Richard Feynman

Richard Feynman foi um importante físico estadunidense que deu contribuições nas áreas da Física Teórica, Eletrodinâmica Quântica etc.

Richard Feynman nasceu em Nova Iorque, no ano de 1918. Cresceu em Far Rockaway e sempre foi uma criança inteligente e que demonstrava aptidão para as ciências exatas. Graduou-se em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Durante a graduação, publicou um artigo sobre raios cósmicos e outro sobre forças moleculares.

Feynman pós-graduou-se em Princeton, na sede do Instituto de Estudos Avançados, onde Albert Einstein também desenvolvia trabalhos.

Na década de 50, Feynman ministrou aulas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instituição fundada em 1949 e que desenvolve pesquisas tecnológicas. Em um de seus livros, Feynman falou a respeito de suas experiências com a cultura e língua do Brasil e também criticou o método de ensino de Física brasileiro, focado apenas na memorização das equações.

Em decorrência de complicações causadas por um câncer, Feynman morreu em 1988, aos 69 anos, em Los Angeles.

Feitos importantes de Richard Feynman

Durante o encontro anual da Sociedade Americana de Física, em dezembro de 1959, Feynman defendeu em seu discurso a ideia da manipulação dos materiais átomo por átomo para a construção de estruturas com finalidades infinitas. Na ocasião, disse que não havia impedimentos teóricos para tal situação. Foi nesse contexto que nasceu o que chamamos de nanotecnologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Prêmio Nobel

Em 1965, Feynman recebeu o prêmio Nobel de Física, graças às suas contribuições na área da Eletrônica Quântica.

  • Projeto Manhattan

Feynman foi um dos cientistas que participaram do projeto Manhattan, que desenvolveu pesquisas para a produção das primeiras ogivas nucleares.

  • Caso Challenger

O ônibus espacial da Challenger, da NASA, explodiu durante o seu lançamento, no dia 28 de janeiro de 1986. Feynman participou da comissão de investigação das causas do acidente.

Contribuições para a Física:

  • Contribuições na área da Física teórica;

  • Pioneiro nos estudos de computação quântica;

  • Introduziu o conceito de nanotecnologia;

  • Desenvolveu estudos importantes na área da Eletrodinâmica Quântica;

  • Fez estudos sobre as interações fortes e fracas.

*Créditos da imagem: Neftali / Shutterstock

Richard Feynman desenvolveu importantes estudos sobre Eletrodinâmica Quântica e introduziu o conceito de Nanotecnologia *

Richard Feynman desenvolveu importantes estudos sobre Eletrodinâmica Quântica e introduziu o conceito de Nanotecnologia *

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Heinrich Hertz

Conheça a história da vida de Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão responsável por comprovar experimentalmente as ondas eletromagnéticas.

Prêmio Nobel

Clique e entenda o que é o Prêmio Nobel, quem ele premia, como surgiu, e quais são as regras para a nomeação dos vencedores nas cinco categorias.

Torricelli

Um pouco da história do físico e matemático Evangelista Torricelli.

Joule

Clique aqui e conheça o legado deixado por James Prescott Joule!

Johannes Kepler

Clique para conhecer um pouco da história de Johannes Kepler, importantíssimo astrônomo e matemático do século XVI.

Isaac Newton

Clique aqui e conheça a história de uma das maiores personalidades da história da humanidade: Sir Isaac Newton!