Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento que ocorre anualmente no mês de novembro e orienta a população a respeito do câncer de próstata. Esse tipo de câncer causa várias mortes todos os anos, sendo estimado que um homem morra a cada 38 minutos por causa da doença, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A enfermidade é cercada de preconceitos, portanto a informação é essencial para que o problema seja diagnosticado precocemente e o tratamento adequado possa ser realizado.

Leia também: Diferença entre tumor e câncer

O que é o Novembro Azul?

Novembro Azul é um movimento que coloca em destaque um assunto bastante importante para a saúde do homem: o câncer de próstata. O mês foi escolhido para marcar a luta por essa causa, pois também é o mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, o movimento ganhou força mundial e hoje é conhecido internacionalmente. Esse importante movimento objetiva conscientizar, ajudar na prevenção e informar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 Novembro é um mês voltado para a conscientização sobre o câncer de próstata.
Novembro é um mês voltado para a conscientização sobre o câncer de próstata.

Durante todo o mês de novembro, várias palestras, workshops e outros eventos são realizados a fim de levar informação de qualidade para a população. Além disso, vários prédios e monumentos são iluminados com a cor azul, a fim de se conseguir dar maior visibilidade à campanha.

Leia também: Outubro Rosa — a campanha de combate ao câncer de mama

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Câncer de próstata

O câncer de próstata é, depois do câncer de pele, a neoplasia maligna com maior incidência no público masculino brasileiro. Segundo o Inca, estima-se que, em 2020, surjam cerca 65.840 novos casos da doença. Ainda de acordo com o instituto, em 2018, no Brasil, 15.576 homens morreram em consequência da doença, o que demonstra a necessidade urgente de campanhas de conscientização.

  • O que é a próstata?

Antes de entendermos o que é o câncer de próstata, é fundamental compreender o que é a próstata. Essa estrutura é uma glândula do sistema reprodutor masculino que é responsável por secretar um líquido que formará, junto com o espermatozoide e secreções das vesículas seminais, o sêmen. Essa glândula está localizada na região na frente do reto e logo abaixo da bexiga. A uretra, canal responsável por levar a urina para fora do organismo, apresenta uma porção (uretra prostática) que passa pelo interior da próstata. Para saber mais sobre a próstata, clique aqui.

  • O que é o câncer de próstata?

Câncer é o nome dado a um grupo de doenças que se caracterizam pela multiplicação desordenada de células, as quais podem invadir tecidos e órgãos vizinhos, bem como se espalhar para regiões diversas do corpo. O câncer pode ocorrer em diferentes partes do organismo, sendo uma dessas regiões a próstata.

 A ilustração acima representa o desenvolvimento de um tumor na região da próstata.
A ilustração acima representa o desenvolvimento de um tumor na região da próstata.

O câncer de próstata é um tipo de câncer que, geralmente, cresce de forma lenta, entretanto, em alguns casos, pode ocorrer de maneira rápida. A doença é identificada normalmente,em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Por isso, recomenda-se avaliação anual após os 50 anos de idade. Além desse fator, observa-se uma maior ocorrência desse tipo de câncer em homens negros, em obesos e em pessoas que apresentam história familiar da doença.

Os sintomas do câncer de próstata não são específicos e, muitas vezes, são confundidos com problemas normais inerentes à idade. Dentre os principais sintomas, destacam-se a dificuldade de urinar e a vontade de urinar várias vezes. Em estágios mais graves da doença, o paciente pode apresentar dor nos ossos, infecção generalizada e insuficiência renal.

O diagnóstico desse tipo de câncer é feito por meio de exame de toque retal e de sangue, chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico). Vale salientar, no entanto, que apenas após a realização da biópsia o diagnóstico de câncer será confirmando. Esses exames, como dito anteriormente, devem ser feitos por pacientes que apresentam idade superior a 50 anos. Em casos de grupo de risco, tais como aqueles pacientes que apresentam história familiar, recomenda-se que o urologista seja procurado para esse fim a partir dos 45 anos.

Apesar de o exame retal ser rodeado de preconceito, ele é indispensável para o diagnóstico. Por intermédio desse exame, é possível perceber o volume da próstata e alterações em sua estrutura. O exame é rápido e causa relativamente pouco incômodo ao paciente.

O tratamento do câncer de próstata é individualizado, ou seja, cada paciente será tratado de uma maneira distinta a depender de fatores como o estágio da doença e a condição de saúde do paciente. Dentre as opções de tratamento, destacam-se a cirurgia e a radioterapia.

Como formas de prevenção do câncer de próstata, podemos citar boa alimentação, realização de atividades físicas e o controle do peso. No que diz respeito à alimentação, é importante não ingerir carne em excesso, embutidos e gordura. Inserir verduras, legumes e cereais na dieta também pode ajudar a prevenir esse tipo de câncer, além de diversas outras doenças.

Apesar de apresentar alto índice de cura, o câncer de próstata está relacionado com um grande número de mortes todos os anos. Sendo assim, é fundamental que todos os homens livrem-se do preconceito e realizem os exames preventivos. Somente um diagnóstico precoce é capaz de garantir um tratamento eficiente.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Câncer

Saiba mais sobre o câncer, um grupo de doenças que se relaciona com o aumento desordenado de um grupo de células e que pode causar a morte.

Câncer de mama

Amplie seus conhecimentos a respeito do câncer de mama conhecendo seus fatores de risco, sintomas, tratamentos e formas de prevenção. Aprenda sobre o Outubro Rosa.

Câncer de próstata

Tire suas dúvidas a respeito do segundo tipo de neoplasia que mais mata homens no nosso país: o câncer de próstata.

Diferença entre tumor e câncer

Você sabia que existe diferença entre tumor e câncer? Clique aqui e entenda por que não devemos dizer que tumor é sinônimo de câncer.

Outubro Rosa

Compreenda o que é o Outubro Rosa e a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações em decorrência do câncer de mama.

Próstata

Saiba mais sobre a próstata, uma importante glândula encontrada no corpo do homem.