Câncer de próstata

Câncer de próstata é um tipo de câncer que acomete homens, principalmente, com mais de 65 anos e não provoca sintomas em suas fases iniciais.

O câncer de próstata é silencioso e apresenta sintomas apenas em suas fases mais avançadas.
O câncer de próstata é silencioso e apresenta sintomas apenas em suas fases mais avançadas.

O câncer de próstata, que afeta os homens, é considerado o segundo tipo de câncer mais comum nesse grupo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. É uma doença que atinge a próstata, glândula responsável por produzir um líquido que participa da formação do sêmen. A próstata envolve a porção inicial da uretra, motivo pelo qual o fluxo urinário pode se alterar à medida que o tumor se instala.

O câncer de próstata acomete com maior frequência pessoas com idade superior a 65 anos, e, na sua fase inicial, não provoca sintomas. Geralmente, quando os sintomas surgem, o tumor se apresenta em um estágio avançado. Dentre os sintomas relatados, podemos citar dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e sangramento pela uretra.

Leia mais: Diferença entre tumor e câncer

Resumo sobre câncer de próstata

  • É um câncer que atinge a próstata, uma glândula que produz uma secreção que participa da formação do sêmen.

  • Não provoca sintomas em suas fases iniciais.

  • Quando os sintomas surgem, incluem dificuldade para urinar, redução do jato de urina e sangue na urina.

  • O rastreamento em casos sem sintomas deve ser decidido entre médico e paciente.

  • O toque retal e a dosagem do PSA são exames feitos para avaliar a presença desse câncer.

  • A sua confirmação é feita por meio de biópsia.

O que é a próstata?

Antes de compreendermos o que é o câncer de próstata, devemos conhecer esse importante órgão. A próstata é uma glândula do sistema genital masculino que se assemelha a uma castanha, está localizada na parte baixa do abdômen e é responsável por produzir parte dos fluidos que compõem o sêmen. A glândula envolve a porção inicial da uretra, tubo que garante a eliminação da urina para o meio externo.

  • Videoaula sobre sistema genital masculino

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor muito frequente em homens com idade superior a 65 anos, sendo considerado o segundo tipo mais comum entre pessoas do sexo masculino, estando atrás, segundo o Inca, apenas do câncer de pele não melanoma. O câncer de próstata, inicialmente assintomático, é responsável por um grande número de mortes todos os anos. Segundo o Inca, em 2019, foram registradas 15.983 mortes pela doença em território nacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O câncer de próstata pode crescer de maneira rápida ou lenta. Quando apresenta crescimento lento, o paciente pode permanecer por anos com o tumor sem que suspeite de sua presença. Em tumores de crescimento rápido, a doença desenvolve-se rapidamente e de forma agressiva.

São considerados fatores de risco que podem aumentar a chance de um homem apresentar câncer de próstata: idade avançada, histórico de câncer na família, obesidade e sobrepeso. Além disso, a exposição a determinadas substâncias, como arsênio e produtos de petróleo, também está associada ao desenvolvimento desse tipo de câncer.

  • Hiperplasia prostática benigna

Representação pictográfica de uma próstata normal e outra aumentada devido à hiperplasia protática benigna
Algumas vezes o aumento da próstata é benigno.

A hiperplasia prostática benigna é uma condição que afeta muitos homens e não se trata de um tipo de câncer. Trata-se de um crescimento benigno da próstata cuja frequência aumenta progressivamente em homens com idade superior a 50 anos. O crescimento da próstata pode comprimir a uretra, dificultando a passagem de urina e favorecendo o desenvolvimento de infecções urinárias.

A hiperplasia prostática benigna pode provocar sintomas como aumento da frequência urinária, dificuldade para iniciar a micção, sensação de que não urinou o suficiente e jato urinário fraco. Por provocar sintomas semelhantes ao câncer de próstata, um médico deverá ser consultado para a realização de exames que descartem essa possibilidade. Caso queira saber mais sobre o tema deste tópico, leia: Hiperplasia prostática benigna.

Sintomas do câncer de próstata

Esquema ilustrativo representando a evolução do câncer de próstata
Observe a ilustração demonstrando a evolução do câncer de próstata.

Como mencionado, o câncer de próstata é silencioso em suas fases iniciais e, muitas vezes, só é descoberto em estágios avançados da doença. Quando os sintomas do câncer de próstata surgem, normalmente são: dificuldade para urinar, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar várias vezes durante o dia, sensação de não esvaziar a bexiga, perda do controle da bexiga, impotência, sangue no líquido seminal e na urina, dores nos ossos, infecções generalizadas e insuficiência renal.

É importante ressaltar que esses sintomas também aparecem em casos benignos, portanto, caso o paciente apresente algum deles, não significa necessariamente que ele esteja com câncer. Entretanto, é fundamental uma avaliação médica para que um diagnóstico correto seja realizado.

Novembro Azul é um movimento que ocorre anualmente no mês de novembro e visa a orientar a população a respeito do câncer de próstata e conscientizar sobre a importância de procurar um médico em caso de sintomas! Leia mais sobre o movimento, aqui!

Diagnóstico do câncer de próstata

De acordo com o Inca, “não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos”. Diante disso, o Inca não recomenda exames de rotina para a finalidade de rastreamento. Alguns profissionais, no entanto, recomendam o exame de sangue conhecido como PSA (dosagem do antígeno prostático específico) e o exame de toque retal para homens que possuem idade superior a 50 anos.

No caso de pacientes com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos, alguns profissionais recomendam a realização dos exames a partir dos 45. Como pontuado, não há evidências de que a realização desses exames em pacientes sem sintomas diminua a mortalidade, portanto, é importante conversar com um médico e analisar se o rastreamento sem sintoma deve ou não ser feito.

Diante da suspeita de um caso de câncer de próstata após a realização do toque retal e PSA, deve-se fazer uma biópsia. A biópsia consiste na retirada de um pequeno pedaço do tumor para análise em laboratório e identificação de células cancerosas. Ela é o único exame capaz de confirmar com toda certeza a presença de um câncer na próstata.

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento do câncer de próstata dependerá de vários fatores, tais como idade, estágio da doença e estado físico do paciente. Quando o paciente está com a doença restrita à região da próstata, o médico pode recomendar a cirurgia, a radioterapia ou a observação vigilante. Em casos mais avançados da doença, realiza-se radioterapia ou cirurgia em associação com o tratamento hormonal.

Leia mais: Quimioterapia — utilizada para o tratamento de câncer, doenças autoimunes e contra a rejeição de transplantes

Prevenção do câncer de próstata

O motivo pelo qual o câncer de próstata surge no homem ainda é desconhecido, entretanto, acredita-se que fatores genéticos, hormonais, ambientais e hábitos alimentares podem ter relação com o surgimento dessa neoplasia.

Não existem medicamentos ou vacinas que ajudem a proteger contra esse tipo de câncer, todavia, bons hábitos de vida diminuem sua incidência. Dentre esses hábitos, podemos destacar uma alimentação saudável, com pouca quantidade de gordura animal e rica em vegetais. Vale destacar que fazer exercícios físicos, manter o peso adequado, reduzir o consumo de álcool e não fumar também ajudam na prevenção.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

Entenda por que foi criado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Aprenda um pouco mais sobre essa doença e veja dicas para se prevenir-se contra ela.

Câncer

Saiba mais sobre o câncer, um grupo de doenças que se relaciona com o aumento desordenado de um grupo de células e que pode causar a morte.

Câncer colorretal

Amplie seus conhecimentos sobre o câncer colorretal e conheça alguns sintomas que podem indicar o surgimento dessa neoplasia no organismo.

Câncer de boca

Veja alguns aspectos relevantes a respeito do câncer de boca, tais como suas causas, sintomas e tratamento.

Câncer de mama

Amplie seus conhecimentos a respeito do câncer de mama conhecendo seus fatores de risco, sintomas, tratamentos e formas de prevenção. Aprenda sobre o Outubro Rosa.

Câncer de pulmão

Conheça um pouco mais a respeito do câncer de pulmão, um tumor maligno responsável por uma grande quantidade de mortes em todo o mundo.

Diferença entre tumor e câncer

Você sabia que existe diferença entre tumor e câncer? Clique aqui e entenda por que não devemos dizer que tumor é sinônimo de câncer.

Fosfoetanolamina

Clique e conheça as propriedades químicas da fosfoetanolamina, a substância que foi apontada como a cura para o câncer.

Fosfoetanolamina (pílula do câncer)

Saiba mais sobre a “pílula do câncer” (fosfoetanolamina) e entenda por que é necessária a realização de estudos aprofundados sobre o tema.

Hiperplasia prostática benigna

Descubra o que é a hiperplasia prostática benigna e conheça alguns de seus sintomas.

Linfoma

Entenda o que são linfomas e conheça a diferença entre linfoma de Hodgkin e o não Hodgkin.

Novembro Azul

Compreenda o que é o movimento Novembro Azul e aprenda um pouco mais a respeito do câncer de próstata.

Próstata

Saiba mais sobre a próstata, uma importante glândula encontrada no corpo do homem.

Quimioterapia

A quimioterapia é um combinado de compostos químicos que ajuda no tratamento contra o câncer. Saiba mais sobre essa terapia!

Radioterapia

Saiba mais sobre a radioterapia, uma técnica que cura e melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer.