Dicas para uma alimentação saudável

Entre as principais dicas para uma alimentação saudável, podemos destacar a diminuição do consumo de alimentos industrializados e frituras.

Infelizmente muitas pessoas não se preocupam em comer alimentos saudáveis – ingerindo grande quantidade de produtos industrializados e ricos em gordura – e nem com o momento da refeição, alimentando-se, por exemplo, no trânsito ou em ambientes estressantes. O ritmo atual do ser humano acaba tornando a alimentação pouco saudável, mas é necessário mudar esses hábitos, uma vez que eles estão relacionados com problemas de saúde, tais como obesidade e problemas cardíacos.

A seguir vamos dar dicas de como ter uma alimentação saudável, acabando com o mito de que comer bem não é comer em grande quantidade. Você aprenderá ainda que comer bem é se alimentar de todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo, no momento certo e de uma maneira agradável.


Dicas para uma alimentação saudável

  • Alimente-se a cada três horas, obedecendo às seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Pequenas refeições antes das refeições principais evitam, por exemplo, a ingestão exagerada de alimentos;

  • Alimente-se em ambientes agradáveis e sem pressa, lembrando-se sempre de mastigar bem;

  • Evite alimentos ricos em gordura e frituras. Sempre que possível, opte por assados, grelhados ou cozidos;

  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Evite alimentos industrializados e fast-food;

  • Inclua pelo menos três porções de leites e derivados na sua alimentação;

  • Coloque em sua dieta pelo menos uma porção de carne, peixes, aves ou ovos;

  • Inclua legumes e verduras em sua dieta, lembrando-se sempre de não cozinhá-los excessivamente. O cozimento exagerado pode ocasionar perda de nutrientes;

  • Insira cereais na sua alimentação. O recomendado é pelo menos seis porções de cereais, tubérculos e raízes;

  • Beba, pelo menos, dois litros de água diariamente, lembrando-se sempre de aumentar a quantidade em caso de calor excessivo ou atividade física intensa;

  • Consuma fibras, pois elas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e diminuem o colesterol;

  • Pelo menos cinco vezes na semana, alimente-se de arroz e feijão, pois esses alimentos fornecem as vitaminas necessárias para o funcionamento do organismo;

  • Não abuse do sal e dos doces;

  • Não diminua as calorias de sua alimentação de maneira drástica, pois elas são necessárias para o funcionamento do organismo. Um adulto necessita de 1800 a 2500 calorias diárias;

  • Não exclua nutrientes de suas refeições, pois todos eles são necessários para manter seu corpo saudável. Dietas restritivas são perigosas para a saúde.

Uma alimentação saudável evita problemas cardiovasculares e a obesidade

Uma alimentação saudável evita problemas cardiovasculares e a obesidade

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

10 dicas para se ter uma boa noite de sono

Que tal conhecer 10 dicas para se ter uma boa noite de sono? Neste texto, mostraremos algumas dicas importantes e bastante simples que poderão ajudá-lo a dormir melhor e a ter um sono reparador, ou seja, um sono que consiga prepará-lo para suas atividades no dia seguinte.

7 de abril – Dia Mundial da Saúde

Você sabe em qual dia é comemorado o Dia Mundial da Saúde e por que essa data é tão importante? Clique aqui e saiba mais sobre essa data criada pela OMS!

Brócolis

Embora o brócolis seja um alimento muito nutritivo, deve-se ter alguns cuidados em seu consumo. Leia nosso texto e saiba mais sobre esses cuidados e esse alimento.

Cacau

Conheça um pouco mais sobre o cacau, o fruto utilizado na fabricação do chocolate. Veja aqui seus benefícios e usos.

Carnes processadas e os riscos à saúde

Conheça os riscos das carnes processadas à saúde e saiba por que é melhor evitar o consumo desses alimentos.

De onde vem a energia dos alimentos?

Saiba de onde vem a energia dos alimentos e como o processo de fotossíntese é extremamente importante para a manutenção de toda a vida na Terra.

Desnutrição

Entenda o que é desnutrição, um problema de saúde que acomete principalmente pessoas de baixa renda e leva várias crianças à morte todos os anos.

Glicose

Aprenda mais a respeito da glicose, uma molécula extremamente importante para a produção de energia na célula. Neste texto, falaremos sobre o que é glicose, suas funções, o transporte de glicose na célula e o processo de glicólise. Além disso, abordaremos importantes temas como hiperglicemia, hipoglicemia e diabetes.

Glúten - composição e fontes na alimentação

Leia este texto e descubra a composição química do glúten, suas fontes na alimentação, suas principais propriedades e se ele faz mal à saúde.

Pirâmide alimentar

Entenda o que é a pirâmide alimentar e que informações podemos encontrar nesse importante instrumento de orientação nutricional.