Polimetilmetacrilato (acrílico)

O polimetilmetacrilato, cuja sigla é PMMA, é mais conhecido comercialmente como acrílico, sendo um polímero de adição com transparência cristalina e muita resistência.

O plástico que recobre os faróis dos carros geralmente é o polimetilmetacrilato*

O polimetilmetacrilato (PMMA) é um polímero de adição formado pela união sucessiva de muitas unidades de moléculas de metacrilato de metila, conforme mostrado abaixo:

Nessa reação, obtém-se uma massa pastosa que é então derramada sobre um molde onde a polimerização irá terminar. O resultado é um plástico transparente e cristalino, semelhante ao aspecto do vidro, porém com algumas vantagens sobre ele, tais como maior leveza (densidade aproximada de 1,18g/cm3), maior resistência ao impacto, além de os acrílicos também poderem ser serrados, o que não pode ocorrer com o vidro.

O PMMA é mais conhecido por acrílico ou plexiglass (ou ainda por lercite) e sua massa molar média varia entre 500 000 g/mol e 1 000 000 g/mol.

O acrílico é um dos polímeros plásticos mais modernos e com maior qualidade do mercado, pois apresenta alta resistência a agentes atmosféricos, à radiação UV (proteção natural de 98%), ao ataque de produtos químicos, à tensão, ao impacto e ao risco.

Ele é amplamente utilizado em lentes de contato, painéis transparentes, como os usados para pendurar cestas de basquete, bem como outros painéis decorativos e estruturais, para recobrir os faróis dos carros, em sistemas de vidros de automóveis, pisos iluminados translúcidos, globos para lâmpadas, óculos e anúncios luminosos (letreiros).

Esse polímero pode ser reciclado, sendo que nos produtos feitos de acrílico aparece o símbolo de material plástico reciclável com o número 7 no centro.

* Crédito editorial da imagem: AlexussK/ Shutterstock.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Porcentagem
Fontes históricas
Modelo atômico de Bohr
Força de atrito
Todas as vídeo aulas

Versão completa