Uso del verbo ser en Español (presente de indicativo)

Falar sobre você mesmo, sua profissão, origem, entre outras coisas, é essencial para a comunicação. Essas são algumas características que o verbo SER expressa tanto em português como em espanhol.

O verbo ser é utilizado em diferentes situações comunicativas tanto em Português quanto no Espanhol
O verbo ser é utilizado em diferentes situações comunicativas tanto em Português quanto no Espanhol

El verbo ser, conjugado en el presente del modo indicativo, en español y en portugués, es utilizado para identificar, describir, designar profesión, nacionalidad u origen de personas o cosas; para indicar posesión y para presentar datos como fechas, días de la semana, meses, estaciones del año o horas. Además, es un verbo irregular, pues ocurren variaciones en su radical y en su terminación. Así como el verbo estar, es uno de los verbos elementares para el aprendizaje y para la comunicación en español. / O verbo ser, conjugado no presente do modo indicativo, em espanhol e em português, é utilizado para identificar, descrever, designar profissão, nacionalidade ou origem de pessoas ou coisas; para indicar possessão e para apresentar dados como datas, dias da semana, meses, estações do ano ou horas. Ademais, é um verbo irregular, pois ocorrem variações em seu radical e em sua terminação. Assim como o verbo estar, é um dos verbos essenciais para a aprendizagem e para a comunicação em espanhol.

Conjugación del verbo ser:

Modo Indicativo

Número

Pronombres

Personales

Presente

Singular

yo

soy

tú / vos

eres / sos

usted

es

él, ella

es

Plural

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

nosotros, nosotras

somos

vosotros, vosotras

sois

ustedes

son

ellos, ellas

son

¡Atención! En español no es necesario utilizar el pronombre acompañando el verbo. / Atenção! Em espanhol não é necessário utilizar o pronome acompanhando o verbo.

Algunos usos del verbo ser:

1. Para identificar, describir, designar profesión, nacionalidad u origen de personas o cosas: / Para identificar, descrever, designar profissão, nacionalidade ou origem de pessoas ou coisas:

  • Soy Juan Martínez. / Sou Juan Martínez.

  • Eres delgado. / Você é magro.

  • Sos el maestro. / Você é o professor.

  • Ella es argentina. / Ela é argentina.

  • Somos de Madrid. / Somos de Madri.

2. Para designar posesión: / Para designar possessão:

  • Estos zapatos son de Pedro. / Estes sapatos são de Pedro.

  • Esta es mi casa. / Esta é a minha casa.

3. Para presentar datos (fechas, días de la semana, mes, estación del año o horas): / Para apresentar dados como datas, dias da semana, mês, estação do ano ou horas:

  • Hoy es el día 9. / Hoje é dia 9.

  • Hoy es lunes. / Hoje é segunda-feira.

  • ¡Finalmente es julio! / Finalmente é julho!

  • Es primavera. / É primavera.

  • Son diez en punto. / São dez em ponto.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Hellen Lopes de Carvalho

Artigos relacionados

Infinitivo, gerúndio e particípio em Espanhol

Quando estamos estudando os tempos verbais, aprender sobre as formas nominais do verbo é importante, pois elas se referem a ações determinadas, contínuas ou finalizadas. Além disso, na oração, podem assumir o valor de substantivo, advérbio ou adjetivo. Aprenda seus usos e muito mais!

Los artículos

Los artículos (os artigos) têm o poder de determinar o gênero de uma palavra, além de possuir outras funções. Quer saber como isso acontece? Continue lendo.

Los artículos en Español: determinado, indeterminado y neutro

Entenda de uma vez por todas o uso dos artigos em Espanhol (Los artículos en español: determinado, indeterminado y neutro). Os artigos da língua espanhola podem ser classificados em determinados, indeterminados e neutros (estes não existem em Português).

Uso correcto del verbo ESTAR en español (presente de indicativo)

Aprender os verbos em espanhol é muito importante para a compreensão e interação na língua. É com eles que falamos sobre ações, estados, desejos, entre muitas outras coisas. Quando aprendermos a utilizar o verbo estar de forma correta, a comunicação ficará muito mais fácil na língua espanhola!

Verbos de cambio

Aprenda a usar os “verbos de cambio” em espanhol. Pratique com exercício contextualizado.

Verbos defectivos em espanhol

Conheça os verbos defectivos mais comuns em espanhol. Aprenda a usá-los e reconhecê-los nos enunciados. Resolva as atividades propostas sobre o tema.