História

História é uma palavra de origem grega, “historie”, que significa “conhecimento por meio da investigação”.

Livro antigo sendo analisado por um historiador cientista.

História é a ciência que analisa o humano com o passar do tempo. O termo em si vem do grego, historie, que significa “conhecimento por meio da investigação”. Sua origem remonta há 4000 anos a.C., com o surgimento da escrita, pois, por ela, os registros históricos foram apresentados.

Por questões didáticas, a História passou por uma etapa de divisão cronológica: Pré-História, Antiguidade (ou Idade Antiga), Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea. E a sua importância está em fornecer atributos que auxiliam no pensamento crítico, na reflexão e na compreensão, ou seja, na análise dos legados deixados pela humanidade, com o objetivo de construir soluções e evitar que antigos erros se repitam.

Leia também: Quais são os temas de História que mais caem no Enem?

Resumo da História

  • A palavra História vem do grego, historie, que significa “conhecimento por meio da investigação”.
  • A História teve seu início há 4000 anos a.C., a partir do surgimento da escrita, pela qual o ser humano pôde registrar importantes eventos históricos de sua época.
  • Heródoto, um historiador e geógrafo grego que viveu no século V a.C., devido ao seu método de registrar a invasão persa na Grécia e os eventos egípcios, assim como outros acontecimentos de sua época, foi considerado o pai da História.
  • A História, por questões didáticas e cronológicas, foi dividia em: Pré-História, Antiguidade (ou Idade Antiga), Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
  • A importância da área está em apresentar os legados deixados pelo humano, analisá-los e fornecer atributos reflexivos ou conclusivos para construir soluções e evitar que antigos erros se repitam para o bom desenvolvimento da humanidade.

O que é História?

A palavra em si, História, vem do grego, historie, e significa “conhecimento por meio da investigação”. Contudo, a História como a conhecemos não possui um conceito absoluto, pois sofre constantes mudanças de acordo com o ambiente em que é aplicada. Ela passou por diversas interpretações, como no iluminismo (séc. XVIII), no positivismo (séc. XIX), na Escola Metódica (final do séc. XIX) e na Escola dos Annales (séc. XX).

Os iluministas estudavam a História focados no progresso da humanidade. Já os positivistas, que também faziam parte da Escola Metódica, trabalhavam com essa área do conhecimento limitando-se aos fatos e à documentação escrita da época estudada. Eles simplesmente narravam os eventos sem emitir nenhuma hipótese ou interpretação para debates.

Já os historiadores da Escola dos Annales trabalhavam com uma História interdisciplinar, ou seja, ela não deveria ser composta apenas por documentos e fatos friamente narrados, mas sim também por arte, cinema, oralidade (entrevistas), ou seja, estabelecendo relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos do conhecimento.

A ideia levantada pela Escola dos Annales é o que compreendemos como definição (ainda não exata) de História hoje em dia. No mais, são por esses motivos que a História faz parte das Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, Política, Direito, Artes etc.) e não das Ciências Exatas (Engenharia, Matemática, Tecnologia/Computação, Física etc.).

Origem da História

Os historiadores tradicionais apontam que a História teve seu início nos momentos em que a escrita foi desenvolvida, por volta de 4000 anos a.C., pois foi por ela que os registros começaram a acontecer.

Apesar das pinturas rupestres — representações artísticas pré-históricas realizadas nas cavernas — serem consideradas tipos de registros antes do surgimento da escrita, tais pinturas não eram conhecidas na época em que a História como conhecemos estava sendo formulada. E quando tais pinturas foram descobertas, não foram tratadas como História, e sim como Pré-História.

Dessa forma, tendo como base o que é apresentado pelos historiadores tradicionais, apesar da História ter surgido com a invenção da escrita, ela passou a ser formalizada, ainda na Grécia Antiga, por Heródoto, historiador e geógrafo que viveu no século V a.C. e registrou importantes acontecimentos, como a invasão persa na Grécia e a história dos egípcios. Sua sistematização na forma de registrar os eventos históricos de sua época o levou a ser considerado o pai da História.

Leia também: O que pode ser considerado uma fonte histórica?

Periodização da História

A periodização da História foi formulada pelos historiadores europeus do século XIX, com o objetivo de demarcar, cronologica e didaticamente, importantes acontecimentos ocorridos na sociedade, conforme consta abaixo:

  • Pré-História: surgimento do ser humano até a invenção da escrita (4000 a.C.).
  • Idade Antiga: da invenção da escrita até a queda do Império Romano Ocidental (476 d.C.).
  • Idade Média: da queda do Império Romano Ocidental até a queda do Império Bizantino (Roma Oriental, 1453).
  • Idade Moderna: da queda do Império Bizantino (1453) até a Revolução Francesa (1789).
  • Idade Contemporânea: da Revolução Francesa (1789) até os dias de hoje.

Importância da História

A História analisa o humano e o tempo em que ele viveu, fornecendo atributos que auxiliam no desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão e da compreensão sobre diferentes culturas e civilizações. Sua importância está no fato de apresentar os legados deixados pela humanidade e suas consequências positivas e negativas, com o objetivo de construir soluções e evitar que antigos erros se repitam.

O ensino da História é primordial para o desenvolvimento de bons cidadãos.

Sua aplicação nas instituições de ensino prepara o aluno, como cidadão, para enfrentar determinados eventos socioculturais e assumir posições que visam ao bom desenvolvimento da sociedade.

Divisão da História

A dificuldade que os historiadores tinham de investigar o passado, seus eventos e fenômenos — que vão desde o surgimento do Universo até os dias de hoje — os levou a formular uma metodologia didática de ordem cronológica. No contexto em que vivemos, a disciplina de História é dividida em História Geral e História do Brasil.

  • História Geral: relacionada aos estudos sobre os eventos mundiais, desde a Pré-História dos neandertais até a Idade Contemporânea dos astronautas colonizando o espaço. Trata-se de registros e reflexões da magnífica evolução da humanidade.
  • História do Brasil: é o registro dos principais acontecimentos em território brasileiro, desde o Período Pré-Cabralino, ou seja, antes da chegada dos portugueses, até a Nova República.

Diferença entre História e estória

A História trata de fatos e questões científicas com narrações vinculadas a críticas e reflexões hipotéticas e conclusivas que buscam esclarecer certos eventos e fenômenos ocorridos na sociedade. Já a estória trabalha com literaturas, fantasia, obras fictícias ou narrativas populares (lendas).

No entanto, estória é uma forma arcaica da língua portuguesa que foi eliminada pela Academia Brasileira de Letras no ano de 1943, recomendando-se o uso de “história” para qualquer situação: fato ou ficção.

Fontes

ARRAIS, Diogo. História ou estória, qual é o certo? Exame. 2013. Disponível em https://exame.com/carreira/historia-ou-estoria-qual-e-o-certo/.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2014.

Por: Marcell de Oliveira Ardissao

Assista as nossas videoaulas:

Seções de História

Artigos de História

Últimas Aulas

Carta argumentativa
Climas do Brasil
Pedro Álvares Cabral
Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau
Todas as vídeo aulas

Versão completa