Infinitivo, gerúndio e particípio em Espanhol

As formas nominais do verbo (infinitivo, gerúndio, particípio), em Espanhol, são utilizadas para expressar uma ação determinada, em desenvolvimento ou já finalizada.

Assim como em português, em espanhol, também existem as formas nominais do verbo. São elas: o infinitivo, o gerúndio e o particípio. São nominais porque não são conjugadas, dessa maneira, não se flexionam em pessoa, tempo, modo ou número. Podem expressar, em uma frase, o valor de substantivo, de advérbio ou de adjetivo. Vamos conhecê-las?

Infinitivo

Forma elemental do verbo, o infinitivo é invariável e indica as três terminações da conjugação verbal: -ar (cantar), -er (beber), -ir (sorrir). Expressa uma ação determinada e pode, também, ter valor de substantivo em uma frase. / La forma elemental del verbo, el infinitivo es invariable e indica las tres terminaciones de la conjugación verbal: -ar (cantar), -er (beber), -ir (sonreír). Expresa una acción determinada y puede, también, tener valor de sustantivo en una frase.

Ejemplos:

  • Hoy es el día que voy cantar en la escuela / Hoje é o dia em que vou cantar na escola.

  • Tengo que beber mucha agua, pues hace calor / Tenho que beber muita água, pois faz calor.

  • El querer / O querer.

  • El amar / O amar.

Gerúndio

O gerúndio é invariável e possui três terminações – em português – para as três conjugações do verbo: -ando (cantar: cantando), -endo (beber: bebendo) e -indo (partir: partindo). Expressa uma ação em desenvolvimento e pode, também, ter valor de advérbio em uma frase. / El gerundio es invariable e posee dos terminaciones – en español – para las tres conjugaciones del verbo: -ando (cantar: cantando) y -iendo (beber: bebiendo / partir: partiendo). Expresa una acción en desarrollo y puede, también, tener valor de adverbio en una frase.

Ejemplos:

  • Estoy trabajando en el proyecto. / Estou trabalhando no projeto.

  • Juan está estudiando en Argentina. / Juan está estudando em Argentina.

  • Ana está haciendo maestría en artes. / Ana está fazendo mestrado em artes.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


La irregularidad de los verbos de la tercera conjugación está presente en el gerundio:

Ejemplos:

  • Caer: cayendo / caindo

  • Huir: huyendo / fugindo

  • Servir: sirviendo / servindo

  • Ir: yendo / indo

  • Decir: diciendo / dizendo

  • Leer: leyendo / lendo

  • Traer: trayendo / trazendo

  • Oír: oyendo / ouvindo

  • Dormir: durmiendo / dormindo

Particípio

O particípio é a única forma nominal que varia de número (singular e plural). Possui duas formas regulares para os três tipos de verbos: -ado (cantar: cantado) e -ido (beber: bebido / partir: partido). Em uma frase, expressa uma ação finalizada e pode ter valor de adjetivo. No entanto, quando utilizado com o auxiliar haver, forma um tempo verbal composto e, nesse caso, não se flexiona em número. / El participio es la única forma no personal que varía de número (singular, plural). Posee dos formas regulares para los tres tipos de verbos: -ado (cantar: cantado) y -ido (beber: bebido / partir: partido). En una frase expresa una acción finalizada y puede tener valor de adjetivo. No obstante, cuando utilizado con el auxiliar haber  formar un tiempo verbal compuesto y, en este caso, no flexiona número.

Ejemplos:

  • Pablo está preocupado con sus estudios. / Pablo está preocupado com seus estudos.

  • Julia y Ana fueron contratadas para la plaza de empleo. / Julia e Ana foram contratadas para a vaga de emprego.

  • Estoy encantada con tu compañía. / Estou feliz com sua presença.


Formas irregulares:

Abrir: Abierto / aberto

Cubrir: Cubierto / coberto

Descubrir: Descubierto / descoberto

Decir: Dicho / dito

Escribir: Escrito / escrito

Hacer: Hecho / feito

Poner: Puesto / posto

Morir: Muerto / morto

Resolver: Resuelto / resolvido

Romper: Roto / quebrado

Ver: Visto / visto

Volver: Vuelto / voltado

Freír: Frito / frito

Ir: Ido / ido


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Infinitivo, gerúndio e particípio em Espanhol

Infinitivo, gerúndio e particípio em Espanhol

Por: Hellen Lopes de Carvalho

Artigos relacionados

Heterogenéricos e heterotônicos em Espanhol

Clique para conhecer os heterogenéricos e heterotônicos em Espanhol. Às vezes fazemos confusões ao utilizar algumas palavras em espanhol como utilizamos em português, mas na hora da comunicação o “portunhol” nem sempre dá certo. É importante saber que muitas palavras semelhantes entre essas línguas podem ter significados (heterossemânticos), gêneros (heterogenéricos) e sílabas tônicas (heterotônicos) diferentes!

Verbos defectivos em espanhol

Conheça os verbos defectivos mais comuns em espanhol. Aprenda a usá-los e reconhecê-los nos enunciados. Resolva as atividades propostas sobre o tema.

Acentuación

Aprenda como ocorre a acentuação gráfica em espanhol. Veja quais são as regras específicas de cada caso. Resolva os exercícios propostos sobre o tema.

Uso del verbo ser en Español (presente de indicativo)

Que tal aprender a utilizar e conjugar o verbo SER em espanhol? Saiba mais sobre esse verbo irregular que, assim como o verbo estar, é um dos verbos essenciais para a aprendizagem e para a comunicação na língua espanhola.

Uso correcto del verbo ESTAR en español (presente de indicativo)

Aprender os verbos em espanhol é muito importante para a compreensão e interação na língua. É com eles que falamos sobre ações, estados, desejos, entre muitas outras coisas. Quando aprendermos a utilizar o verbo estar de forma correta, a comunicação ficará muito mais fácil na língua espanhola!