Tipos de Indústrias

Indústria de bens de consumo.
Indústria de bens de consumo.

Essencialmente, indústria significa atividades humanas que realizam a transformação de matéria-prima em algum produto que pode ou não ser comercializado.

Porém, a indústria moderna realiza a transformação de matéria-prima, com a utilização de mão-de-obra, máquinas e energia; em bens de consumo. Apesar dessa característica, as indústrias são classificadas de forma distinta.

Indústria de bens de produção

Nesse tipo de indústria a atividade desenvolvida transforma a matéria-prima que foi retirada da natureza de forma bruta, além de fornecer máquinas, equipamentos e outros instrumentos a diferentes tipos de indústrias, como aquelas do ramo da siderúrgica, mineração, química entre outras.

Enquadram ainda nessa classificação aquelas que têm como objetivo produzir materiais destinados à infra-estrutura, oferecendo suprimentos para o transporte, energia, saneamento e habitação.

As indústrias de bens de produção são conhecidas também por indústria de base (fornece condições para a proliferação de outras indústrias) e indústria pesada (transforma grandes quantidades de matéria-prima).

Indústria de bens de consumo

As indústrias de bens de consumo atuam em atividades que visam abastecer o mercado que atende o consumidor final. As mercadorias concebidas nesse tipo de indústria são oriundas das indústrias de bens de produção e também da agricultura. Essas são localizadas próximo aos centros urbanos a fim de proporcionar maior acesso aos consumidores.

As indústrias de bens de consumo são classificadas de acordo as mercadorias que produzem, assim, se diferem em:

• Indústrias de bens duráveis: atuam na produção de mercadorias de grande vida útil, nessa categoria está a indústria de automobilística e eletroeletrônica.
• Indústria de bens não-duráveis: atua na produção de bens de consumo perecíveis, exemplo: a indústria alimentícia, vestuário e todos aqueles que envolvem extinção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Capitalismo

Capitalismo, O que é Capitalismo, Como se desenvolve o Capitalismo, Quando teve início o Capitalismo, Onde surgiu o Capitalismo, Os problemas provocados pelo Capitalismo, As principais características do Capitalismo, Quais países utilizam o Capitalismo.

Economias de Aglomeração

As economias de aglomeração, suas características e seus impactos no espaço geográfico e no mundo do trabalho.

Empresas Globais

As principais características das empresas globais e a lógica de sua produção.

Estrutura Econômica

Estrutura Econômica, setores da economia, definições de PEA, PEI, setor primário, setor secundário e setor terciário.

Fatores locacionais da indústria

Confira quais são os principais fatores locacionais da indústria e entenda um pouco mais sobre o processo de dispersão das empresas pelos territórios.

O processo de industrialização

Confira o conceito e a dinâmica do processo de industrialização, além de suas características e efeitos sobre o espaço geográfico.

Taylorismo

Taylorismo, Frederick Winslow Taylor, sistema de produção, gratificação por produtividade, tayloristas, acumular capital, administração industrial, indústria, produtividade.

Terceira Revolução Industrial

Descubra as principais características e consequências referentes à Terceira Revolução Industrial.

Tipos de Industrialização

Conheça os principais tipos de industrialização conforme uma classificação que obedece a fatores econômicos, históricos e espaciais.

Transnacionais

As transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Clique e confira!