Corpos redondos

As formas geométricas dos corpos redondos estão restritas ao cone, cilindro e esfera. Todas elas são estruturas tridimensionais.

As figuras geométricas espaciais possuem três dimensões (largura, altura e comprimentos) e são divididas em dois grupos: poliedros e corpos redondos.

Os poliedros são formados por arestas (segmentos de retas), vértices (o encontro de dois segmentos de retas) e faces (lado da forma geométrica espacial). Alguns exemplos de poliedros são: cubo, paralelepípedo, pirâmide, entre outros.

Os corpos redondos, por sua vez, possuem superfícies curvas; logo, não possuem faces laterais. Eles também podem ser chamados de sólidos de revolução, haja vista que são formados pela rotação de uma figura plana (figura geradora) ao redor de seu eixo – entenda rotação como dar uma volta completa. São corpos redondos: o cone, a esfera e o cilindro.

CONE

Possui uma superfície arredondada, que é sua lateral, e uma superfície plana, que é uma base em formato de círculo. Observe:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja que a superfície lateral do cone é curva. A formação do cone é dada pela rotação de um triângulo (figura geradora) em torno do eixo.

ESFERA

A esfera possui centro, raio e diâmetro. A distância de sua borda ao centro é igual ou menor que o raio. Veja as componentes da esfera:

A figura geradora da esfera é o semicírculo, que gira em torno de seu eixo (rotação) e forma uma superfície esférica.

CILINDRO

Todo cilindro possui uma estrutura curva, chamada de superfície lateral, e duas bases, que são paralelas. Observe os cilindros abaixo:

A figura geradora do cilindro é um paralelogramo. Para formar um cilindro, o paralelogramo gira em torno de seu eixo.


 

Videoaula relacionada:

Os corpos redondos fazem parte das figuras geométricas espaciais

Os corpos redondos fazem parte das figuras geométricas espaciais

Por: Naysa Crystine Nogueira Oliveira

Artigos relacionados

Cilindro

Aprenda mais sobre o cilindro e as suas características. Veja também como calcular a área total e o volume desse corpo redondo.

Cone

Aprenda o que é um cone, sólido geométrico classificado como corpo redondo. Essa figura é formada pela união dos segmentos de reta cujas extremidades são um círculo e um ponto fora do plano que contém esse círculo. Veja como calcular área e volume do cone e reveja as definições de todos os seus elementos. Clique e aprenda!

Esfera

Conheça os principais elementos da esfera e aprenda a calcular a sua área de superfície e seu volume. Resolva também os exercícios propostos sobre o tema.

Paralelepípedos

Clique para aprender o que são paralelepípedos, suas classificações, as propriedades de alguns de seus elementos e o cálculo de suas diagonais.

Planificação de sólidos geométricos

Conheça a planificação de alguns sólidos geométricos. Identifique qual sólido a planificação representa, e resolva exercícios sobre o tema.

Princípio de Cavalieri

Conheça o princípio de Cavalieri e entenda a sua importância no desenvolvimento de fórmulas para calcular o volume de sólidos geométricos.

Sólidos geométricos

Conheça os principais sólidos geométricos, bem como entenda o que é um poliedro e o que é um corpo redondo. Confira ainda exercícios resolvidos sobre o tema!

Volume do cilindro

Saiba como calcular a capacidade de um cilindro

Volume do cone

Saiba como calcular a capacidade de um cone

Volume do tronco de pirâmide

Clique e aprenda a calcular o volume de um tronco de pirâmide.