27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

 Em 1988, foi criado pelo Ministério da Saúde o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Essa data é comemorada em 27 de novembro e tem por finalidade levar o conhecimento sobre a doença para toda a sociedade a fim de diminuir o surgimento de novos casos e aumentar os índices de diagnóstico precoce.

Leia também: Qual a diferença entre tumor e câncer?

O que é o câncer?

O câncer é uma doença grave que mata uma grande quantidade de pessoas anualmente, não escolhendo idade, sexo ou cor. Essa doença caracteriza-se pelo crescimento desordenado e incontrolável de células, que acabam invadindo tecidos e órgãos, causando danos muitas vezes irreversíveis. Dados indicam que a doença é a segunda principal causa de mortes no mundo, perdendo apenas para os problemas cardiovasculares.

O câncer, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado na maioria dos casos.
O câncer, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado na maioria dos casos.

Infelizmente, a grande maioria das mortes por câncer ocorre em virtude do diagnóstico tardio da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 30% das mortes em decorrência dessa enfermidade poderiam ser evitadas com medidas simples de prevenção e adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Entretanto, vale destacar que os tumores apresentam causa multifatorial na maioria das vezes.

Veja também: Outubro Rosa – movimento criado a fim de divulgar informações acerca do câncer de mama e sua prevenção

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prevenção contra o câncer

Uma das principais formas de prevenir-se do câncer é evitando hábitos de vida pouco saudáveis, procurando sempre se alimentar corretamente e abster-se vícios, tais como o cigarro e o álcool. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente o tabagismo foi responsável em 2011 por 63.753 casos de câncer diagnosticados.

A fim de estimular a prevenção e orientar a população, o Inca desenvolveu um folheto com dez dicas. Acompanhe:

Dicas de prevenção contra o câncer

  • Não fume.

  • Tenha uma alimentação saudável, lembrando-se sempre de evitar alimentos gordurosos, salgados, embutidos e enlatados. Insira, sempre que possível, vegetais em sua dieta.

  • Realize pelo menos 30 minutos diários de atividade física.

  • Controle seu peso.

  • Faça exames ginecológicos preventivos.

  • Realize o exame clínico das mamas. Após os 50 anos, complemente o exame clínico com a mamografia. Em mulheres com fatores de risco, a mamografia pode ser feita a partir dos 35 anos.

  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.

  • Após os 50 anos, homens e mulheres devem realizar o exame de sangue oculto nas fezes para identificar possíveis problemas no intestino.

  • Não se exponha ao Sol sem proteção no período entre 10hrs e 16hrs;

  • Escove os dentes e a língua diariamente.

Acesse os textos a seguir e conheça melhor alguns dos principais tipos de câncer que acometem a população brasileira:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Câncer

Saiba mais sobre o câncer, um grupo de doenças que se relaciona com o aumento desordenado de um grupo de células e que pode causar a morte.

Câncer colorretal

Amplie seus conhecimentos sobre o câncer colorretal e conheça alguns sintomas que podem indicar o surgimento dessa neoplasia no organismo.

Câncer de boca

Veja alguns aspectos relevantes a respeito do câncer de boca, tais como suas causas, sintomas e tratamento.

Câncer de mama

Amplie seus conhecimentos a respeito do câncer de mama conhecendo seus fatores de risco, sintomas, tratamentos e formas de prevenção. Aprenda sobre o Outubro Rosa.

Câncer de mama masculino

Conheça mais a respeito do câncer de mama masculino, um problema grave, porém bastante raro.

Câncer de próstata

Tire suas dúvidas a respeito do segundo tipo de neoplasia que mais mata homens no nosso país: o câncer de próstata.

Câncer de pulmão

Conheça um pouco mais a respeito do câncer de pulmão, um tumor maligno responsável por uma grande quantidade de mortes em todo o mundo.

Câncer do colo do útero

Aprenda um pouco mais a respeito do câncer do colo do útero, um tipo de tumor que afeta principalmente mulheres sexualmente ativas.

Fosfoetanolamina (pílula do câncer)

Saiba mais sobre a “pílula do câncer” (fosfoetanolamina) e entenda por que é necessária a realização de estudos aprofundados sobre o tema.