O que é intervenção federal?

Intervenção é um mecanismo de exceção presente na Constituição Brasileira que pode ser acionado temporariamente em situações emergenciais e de grande calamidade.

Vista aérea da Praça dos Três Poderes, que foi invadida por vândalos, o que motivou o governo a decretar intervenção federal.
Em 2023, o governo decretou intervenção federal após o vandalismo praticado por bolsonaristas na Praça dos Três Poderes.[1]

Intervenção federal é um dos estados de exceção previstos na Constituição Brasileira. Esse é um mecanismo que deve ser adotado em contextos emergenciais, sendo utilizado em caráter temporário. Por meio dele, o governo federal suspende a autonomia existente nos entes da Federação.

A Constituição estabelece os cenários em que esse mecanismo pode ser acionado, e o decreto do presidente só pode entrar em vigor com o apoio do Congresso Nacional. Na intervenção federal, o governo deve nomear um interventor para representar o governo. Entre 1988 e 2013, foram realizadas três intervenções federais.

Leia também: O que é extradição?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre intervenção federal

  • Intervenção federal é um mecanismo de exceção presente na Constituição Federal.

  • Por meio desse mecanismo, o governo pode suspender temporariamente a autonomia dos entes da Federação.

  • É um mecanismo que deve ser usado em contextos de calamidade.

  • Outros estados de exceção da Constituição são o estado de defesa e o estado de sítio.

  • No Brasil, estado de intervenção foi acionado no Rio de Janeiro, em Roraima e no Distrito Federal.

Você sabe o que é intervenção federal?

A Constituição Brasileira estabelece uma série de direitos e deveres para os cidadãos, ao passo que também estabelece a organização básica de nosso país. Uma das questões tratadas por esse importante documento é a adoção de medidas criadas para serem usadas em contextos de emergência e calamidade.

Essas medidas são o que nós conhecemos como estados de exceção, momentos em que alguns direitos e garantias constitucionais são suspensos para que o governo federal reestabeleça a ordem. A intervenção federal é um desses estados de exceção, e, assim como o estado de defesa e o estado de sítio, tem duração temporária e está, portanto, prevista em nossa Constituição.

Por meio dessa medida, o governo federal suspende a autonomia dos entes da Federação (municípios, estados ou Distrito Federal), fazendo com que a gestão desses locais passe ao controle direto do governo federal. Para que isso ocorra, o governo nomeia um interventor para gerir o local sob intervenção.

A intervenção federal é uma medida de caráter provisório e o governo deve justificar a necessidade da ação por meio de um decreto. Esse documento também deve determinar a sua duração, nomear o interventor e, em 24 horas, deve direcionar o decreto para que o Congresso Nacional o coloque em votação. Uma vez solucionada a questão, o estado de exceção deve ser retirado. Com isso, a autonomia do ente da Federação é restaurada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando uma intervenção federal pode ser decretada?

Primeiramente, é importante reforçar que o presidente pode decretar uma intervenção federal, mas ela só entrará em vigor com a aprovação do Congresso Nacional. Sem essa aprovação, o presidente não pode conduzir uma intervenção federal em nenhum dos entes da Federação. Além disso, esse é um mecanismo excepcional e deve ser usado em situações de grande gravidade.

O presidente da república pode determinar intervenção federal nos seguintes casos:

  • garantir a integridade do território nacional;

  • repelir invasão de unidade da Federação em outra;

  • encerrar acontecimento que comprometeu gravemente a ordem pública;

  • garantir que os Três Poderes possam atuar livremente nas unidades da Federação;

  • reorganizar as finanças de entes da Federação, caso necessário;

  • executar lei federal, ordem ou decisão judicial;

  • garantir o respeito aos direitos constitucionais.

Saiba mais: Senado Federal — uma das câmaras que compõem o Congresso Nacional

Casos de intervenção federal no Brasil

A intervenção federal é um mecanismo presente na atual Constituição Brasileira, promulgada em 1988. Assim, o nosso ponto de partida é a elaboração da Constituição, um marco do processo de redemocratização do Brasil. De lá pra cá, aconteceram três intervenções do governo federal em entes da Federação, vejamos:

  • Em fevereiro de 2018, durante o governo de Michel Temer, foi iniciada uma intervenção federal no Rio de Janeiro, com o objetivo de conter os problemas de segurança pública daquele estado.

  • Em dezembro de 2018, ainda no governo de Michel Temer, foi decretada intervenção federal em Roraima para solucionar os graves problemas financeiros que afetavam o estado.

  • Em janeiro de 2023, durante o terceiro mandato de Lula, foi anunciada intervenção federal para conter o tumulto causado por vandalismo e uma tentativa de golpe de Estado promovidos por bolsonaristas em Brasília.

Créditos da imagem

[1] Rosalba Matta-Machado e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

Afinal, como funciona o sistema eleitoral brasileiro?

Clique aqui, saiba como funciona o sistema eleitoral brasileiro e entenda a diferença entre o sistema majoritário e o sistema proporcional.

Constituição de 1988

Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre a Constituição de 1988, conhecida também como Constituição Cidadã. Entenda o contexto histórico do Brasil durante a elaboração dessa Constituição, saiba como foi o processo para elaborá-la e, por fim, veja um breve resumo das conquistas da nova Carta Constitucional.

Luiz Inácio Lula da Silva

Acesse o texto para conhecer detalhes da vida de Lula. Veja como se deram suas carreiras laboral, sindical e política.

O que é ser um refugiado?

Acesse o texto para saber o que é ser um refugiado. Entenda a definição de refugiado, e conheça os tratados internacionais sobre o tema.

Poder Executivo

Você sabe o que é o Poder Executivo e qual sua função? Clique aqui para conferir. Além disso, conheça os seus representantes e como são escolhidos.

Poder Judiciário

Clique para conhecer mais sobre o Poder Judiciário. Saiba como funciona, para que serve e quais são os órgãos que formam o Judiciário brasileiro.

Tribunal de Haia

Acesse e veja detalhes sobre o Tribunal de Haia. Entenda a função dessa corte internacional, como foi criada e quais são os crimes julgados.