Poluição da atmosfera

A poluição da atmosfera é uma ameaça para saúde humana e também para o meio ambiente.

Poluição gerada por indústrias.

A camada de ar de aproximadamente 700 quilômetros de espessura que envolve a Terra é chamada de atmosfera. O ar por sua vez, é uma solução gasosa cujas partículas em suspensão podem se encontrar nos estados sólido e líquido. Até a altura de 25 quilômetros acima da superfície terrestre, os componentes do ar podem ser classificados em dois grupos: ar seco e ar úmido.

Ar seco: tem sua composição praticamente constante de nitrogênio, oxigênio e gases nobres.

Ar úmido: formado por proporções variáveis de gases, o gás carbônico (CO2) é um deles, e também por gotículas de água e gases poluentes procedentes de indústrias e outras fontes. Esta poluição ameaça a saúde humana e o meio ambiente, ela é perceptível quando observamos as fumaças que envolvem os grandes centros urbanos.

Os motores de automóveis também são agentes causadores de poluição atmosférica. Eles produzem monóxido de carbono (CO) que é um gás inodoro que provoca sérios danos para a saúde de quem o respira. Problemas como: letargia, sonolência, dores de cabeça e crises de angina, são decorrentes da poluição. Alguns componentes da gasolina também ameaçam a saúde humana. O chumbo, por exemplo, é adicionado aos combustíveis para melhorar o desempenho dos automóveis, mas o seu nível excessivo na atmosfera pode danificar o sistema nervoso e o cérebro.
Mas existem soluções para estes problemas, basta que toda a população se conscientize. A existência de leis que obrigassem às indústrias a colocarem filtros nas saídas das chaminés seria uma boa alternativa, como também o uso de catalisadores nos automóveis. Se os países se unissem através de acordos internacionais que visassem à redução da poluição, seria um passo importante, já que o ar poluído ultrapassa as fronteiras de um país para outro.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Linha Internacional de Data (LID)
Renascimento Comercial e Urbano
Meristemas | Histologia Vegetal
Lei de Dalton | Leis Ponderais
Todas as vídeo aulas

Versão completa