Terceira lei de Newton

A terceira lei de Newton determina que para toda força de ação há uma força de reação de valor igual e sentido oposto.

Martelo batendo em prego na parede.
Por causa da terceira lei de Newton, a força que o martelo faz no prego é a mesma que o prego faz no martelo.

A terceira lei de Newton é uma das leis fundamentais da dinâmica. Ela aborda a relação entre as forças de interação entre dois corpos. É determinada por um par de ação é reação, que é a dupla composta da força de ação feita no objeto e da força de reação do objeto em resposta. A respeito disso, podemos dizer que a força peso e a força normal não são um par ação e reação, já que uma não é consequência da outra.

Leia também: Leis de Newton — os postulados em torno da relação entre força e movimento

Resumo sobre a terceira lei de Newton

  • A terceira lei de Newton diz respeito à relação entre as forças de ação e de reação entre dois corpos.

  • Quando a ação da força é feita de dentro, dizemos que se trata de uma força interna.

  • Quando a ação da força é feita de fora, dizemos que se trata de uma força externa.

  • A fórmula da terceira lei de Newton indica que os módulos das forças do par ação e reação são iguais e possuem sentidos opostos.

Videoaula sobre a terceira lei de Newton

Qual é a terceira lei de Newton?

A terceira lei de Newton, conhecida também como princípio da ação e reação, faz parte do conjunto de leis desenvolvidas por sir Isaac Newton (1643–1727) durante seus estudos a respeito do movimento e de suas causas. A terceira lei enuncia o seguinte:

“A toda ação corresponde uma reação igual e contrária, ou seja, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Resumindo, ela expressa que para toda ação contra um corpo haverá uma reação deste de sentido contrário, mas de valor igual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Forças de ação e reação e seus efeitos

Para uma força de ação feita contra algo, uma reação será gerada em resposta.

Par de ação e reação atuando no lançamento da bola.
Par de ação e reação atuando no lançamento da bola.

Por exemplo, como mostra a imagem acima, quando jogamos uma bola no chão, ela retorna imediatamente à nossa mão. A ação é o lançamento da bola, e a reação é o seu retorno. Isso é o que chamamos de par ação e reação — para uma força de ação, haverá uma força de reação em sentido contrário e mesmo valor.

Leia também: Afinal, o que é força?

Força peso e força normal

Geralmente, a força peso e a força normal são tratadas como um par ação e reação. Contudo, essa classificação está incorreta, pois são forças com origens completamente distintas, além de poderem ou não apresentarem orientações semelhantes, como na imagem abaixo.

Força peso e força normal aplicadas em diferentes blocos.
Força peso e força normal aplicadas em diferentes blocos.

A força peso ocorre em razão da gravidade do planeta, que puxa os corpos para o centro da Terra. Sendo assim, seu sentido é sempre para baixo e sua direção é vertical, como podemos ver nos blocos 1, 2 e 3 da imagem. Como a Terra faz uma força nos puxando para baixo, nós fazemos uma força de reação, a puxando, e só não afundamos porque a superfície da Terra faz uma força normal sobre nós.

Assim, a força normal é uma força de contato. Ela aparece sempre que há um objeto em contato com uma superfície. Essa força tem orientação perpendicular à superfície e apresenta diferentes sentidos e direções dependendo da posição do corpo, o que podemos observar nos blocos 1, 2 e 3 da imagem. Como a força normal é a força que a superfície faz no bloco, seu par ação e reação é com a força que o bloco faz na superfície.

Forças internas e externas

As forças podem ser internas, quando aplicadas de dentro para fora, mas também podem ser externas, quando aplicadas de fora para dentro. Normalmente, as forças internas e externas possuem módulos iguais, mas somente as forças externas conseguem realizar modificações no estado de movimento dos corpos.

Fórmula da terceira lei de Newton

A terceira lei de Newton não tem uma fórmula específica, mas pode ser representada matematicamente como:

\(\left|\vec{F_{AB}}\right|=-\left|\vec{F_{BA}}\right|\)

  • \(\left|\vec{F_{AB}}\right|\) é o módulo da força que o corpo A faz em B, medido em Newton \([N]\).

  • \(\left|\vec{F_{BA}}\right|\) é o módulo da força que o corpo B faz em A, medido em Newton \( [N]\).

Leia também: Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

Exercícios resolvidos sobre a terceira lei de Newton

Questão 1

(IFSC) Um pássaro está em pé sobre uma das mãos de um garoto. É CORRETO afirmar que a reação à força que o pássaro exerce sobre a mão do garoto é a força:

a) da Terra sobre a mão do garoto.

b) do pássaro sobre a mão do garoto.

c) da Terra sobre o pássaro.

d) do pássaro sobre a Terra.

e) da mão do garoto sobre o pássaro.

Resolução

Alternativa E

Assim como o pássaro exerce uma força na mão do garoto, a mão dele também age sobre o pássaro, em sentido oposto.

Questão 2

Um bloco 1 e um bloco 2 estão justapostos e apoiados sobre uma superfície plana e horizontal, como representado na figura. Eles são acelerados pela força \(\vec{F}\) horizontal em direção à direita, aplicada ao bloco 1, e passam a deslizar sobre a superfície com atrito desprezível.

 Força atuando sobre dois blocos justapostos e apoiados em superfície.

Determine a direção e o sentido da força \({\vec{F}}_{12}\) exercida pelo bloco 1 sobre o bloco 2 e determine a direção e o sentido da força \({\ \vec{F}}_{21} \) exercida pelo bloco 2 sobre o bloco 1.

Resolução

A força \({\vec{F}}_{12}\) tem direção horizontal e sentido para a direita, já a força \({\vec{F}}_{21}\) tem direção horizontal, mas sentido para a esquerda. Ou seja, são um par ação e reação.

Por: Pâmella Raphaella Melo

Artigos relacionados

Aplicando as leis de Newton nas roldanas

Veja aqui como as roldanas são utilizadas para modificar a direção de aplicação de uma força.

Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

Clique aqui e veja quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton, a base da Mecânica Clássica.

Curiosidades físicas no Futebol

Sabia que você pode aprender Física com futebol? Neste artigo demonstraremos como isso é possível ao revelar conceitos físicos presentes em uma partida de futebol. Veja aqui por que as chuteiras possuem travas, por que os jogadores vestem roupas térmicas e qual é o tempo que o goleiro tem para reagir a um pênalti!

Força normal

Descubra o que é a força normal e onda ela se encontra. Veja também as diferentes situações em que a força normal aparece.

Força peso

O que é força peso? Acesse e confira a definição, aprenda a calcular a força peso, conheça as fórmulas, e saiba mais sobre o assunto com exercícios resolvidos.

Forças

Clique aqui e aprenda os tipos de forças existentes e quais são seus conceitos.

Isaac Newton

Acesse este artigo se quiser saber mais da vida de Isaac Newton, brilhante cientista inglês. Confira detalhes de sua vida pessoal e profissional.

Leis de Newton

Clique aqui e conheça as leis de Newton, a base da Mecânica Clássica e as responsáveis pela explicação de diversos fenômenos cotidianos.

Primeira Lei de Newton

Aqui você vai compreender a Primeira Lei de Newton, chamada Lei da Inércia, e ver situações cotidianas nas quais observamos seus efeitos.

Resultante centrípeta

Veja aqui um estudo dos efeitos provocados pela resultante centrípeta.

Segunda Lei de Newton

Clique aqui e aprenda os conceitos da segunda lei de Newton e quando aplicá-la!