Lei de Avogadro

A Lei de Avogadro, também denominada Hipótese de Avogadro, pode ser enunciada da seguinte maneira:

“Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, apresentam a mesma quantidade de matéria em mol ou moléculas.”

Mas, como se chegou a essa conclusão? E que volume seria esse?

Bom, conforme foi comprovado pelo cientista Jean Perin, tendo como embasamento os esttudos de Avogadro, determinou, 1 mol de qualquer gás contém 6,02 . 1023 moléculas (Constante de Avogadro ou número de Avogadro). Assim, se 1 mol de qualquer gás contém a mesma quantidade de moléculas, o volume ocupado também será o mesmo, desde que esteja nas mesmas condições de temperatura e pressão.

Quando Avogadro realizou experimentos para determinar quantitativamente esse volume, ele os realizou nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a temperatura é de 273k e a pressão é de 1 atm. Assim, ele determinou que o volume molar, ou seja, o volume ocupado por um mol de qualquer gás, na CNTP é igual a 22,4L.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso significa que, por exemplo, na CNTP, 1 mol de gás hidrogênio ocupa 22,4L e o gás cloro também, mesmo que a massa do gás hidrogênio seja muito menor, pois é de 2 g (H2), enquanto que a massa do gás cloro é de 71g (Cl2).

Apesar das massas serem diferentes, o gás hidrogênio e o cloro ocupam o mesmo volume molar

Esse valor (22,4 L) é muito importante, principalmente em cálculos estequiométricos em que precisamos fazer relações com o volume. Além disso, nas Condições Ambientais de Temperatura e Pressão (CATP), o volume molar passa a ser 25 L

Mas, ainda surge outra pergunta: como pode caber, em um mesmo volume, o mesmo número de moléculas, sendo que existem gases com moléculas maiores e outras menores?

Isso é explicado porque, no estado gasoso, as moléculas estão a uma distância tão grande umas das outras que o tamanho delas é desprezível.

Amedeo Avogadro foi o criador da lei que leva seu nome, sobre o volume molar dos gases

Amedeo Avogadro foi o criador da lei que leva seu nome, sobre o volume molar dos gases

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Equação Geral dos Gases

Entenda como podemos reunir as três leis físicas dos gases e chegar à fórmula matemática da equação geral dos gases.

Volume Parcial

Veja o conceito de volume parcial de um gás, como ele é obtido, as fórmulas relacionadas e como encontrar o volume total de uma mistura gasosa.

Pressão Parcial em Misturas Gasosas

Para calcular a pressão total em misturas gasosas, conheça a Lei de Dalton para a pressão parcial de cada gás na mistura.

Equação de Estado dos Gases Perfeitos (Equação de Clapeyron)

Veja a dedução para se chegar à equação de estado dos gases perfeitos ou equação de Clapeyron e o valor da constante universal dos gases.

Densidade Absoluta dos Gases

Veja como é possível determinar a densidade absoluta dos gases e sua relação com a temperatura e a massa molar deles.

Densidade Relativa dos Gases

A densidade relativa de um gás nos ajuda a entender por que algumas bexigas ou balões têm a tendência de subir e já outras tendem a descer. Confira!

Difusão e Efusão dos Gases

Veja como ocorre a difusão e a efusão dos gases, ou seja, a propriedade de dois ou mais gases se misturarem espontaneamente e a passagem de um gás através de pequenos poros.

Cálculos Estequiométricos

Saiba quais são as regras fundamentais para resolver corretamente os cálculos estequiométricos.

Massa molar e número de mol

Entenda o que são a massa molar e o número de mol e aprenda a realizar cálculos estequiométricos envolvendo essas grandezas.

Mol e constante de Avogadro: qual a relação?

Descubra a relação entre o mol, a constante de Avogadro e a massa atômica dos átomos e outras espécies químicas como moléculas e íons.

Lei Volumétrica de Gay-Lussac

Conheça a Lei Volumétrica de Gay-Lussac que é muito usada no estudo dos gases e em cálculos estequiométricos.

Cálculos estequiométricos envolvendo a massa

Aprenda a resolver exercícios envolvendo cálculos estequiométricos em que os dados e a pergunta são expressos em massa.

Cálculos estequiométricos envolvendo volume

Aprenda a resolver os cálculos estequiométricos quando os dados e a pergunta são expressos em termos de volume.

Cálculos estequiométricos envolvendo número de partículas

Veja como relacionar o número de partículas com o número de mol e a massa das substâncias para resolver os cálculos estequiométricos.

Volume molar

Conheça a definição de volume molar, um conceito muito aplicado no estudo dos gases e na resolução de cálculos estequiométricos.

Transformação Isobárica

Na transformação isobárica, que ocorre à pressão constante, as variações de volume estão relacionadas às variações de temperatura.

Transformações Gasosas

As três transformações gasosas são: isotérmica (Lei de Boyle), isobárica (Lei de Gay-Lussac) e isocórica ou isovolumétrica (Lei de Charles).

Transformação Isotérmica e Lei de Boyle-Mariotte

Na transformação isotérmica, que ocorre à temperatura constante, as variações de volume estão relacionadas às variações da pressão.

Variáveis de estado dos gases

No estudo dos gases, deve-se levar em consideração as seguinte variáveis de estado dos gases: volume, pressão e temperatura.