Joule

O inglês Joule estudou matemática e filosofia e recebeu instrução do famoso professor e fundador da Química moderna, John Dalton.

Joule nasceu em uma cidade na Inglaterra chamada Salford. Por ser filho de um bem-sucedido cervejeiro, pôde se dedicar a uma vida de investigação.

Joule recebeu instrução do famoso professor e fundador da Química moderna John Dalton, além de estudar também Matemática e Filosofia.

Em 1840, após realizar várias pesquisas sobre conversão de energia elétrica em calor, utilizando os geradores elétricos inventados naquela época, obteve uma fórmula que relacionava a produção de calor com o valor da corrente elétrica que percorria um fio.

Posteriormente, passou então a investigar a conversão de outras formas de energia em calor. Fez passar água por pequenos orifícios para aquecê-la por atrito, expandiu e comprimiu gases, e, por fim, realizou seu mais famoso experimento, o experimento de Joule.

Joule fez os cálculos do trabalho realizado, em todos os casos, sempre verificando uma proporcionalidade entre ambos. No ano de 1850 foi aceito na Royal Society e nos anos seguintes continuou suas pesquisas, auxiliado pelo jovem William Thomson, mais tarde conhecido como lorde Kelvin. Juntos realizaram trabalhos sobre o comportamento dos gases.

Joule também realizou trabalhos na área do eletromagnetismo, em que descobriu o fenômeno da magnetostrição, segundo o qual uma barra de ferro altera ligeiramente seu comprimento ao se magnetizar.

Joule morreu em Sale, no ano de 1889.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

James Prescott Joul

James Prescott Joul

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Contribuições de James Prescott Joule

Clique aqui para conhecer um pouco da vida e das contribuições à ciência feitas por James Prescott Joule, físico britânico nascido em 1818.

Efeitos da corrente elétrica

Veja aqui quais são os principais efeitos da corrente elétrica quando percorrida por condutores elétricos.

James Watt

Conheça a história e as contribuições de James Watt, engenheiro escocês que desenvolveu a máquina a vapor.

O quilowatt-hora

O consumo de energia elétrica de nossas residências é medido em quilowatt-hora

Richard Feynman

Clique aqui e conheça a história de Richard Feynman, físico estadunidense que, em 1959, introduziu o conceito de nanotecnologia.