Movimento de rotação

Esboço simples do movimento de rotação, que demonstra a noite e o dia.

O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados no espaço sideral. Os principais são: rotação, translação, além de outros menos conhecidos como o de precessão e nutação. Isso mostra que o nosso planeta é dinâmico, pois tais eventos refletem diretamente nos seres vivos e nas características naturais da Terra.

O movimento de rotação é um deslocamento que a Terra realiza ao redor de seu próprio eixo, no sentido anti-horário ou oeste-leste. O tempo gasto para a conclusão desse movimento é de 24 horas ou 1 dia (o tempo preciso é de 23: 56: 4,9).

Movimento de rotação.

Tal movimento é responsável pela alternância dos dias e das noites, enquanto na parte que recebe luz solar é dia; na outra, que está desprovida de luz, é noite. Fato que interfere na vida dos animais e dos homens, e nas suas relações sociais.


Nas áreas próximas à linha do Equador a velocidade do movimento é maior que nas regiões de baixas latitudes, algo em torno de 1.667 km/h. A rotação é determinante na configuração dos horários praticados no planeta, tendo em vista que acontecem horas distintas em diversos pontos do globo.

Outro fator de grande relevância é que o movimento de rotação desempenha um grande papel no favorecimento de proliferação de vida na Terra, pois se não houvesse esse movimento, uma parte da Terra seria sempre noite e muito fria, e a parte iluminada teria temperaturas elevadíssimas, dessa forma, ambas apresentariam condições inviáveis para a vida.

Por: Eduardo de Freitas

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

José de Alencar
Nazismo (Parte 2)
Produção e teste de uma vacina
Movimento circular uniformemente variado
Todas as vídeo aulas

Versão completa