Isaac Newton

Isaac Newton foi um dos maiores cientistas da História, pois realizou grandes contribuições para a Física, Astronomia, Química, Matemática, Alquimia, Teologia etc.

Isaac Newton nasceu no dia 04 de janeiro de 1643, em uma pequena aldeia da Inglaterra. Nasceu prematuro e bem cedo perdeu o pai, passando a infância aos cuidados de sua avó. Retornou à casa de sua mãe apenas aos 14 anos. Desde cedo Newton apresentava uma rara habilidade na construção de pequenos instrumentos, como moinhos e quadrantes solares. Não é à toa que anos mais tarde suas contribuições puderam ampliar a capacidade dos telescópios em cerca de 20 vezes.

Ao completar 18 anos, ingressou no Trinity College da Universidade de Cambridge, onde estudou Ciências Exatas e formou-se no ano de 1665. Nessa época, foi forçado a voltar para a casa de sua mãe em virtude da epidemia de peste bubônica que assolou a Inglaterra, matando milhares de pessoas.

Foi nessa época que Newton iniciou seus estudos sobre os fundamentos básicos da Mecânica, corpos celestes, gravitação, métodos de cálculo diferencial e integral etc. Em 1667, ao retornar à universidade, desenvolveu ainda mais seus estudos, criando equipamentos como o telescópio refletor, lentes, espelhos etc.

Newton durante estudos relacionados à Óptica
Newton durante estudos relacionados à Óptica

Incentivado pelo astrônomo Edmund Halley, Newton desenvolveu suas ideias e, em 1687, publicou a sua principal obra: Philosophiae Naturales Principia Mathematica – Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Nessa obra as ideias de Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica, ação e reação foram descritas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Suas contribuições no ramo das Ciências foram muito vastas. Newton desenvolveu novas ferramentas matemáticas, equipamentos científicos, descobriu a causa das marés, desenvolveu trabalhos na área de Química e até previu o fim dos tempos baseando-se no livro bíblico de Daniel, em que o profeta tem sonhos a respeito dos dias finais da Terra. Para Newton, o mundo acabará no ano de 2060.

Além de suas contribuições científicas, Newton pertenceu ao Parlamento, foi nomeado superintendente da Casa da Moeda, compôs e presidiu a Royal Society, fez fortuna na Bolsa de Valores londrina e recebeu o título de “Sir” da Rainha Ana da Grã-Bretanha, em 1705.

Estátua de Newton na Universidade de Cambridge *
Estátua de Newton na Universidade de Cambridge *

Em 1727, aos 84 anos, Isaac Newton morreu por causa de complicações renais. A importância da vida e das descobertas desse ilustre cientista estão traduzidas na frase do poeta inglês Alexander Pope:

A natureza e as suas leis estavam imersas em trevas; Deus disse “Haja Newton” e tudo se iluminou.”

Crédito da imagem: PlusONE Shutterstock.com

As contribuições de Newton fundamentaram a Física Clássica

As contribuições de Newton fundamentaram a Física Clássica

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Richard Feynman

Clique aqui e conheça a história de Richard Feynman, físico estadunidense que, em 1959, introduziu o conceito de nanotecnologia.

Carl Sagan

Clique aqui para saber mais sobre a vida de Carl Sagan, astrônomo e astrofísico estadunidense que publicou inúmeros trabalhos sobre o Universo.

Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

Clique aqui e veja quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton, a base da Mecânica Clássica.

Thomas Edison

Clique aqui e conheça a história de Thomas Alva Edison, inventor estadunidense responsável pela criação da lâmpada incandescente.

Heinrich Hertz

Conheça a história da vida de Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão responsável por comprovar experimentalmente as ondas eletromagnéticas.

Primeira Lei de Newton

Aqui você vai compreender a Primeira Lei de Newton, chamada Lei da Inércia, e ver situações cotidianas nas quais observamos seus efeitos.

Segunda Lei de Newton

Clique aqui e aprenda os conceitos da segunda lei de Newton e quando aplicá-la!

Lei da Gravitação de Newton

Conheça a lei da gravitação e sua equação, que determina a intensidade da força de atração entre dois corpos separados por uma distância qualquer.

Leis de Newton

Clique aqui e conheça as leis de Newton, a base da Mecânica Clássica e as responsáveis pela explicação de diversos fenômenos cotidianos.

Terceira Lei de Newton

A terceira lei de Newton também é conhecida como lei da ação e reação.

Enunciando a Segunda Lei de Newton

Estudo do aperfeiçoamento da Segunda Lei de Newton, tomando como base a quantidade de movimento de um corpo.

Reescrevendo a Segunda Lei de Newton

Veja aqui a definição da segunda lei de Newton e veja também como reescrevê-la em função da quantidade de movimento e impulso.

Aplicando as leis de Newton nas roldanas

Veja aqui como as roldanas são utilizadas para modificar a direção de aplicação de uma força.

Precursores do iluminismo

Saiba por que o movimento iluminista ganhou força na Holanda, no século XVII, e conheça mais sobre Descartes, Locke e Newton, considerados os precursores do iluminismo.

Gravitação

Você sabe o que é gravitação? Clique aqui e conheça importantes estudos de Newton sobre essa questão.