Poliuretano

Os gomos de muitas bolas de futebol são revestidos com poliuretano altamente durável e leve.

O poliuretano (PU), também denominado por alguns autores como poliuretana, é um polímero de rearranjo muito usado na produção de espumas para colchões, travesseiros, assentos de automóveis, isolantes térmicos de paredes e refrigeradores, isolantes acústicos, na produção de fibras, vedações, preservativos, calçados, carpetes e bolas de futebol.


Produtos feitos de poliuretano.

Esse polímero é o resultado da reação entre o di-isocianato de parafenileno e o etilenoglicol (etilenodiol), mostrada a seguir:


Reação de polimerização do poliuretano.

Conforme pode ser observado na reação citada, esse polímero constitui uma exceção aos polímeros de condensação, pois ele é o único que não libera uma molécula de água ou de outra molécula pequena durante a polimerização.

O poliuretano é bastante versátil na combinação com outras resinas e é útil em trabalho em altas temperaturas. Um exemplo que mostra isso é na produção de espuma, pois ele é misturado ao gás freon, que se desprende durante a reação, provocando sua expansão, seu aumento de volume e liberação de calor.


Poliuretano na forma de espuma.

Além disso, dependendo das condições em que se realiza a reação, essa espuma pode ser mais macia ou mais dura, dependendo da finalidade de sua utilização.

No caso do poliuretano usado como revestimento dos gomos das bolas de futebol modernas, ele se apresenta altamente durável e leve e é colado por meio de uma ligação térmica. Seu uso permite que, ao longo do jogo, a massa, o formato e a medida da bola não mudem.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

O que mais cai de História no Enem?
Frutos e Pseudofrutos
Fogos de artifício e o perigo de explosões
Espelhos esféricos: côncavos
Todas as vídeo aulas

Versão completa