Variáveis de estado dos gases

Ao estudarmos o comportamento dos gases, algumas variáveis devem ser consideradas. As variáveis de estado de um gás são: volume, pressão e temperatura.

Vejamos cada uma delas:

• Volume dos gases (V):

Em qualquer situação, o volume do gás é igual ao volume do recipiente que o contém.

O gás assumiu a forma e o volume do recipiente que o contém

No Sistema Internacional (SI), a unidade do volume é o metro cúbico (m3). Mas outras unidades são muito utilizadas usualmente, como o litro (L), mililitros (mL), centímetros cúbicos (cm3), densímetros cúbicos (dm3), entre outros. Algumas relações entre essas unidades são dadas abaixo:

• Pressão dos gases (P):

Matematicamente, podemos calcular essa pressão pela equação: P = F/S. Ou seja, é o mesmo que distribuir a força em cada unidade de área.

Essa pressão é resultado das colisões existentes entre as moléculas do gás e as paredes do recipiente que as contém. Assim, quanto maior a quantidade de partículas por área, maior será a pressão exercida.

Quando há o aumento de pressão, o volume diminui. Com isso, há uma maior quantidade de partículas do gás por unidade de área

Os gases atmosféricos causam uma pressão sobre a superfície terrestre, que é denominada pressão atmosférica.

A pressão atmosférica foi medida pela primeira vez em 1643, pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli (1608-1647). Ele fez isto a partir do tubo de Torricelli (barômetro de mercúrio), que funcionou da seguinte maneira: em um recipiente contendo mercúrio (Hg), Torricelli virou um tubo de vidro contendo também mercúrio. Ele percebeu que, ao nível do mar, o líquido não escoava completamente e que havia um espaço vazio no interior da coluna (vácuo). A altura que o mercúrio descia era de 760 mm. Esta era proporcional à pressão exercida pelo ar. Desse modo, o valor universal para a pressão atmosférica é de 760mm Hg.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Experimento de Torricelli com barômetro de mercúrio, que permitiu descobrir o valor da pressão atmosférica

A unidade no SI é o Pascal (Pa = N/m2), no entanto, de maneira usual, o bar também é  aceito. Outras unidades, como o atm e o torr, não são recomendadas. Veja a relação dessas unidades:

Um fator importante é que à medida que a altitude aumenta, a pressão diminui, por isso esses valores citados são dados para o nível do mar.

• Temperatura dos gases (P):

A temperatura mede o grau de agitação das partículas (átomos ou moléculas) do gás. Quanto maior o grau de agitação dessas partículas, maior será sua temperatura e a sua pressão.

Normalmente, os valores da temperatura são dados por um termômetro, cuja graduação termométrica ou escala termométrica no SI é o Kelvin (K), que é chamada de escala absoluta. Outras unidades usuais são a escala Celsius (°C) e a escala Fahrenheit (°F).

0°C equivale a 273 K, e 373K corresponde a 100°C. Isto significa que para se converter o grau Celsius em Kelvin, basta somar 273: TK = T°C + 273.

No estado gasoso, as pincipais variáveis que devem ser consideras são: o volume, a pressão e a temperatura

No estado gasoso, as pincipais variáveis que devem ser consideras são: o volume, a pressão e a temperatura

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Densidade Absoluta dos Gases

Veja como é possível determinar a densidade absoluta dos gases e sua relação com a temperatura e a massa molar deles.

Densidade Relativa dos Gases

A densidade relativa de um gás nos ajuda a entender por que algumas bexigas ou balões têm a tendência de subir e já outras tendem a descer. Confira!

Difusão e Efusão dos Gases

Veja como ocorre a difusão e a efusão dos gases, ou seja, a propriedade de dois ou mais gases se misturarem espontaneamente e a passagem de um gás através de pequenos poros.

Equação Geral dos Gases

Entenda como podemos reunir as três leis físicas dos gases e chegar à fórmula matemática da equação geral dos gases.

Equação de Estado dos Gases Perfeitos (Equação de Clapeyron)

Veja a dedução para se chegar à equação de estado dos gases perfeitos ou equação de Clapeyron e o valor da constante universal dos gases.

Gases respirados em mergulhos profundos

Descubra qual é o gás que deve ser usado em mergulhos profundos e os perigos de se respirar, em grandes profundidades, o mesmo ar da superfície.

Lei de Avogadro

A Lei de Avogadro, também denominada Hipótese de Avogadro, relaciona o volume molar dos gases. Veja como isso pode ser descrito e qual sua aplicação.

Pressão Parcial em Misturas Gasosas

Para calcular a pressão total em misturas gasosas, conheça a Lei de Dalton para a pressão parcial de cada gás na mistura.

Temperatura dos gases

Entenda como a temperatura funciona como uma variável de estado dos gases, como ela é medida, quais são as suas unidades e a conversão entre elas.

Teoria Cinética dos Gases ou Teoria do Gás Ideal

As principais características físicas dos gases são definidas pela teoria cinética dos gases ou teoria do gás ideal.

Transformação Isobárica

Na transformação isobárica, que ocorre à pressão constante, as variações de volume estão relacionadas às variações de temperatura.

Transformação Isotérmica e Lei de Boyle-Mariotte

Na transformação isotérmica, que ocorre à temperatura constante, as variações de volume estão relacionadas às variações da pressão.

Transformação isocórica

Descubra do que se trata a transformação isocórica dos gases, também conhecida como isométrica ou isovolumétrica, e qual a sua relação com a segunda Lei de Charles e Gay-Lussac.

Transformações Gasosas

As três transformações gasosas são: isotérmica (Lei de Boyle), isobárica (Lei de Gay-Lussac) e isocórica ou isovolumétrica (Lei de Charles).

Volume Parcial

Veja o conceito de volume parcial de um gás, como ele é obtido, as fórmulas relacionadas e como encontrar o volume total de uma mistura gasosa.

Volume dos gases

Detalhes a respeito do volume dos gases, uma de suas variáveis de estado.

Volume molar

Conheça a definição de volume molar, um conceito muito aplicado no estudo dos gases e na resolução de cálculos estequiométricos.