James Watt

James Watt foi um engenheiro mecânico e matemático do século XVIII que desenvolveu a máquina a vapor, equipamento que impulsionou a Revolução Industrial.

James Watt aumentou o rendimento da máquina a vapor de sua época em 75%
James Watt aumentou o rendimento da máquina a vapor de sua época em 75%

O escocês James Watt nasceu em 1736, na cidade de Grennock. Foi o engenheiro mecânico responsável pelo desenvolvimento da máquina a vapor, equipamento revolucionário que esteve intimamente relacionado com a Revolução Industrial.

A infância de James Watt foi marcada por constantes cefaleias (dores de cabeça), que o perseguiram até a vida adulta. Em virtude de sua saúde instável, Watt não conseguiu frequentar a escola primária e foi inicialmente educado pelos pais. Por influência paterna, ele apresentou interesse pelo desenvolvimento de equipamentos de medida.

Em 1754, aos 18 anos, decidiu dedicar-se à fabricação de instrumentos de medida e mudou-se para Londres, onde se tornou aprendiz de mecânica. Três anos mais tarde, Watt mudou-se para Glasgow, na Escóciam onde se tornou reparador e fabricante de instrumentos de medida na Universidade de Glasgow.

Em 1763, Watt possuía seu próprio escritório e dedicava-se à análise e desenvolvimento de máquinas para a indústria. Após observar falhas no funcionamento das máquinas a vapor de Thomas Newcomen, ele se associou a Jhon Roebuck para o desenvolvimento de uma máquina revolucionária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao acrescentar um condensador de vapor e utilizar artifícios para manter os cilindros fechados a fim de evitar a entrada de ar, James Watt conseguiu aumentar em 75% o rendimento da antiga máquina de Newcomen. Após registrar patente, Watt dedicou-se a desenvolver mecanismos que melhorassem o rendimento de sua máquina e a espalhá-la por fábricas de todo o Reino Unido.

O Sistema Internacional de Unidades homenageou James Watt ao dar seu nome para a unidade de potência, grandeza definida pela quantidade de energia gasta em função do tempo. James Watt morreu em 1819, aos 83 anos.

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Contribuições de James Prescott Joule

Clique aqui para conhecer um pouco da vida e das contribuições à ciência feitas por James Prescott Joule, físico britânico nascido em 1818.

Heinrich Hertz

Conheça a história da vida de Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão responsável por comprovar experimentalmente as ondas eletromagnéticas.

Joule

Clique aqui e conheça o legado deixado por James Prescott Joule!

Lavoisier (1743-1794)

Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) nasceu na França, era nobre e participou de vários cargos públicos. Criador da Lei de Conservação das Massas.

Primórdios da Revolução Industrial

Saiba como iniciou a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, as transformações nos meios de produção e a rápida urbanização acentuada pela industrialização.

Thomas Edison

Clique aqui e conheça a história de Thomas Alva Edison, inventor estadunidense responsável pela criação da lâmpada incandescente.

Tipos de Industrialização

Conheça os principais tipos de industrialização conforme uma classificação que obedece a fatores econômicos, históricos e espaciais.

Torricelli

Um pouco da história do físico e matemático Evangelista Torricelli.