<

7 de abril – Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente em 7 de abril e tem por finalidade alertar a população sobre alguns dos problemas de saúde mais relevantes da atualidade. Essa data foi escolhida para coincidir com o dia da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 7 de abril de 1948, e representa um marco internacional a respeito da saúde, uma vez que nos faz refletir sobre as prioridades da saúde em todo o mundo, sendo celebrada desde 1950.

Leia também: Saúde e bem-estar: o que esses conceitos representam na prática?

Mas, afinal, o que é saúde?

Para muitos, saúde é a ausência de doenças. Isso quer dizer que, se você não apresenta nenhuma enfermidade, é um indivíduo saudável. A Organização Mundial da Saúde, no entanto, considera saúde um estado mais amplo, ou seja, saúde é:

“um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

A saúde não é apenas a ausência de doenças. Devemos estar bem por completo, em todos os âmbitos da nossa vida.
A saúde não é apenas a ausência de doenças. Devemos estar bem por completo, em todos os âmbitos da nossa vida.

Percebe-se, portanto, que saúde é um conceito complexo, não bastando apenas não estar doente. Para estar saudável, é necessário ter qualidade de vida, isto é, condições apropriadas de alimentação, educação, habitação e acesso à saúde, além de estar bem consigo mesmo em todos os campos da vida. Como a saúde é um estado difícil de ser atingido, muitos autores consideram esse conceito irreal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que se pretende com o Dia Mundial da Saúde?

A cada ano, um tema de grande relevância na área da saúde é abordado e discutido ao redor do mundo na comemoração do Dia Mundial da Saúde. As campanhas são criadas com o objetivo não só de informar a população, mas também orientar governantes e estimular a criação de políticas mais eficientes para a saúde.

Diversos temas já foram trabalhados no Dia Mundial da Saúde, como os seguintes:

  • 2010: Urbanização e saúde;
  • 2011: Resistência aos antimicrobianos;
  • 2012: Envelhecimento saudável e saúde das pessoas idosas;
  • 2013: Hipertensão;
  • 2014: Doenças transmitidas por vetores;
  • 2015: Segurança alimentar;
  • 2016: Diabetes;
  • 2017: Depressão: vamos conversar;
  • 2018: Saúde universal: para todos, em todos os lugares;
  • 2019: Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares;
  • 2020: Apoiar enfermeiros e parteiras.

O tema de 2021 é “Construindo um mundo mais justo e saudável”. O tema é extremamente relevante, principalmente devido ao momento em que o planeta se encontra. A pandemia de covid-19 expôs de maneira escancarada toda a desigualdade existente em nosso planeta. Enquanto algumas pessoas tinham total acesso a serviços de saúde de qualidade, outras não tinham nem mesmo água limpa para garantir a realização da lavagem das mãos, uma das medidas de prevenção contra a doença.

Como sabemos, uma grande parcela da população não tem acesso à educação de qualidade, habitação, oportunidade de emprego, alimentação adequada e à água e ar limpos. A Organização Mundial da Saúde salienta que “isso leva a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura e prejudica nossas sociedades e economias”.

Diante disso, essa organização salienta que é necessário que os líderes mundiais trabalhem para garantir melhores condições de vida e trabalho, pois isso impacta também na saúde das pessoas. Além disso, é importante investir para que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade e que as desigualdades sejam monitoradas.

Leia também: Direitos Humanos — categoria de direitos básicos e inalienáveis de qualquer ser humano

A saúde é um direito de todos

A saúde é um direito de todos os cidadãos e é garantida pela Constituição Federal do Brasil de 1988. De acordo com o Art. 196 da Constituição:

“a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Assim sendo, o Estado tem o dever de diminuir ao máximo os riscos à saúde de sua população. Para isso, devem ser feitas melhorias em diversas áreas, tais como educação, meio ambiente e na própria saúde, com investimentos em hospitais e medicamentos, por exemplo. A celebração do Dia Mundial da Saúde é uma forma de ajudar nas melhorias relacionadas com a saúde, uma vez que traz informação de qualidade para toda a população.

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável

O que posso fazer para ter uma vida mais saudável?

A prática de atividades físicas apresenta uma série de vantagens, como aumentar a sensação de bem-estar, diminuir o estresse, reduzir dores e prevenir doenças crônicas.
A prática de atividades físicas apresenta uma série de vantagens, como aumentar a sensação de bem-estar, diminuir o estresse, reduzir dores e prevenir doenças crônicas.

Como vimos no início do texto, saúde vai além da ausência de doenças, portanto devemos cuidar de todos os aspectos da nossa vida, incluindo o mental e o social, para que tenhamos uma vida mais saudável. Para isso, podemos adotar algumas medidas bastante simples.

  • Alimentar-se bem, reduzindo o consumo de sal, açúcares, gordura e alimentos processados.
  • Praticar atividades físicas.
  • Hidratar-se bem.
  • Dormir bem.
  • Evitar situações que causam estresse no dia a dia.
  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
  • Não fumar.
  • Cuidar da higiene.
  • Controlar a vida financeira.
  • Adicionar à rotina atividades que dão prazer.
  • Separar um momento para aproveitar família e amigos.
  • Cultivar boas amizades e manter boa relação com os colegas de trabalho.
  • Sempre que possível, ajudar o próximo.
  • Cultivar pensamentos positivos.
Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação

Aproveite o Dia Nacional da Vacinação para aprender um pouco mais sobre as vacinas e sua importância.

1º de Maio – Dia do Trabalho

Saiba como o dia 1º de maio tornou-se a data de comemoração referente ao Dia do Trabalho em vários países.

26 de junho – Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura

Leia este texto para saber mais informações sobre o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura. Veja como se deu sua criação e quais são seus objetivos.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Saiba mais sobre a Anvisa, uma autarquia que atua em todo o país no controle da produção e distribuição de vários produtos.

Colesterol e a saúde

Saiba mais sobre o colesterol e descubra os perigos do excesso desse lipídio em nosso corpo.

Como envelhecer com saúde?

O envelhecimento é um processo natural da vida. Veja aqui algumas dicas de como envelhecer com saúde!

Dicas para uma alimentação saudável

Veja algumas dicas para uma alimentação saudável e melhore sua qualidade de vida.

Importância do ferro para a saúde

Descubra a importância do ferro para a saúde e a quantidade que uma pessoa deve ingerir diariamente para que seu organismo funcione de forma adequada.

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Conheça um pouco mais a respeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma agência das Nações Unidas voltada para a saúde dos povos.

Por que realizar atividades físicas?

Você já se perguntou por que devemos realizar atividades físicas? Clique aqui e conheça os motivos e também as recomendações!