goianos envolvendo música, teatro e gastronomia são realizados, além de ser um espaço aberto ao público para práticas esportivas.

Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.[3]
Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.[3]

A cidade é recheada de bares, praças, parques, teatros e museus, como o Museu Memorial do Cerrado, um museu a céu aberto que expõe as características do principal bioma da cidade e resgata os valores tradicionais.

Veja também: O que é patrimônio histórico?

Mapa de Goiânia

Mapa do estado de Goiás. Em destaque, a capital Goiânia. Fonte: IBGE.
Mapa do estado de Goiás. Em destaque, a capital Goiânia. Fonte: IBGE.

Divisão geográfica de Goiânia

Goiânia está subdividida em sete regiões administrativas, o que facilita a administração local e a distribuição de recursos públicos. Devido à quantidade populacional e discrepância entre uma localidade e outra na cidade, 296 novos bairros surgiram entre 2000 e 2020. Com isso, a cidade possui 680 bairros, número bastante expressivo.

Esse aumento na população e na quantidade de bairros reflete-se em duas questões. A primeira revela o crescimento urbano e a ampliação do desenvolvimento econômico da cidade, que atrai mais migrantes a cada década. A segunda diz respeito aos problemas urbanos. Com o aumento da população, a infraestrutura não conseguiu acompanhar a demanda, o que fez surgir bairros periféricos que sofrem com a escassez de serviços básicos, como saneamento, coleta de lixo, praças, parques, escolas, entre outros.

As sete regiões administrativas da cidade, em ordem alfabética, são:

  • Centro

  • Leste

  • Norte

  • Noroeste

  • Oeste

  • Sudoeste

  • Sul

Créditos das imagens

[1] Erich Sacco / Shutterstock

[2] Angela_Macario / Shutterstock

[3] Marcia Cobar / Shutterstock

Por: Átila Matias

Artigos relacionados

Capitais do Brasil

Veja tabelas das capitais do Brasil. Descubra quais são as maiores e as mais ricas capitais brasileiras. Saiba quais cidades já foram as capitais brasileiras.

Cuiabá

Conheça aspectos gerais de Cuiabá. Aprenda sobre sua geografia e história. Entenda a economia e a cultura da capital do Mato Grosso.

História de Goiânia

Clique aqui e conheça a história de Goiânia. Saiba por que essa cidade foi criada e entenda por que tem esse nome.

Macapá

Conheça aspectos gerais de Macapá. Aprenda sobre a geografia e a história de Macapá. Entenda a economia e a cultura de Macapá.

Maceió

Conheça aspectos gerais de Maceió. Aprenda sobre a geografia e a história de Maceió. Entenda a economia e a cultura de Maceió.

Manaus

Conheça aspectos gerais de Manaus. Aprenda sobre a geografia e a história de Manaus. Entenda a economia e a cultura de Manaus.

Rio Branco

Conheça aspectos gerais de Rio Branco. Aprenda sobre a geografia e a história de Rio Branco. Entenda a economia e a cultura de Rio Branco.

Salvador

Conheça aspectos gerais de Salvador. Aprenda sobre a geografia e a história de Salvador. Entenda a economia e a cultura de Salvador.