Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que apresentam uma dieta mista, a qual inclui alimentos de origem animal e também de origem vegetal. Seres humanos são onívoros.

Pessoa comendo
O ser humano é uma espécie onívora, pois consome alimentos de origem vegetal e também animal.

Animais onívoros são aqueles que consomem alimentos tanto de origem vegetal quanto de origem animal. Para garantir a eficiência na captação de nutrientes dessa dieta mista, contam com um sistema digestório adaptado.

Vertebrados onívoros, por exemplo, possuem dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares, que possibilitam ao animal morder, rasgar, triturar e amassar seu alimento. Além disso, contam com um trato digestório mais longo em relação a seu tamanho corporal que um carnívoro. São exemplos de animais onívoros os seres humanos, porcos, ratos, avestruzes e baratas.

Saiba mais: Diferença entre autotrófico e heterotrófico

Resumo sobre animais onívoros

  • Animais onívoros ingerem alimentos de origem vegetal e animal.

  • A depender do alimento que está ingerindo, um onívoro poderá ocupar diferentes níveis tróficos em uma cadeia alimentar.

  • Vertebrados onívoros possuem adaptações dentárias, no estômago e no intestino que garantem eficiência na absorção dos nutrientes que precisam para seu desenvolvimento.

  • São exemplos de animais onívoros: porco, barata, lobo-guará, avestruz, corvo e macaco-prego.

O que são animais onívoros?

Animais onívoros são aqueles que possuem uma dieta mista, baseada na ingestão tanto de alimentos de origem vegetal quanto de origem animal. Por se alimentarem de diferentes grupos de seres vivos, os animais onívoros ocupam diferentes posições na cadeia alimentar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O lobo-guará, por exemplo, é de um animal onívoro que, ao se alimentar de frutos, comporta-se como um consumidor primário. Esse mesmo animal, quando se alimenta de um pequeno mamífero, como um rato, a depender do que esse rato comeu, poderá ocupar a posição de consumidor secundário ou terciário.

Lobo-guará se alimentando de coelho
O lobo-guará, assim como outros animais onívoros, pode ocupar diferentes níveis tróficos na cadeia alimentar.

Adaptações do corpo dos animais onívoros

O corpo dos animais onívoros apresenta adaptações que garantem a absorção de nutrientes presentes nos diferentes alimentos que ingerem. As primeiras adaptações podem ser observadas na boca, a qual apresenta estruturas que permitem cortar e triturar alimentos de origem animal e vegetal.

Em animais vertebrados onívoros, é observada a presença dos dentes incisivos, caninos, molares e pré-molares. Os dentes incisivos, localizados na parte frontal da boca, são dentes utilizados para cortar o alimento.

Os caninos, por sua vez, são dentes pontiagudos localizados logo depois dos incisivos. Eles podem ser usados, por exemplo, para cortar pedaços de carne e até mesmo para matar uma presa. Em animais carnívoros, esses dentes são bem desenvolvidos, como podemos observar, por exemplo, no leão e na onça-pintada. Por fim, há os pré-molares, localizados após os caninos, e os molares, localizados no fundo da boca. Esses dentes são usados para triturar o alimento.

Engana-se quem pensa que apenas vertebrados onívoros possuem adaptações em sua boca relacionadas à dieta, pois é possível observá-las também em invertebrados. Os insetos onívoros, por exemplo, possuem peças bucais dos tipos mordedor e mastigador, as quais são fundamentais para sua dieta mista.

Além disso, é possível observar adaptações também em outras partes do sistema digestório dos onívoros, como no estômago e no intestino. Em geral, os vertebrados onívoros, assim como animais herbívoros, apresentam um canal alimentar mais longo em relação a seu tamanho corporal que os carnívoros.

Isso ocorre porque o alimento de origem vegetal, por conter paredes celulares, é mais difícil de ser digerido. Um maior comprimento no sistema digestório garante, portanto, que essa matéria vegetal tenha um tempo maior de permanência no trato digestório e, consequentemente, de digestão e também de absorção.

Veja também: Células vegetais — aquelas que contêm cloroplastos

Exemplos de animais onívoros

Os seres humanos são animais onívoros, uma vez que se alimentam tanto de alimentos de origem animal, como carnes e ovos, quanto de origem vegetal, tais como verduras, frutas e legumes. São desses alimentos que retiramos os nutrientes dos quais precisamos para o nosso desenvolvimento, sendo, portanto, ambos os grupos alimentares fundamentais para a manutenção da nossa saúde.

Algumas pessoas optam por não ingerirem alimentos de origem animal, sendo esse o caso dos vegetarianos, que não comem carne, mas consomem leite, ovos e derivados, e veganos, que não consomem nada de origem animal, incluindo mel.

A mudança no estilo de vida, no entanto, requer acompanhamento com nutricionista, para que todos os nutrientes necessários para o organismo estejam presentes na dieta e deficiências sejam evitadas. Vale salientar que o único nutriente que não está disponível em alimentos vegetais é a vitamina B12. É possível, no entanto, fazer sua suplementação.

Além dos seres humanos, são animais onívoros: avestruz, barata, bagre, corvo, grilo, jabuti, lambari, lobo-guará, macaco-prego, porco, porco-espinho, rato, tartaruga, tilápia e urso.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar é representada por uma série linear de seres vivos na qual a energia flui. Clique e confira suas principais características.

Dentes

Você sabe tudo sobre os dentes? Clique aqui para informar-se sobre a estrutura e a classificação dos diferentes tipos de dentes.

Herbivoria

Compreenda o que é herbivoria e como as plantas conseguem defender-se de ataques de alguns animais.

Lobo-guará

Você já ouviu falar sobre o lobo-guará? Clique aqui e conheça algumas das principais características do maior canídeo da América do Sul.

Níveis tróficos

Descubra o que são os níveis tróficos e as principais diferenças entre organismos produtores, consumidores e decompositores de uma cadeia alimentar.

Porco-espinho

Você já ouviu falar sobre o porco-espinho? Conhece suas principais características? Clique e descubra mais sobre esse curioso animal.

Teia alimentar

As cadeias alimentares representam de forma simplificada relações que ocorrem na natureza. Clique e descubra qual a relação da teia alimentar com a cadeia alimentar.