Polímero à prova de bala: Kevlar

Colete de proteção contra balas feito com polímero Kevlar capaz de suportar disparos com projéteis de calibre de até cerca de 9 cm

O polímero sintético denominado kevlar é um polímero de condensação, isto é, é o resultado da união de duas moléculas diferentes com a liberação de moléculas de água.

Ele é um tipo de poliamida de última geração. As reações de condensação que originam as poliamidas ocorrem entre um diácido carboxílico e uma diamida. No caso do kevlar, o diácido é o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e a diamida é a p-benzenodiamida.

A seguir, temos a sua reação de polimerização para a obtenção do kevlar, em que o grupo carboxila da extremidade da molécula do ácido reage com o grupo amino (─NH2) da diamida:

Observe que o kevlar é uma fibra sintética de aramida, pois as unidades de repetição desse polímero são amidas aromáticas.

O kevlar é um polímero de baixa densidade e é também denominado poliarilamida ou poliaramida. Suas principais características são: muita resistência ao ataque químico, ao fogo (só queima em temperaturas superiores a 1000 ºC e depois de 8 segundos) e a impactos, sendo sete vezes mais forte que o aço. É por isso que a sua principal aplicação é em coletes e capacetes à prova de balas, mas também é usado em chassis de carros de corrida, roupas de pilotos de Fórmula 1, em roupas contra incêndios, em cintos de segurança, cordas, construções aeronáuticas, em raquetes de tênis e em peças de aviões.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Diferenças entre aposto e vocativo
Área de tronco de pirâmide
Erosão
Ecologia no Enem: Relações ecológicas
Todas as vídeo aulas

Versão completa