Uso correcto del verbo ESTAR en español (presente de indicativo)

O verbo estar é utilizado, principalmente, para expressar estado de saúde, físico ou de ânimo, para dar informações sobre localização e lugares e para falar sobre ações em desenvolvimento ou finalizadas.

Cuando aprendemos una nueva lengua, empezamos a estudiar por las cosas que son elementares para la comprensión e interacción y para el aprendizaje, como el verbo estar en presente de indicativo, en español. Su uso, en español, no se difiere del uso en portugués, es con este verbo que hablamos sobre nuestra localización, posición o lugar donde están las cosas o personas; sobre nuestro estado de salud, físico o de ánimo; y puede ser utilizado, también, para hablar de acciones que están en desarrollos o que ya fueron terminadas. Por supuesto hay mucho otros usos para este verbo, pues las lenguas son dinámicas, pero aquí les presentamos los principales. / Quando aprendemos uma nova língua, começamos a estudar pelas coisas que são elementares para a compreensão e interação e para a aprendizagem, como o verbo estar no presente do indicativo em espanhol. Seu uso, em espanhol, não se diferencia do uso em português. É com esse verbo que falamos sobre localização, posição ou lugar onde estão as coisas ou pessoas; sobre nosso estado de saúde, físico ou de ânimo; e pode ser utilizado, também, para falar de ações que estão em desenvolvimento ou que já foram terminadas. Com certeza há muitos outros usos para esse verbo, pois as línguas são dinâmicas, mas aqui lhes apresentamos os principais.

Conjugación del verbo estar en presente de indicativo:

Modo Indicativo

Número

Pronombres
Personales

Presente

Singular

yo

estoy

tú / vos

estás

usted

está

él, ella

está

Plural

nosotros, nosotras

estamos

vosotros, vosotras

estáis

ustedes

están

ellos, ellas

están

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

El uso del verbo estar, en español, es muy fácil, es solo tener atención en el pronombre personal y su conjugación adecuada. / O uso do verbo estar, em espanhol, é muito fácil. É só ter atenção no pronome pessoal e sua conjugação adequada.

¿Vamos conocer algunos de sus usos?

1. Para indicar localización, posición o lugar donde están las cosas o personas: / Para identificar localização, posição ou lugar onde estão as coisas ou pessoas:

Estamos en la calle 8. / Estamos na rua 8.

Tus zapatos están en el salón. / Seus sapatos estão na sala.

José está en Madrid. / José está em Madri.

2. Para hablar sobre el estado de salud, físico o de ánimo: / Para falar sobre o estado de saúde, físico ou de ânimo:

¿Están enfermos? / Estão doentes?

Tus hijos están muy bonitos. / Seus filhos estão muito bonitos.

Hoy estoy muy alegre. / Hoje estou muito alegre.

3. Para hablar de acciones que están en desarrollos o que ya fueron terminadas: / Para falar de ações que estão em desenvolvimento ou que já foram terminadas:

Las chicas están jugando la pelota. / As meninas estão jogando bola.

Desde el mes pasado estamos trabajando en este proyecto. / Desde o mês passado estamos trabalhando nesse projeto.

¡Finalmente la casa ya está limpia! / Finalmente a casa já está limpa!

Todos los trabajos de la escuela ya están listos. / Todos os trabalhos da escola já estão prontos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Com o verbo estar, podemos falar do nosso estado emocional!

Com o verbo estar, podemos falar do nosso estado emocional!

Por: Hellen Lopes de Carvalho

Artigos relacionados

Dicas de Espanhol

Melhore sua pronúncia em espanhol! Clique e veja algumas dicas!

Infinitivo, gerúndio e particípio em Espanhol

Quando estamos estudando os tempos verbais, aprender sobre as formas nominais do verbo é importante, pois elas se referem a ações determinadas, contínuas ou finalizadas. Além disso, na oração, podem assumir o valor de substantivo, advérbio ou adjetivo. Aprenda seus usos e muito mais!

Los artículos en Español: determinado, indeterminado y neutro

Entenda de uma vez por todas o uso dos artigos em Espanhol (Los artículos en español: determinado, indeterminado y neutro). Os artigos da língua espanhola podem ser classificados em determinados, indeterminados e neutros (estes não existem em Português).

Uso del verbo ser en Español (presente de indicativo)

Que tal aprender a utilizar e conjugar o verbo SER em espanhol? Saiba mais sobre esse verbo irregular que, assim como o verbo estar, é um dos verbos essenciais para a aprendizagem e para a comunicação na língua espanhola.

Verbos defectivos em espanhol

Conheça os verbos defectivos mais comuns em espanhol. Aprenda a usá-los e reconhecê-los nos enunciados. Resolva as atividades propostas sobre o tema.